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Literaturas Orais e Marginais II

Código: EPL034     Sigla: LOM2

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 9 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular permite aos alunos conhecerem e estudarem diversas formas de literaturas orais e marginais. Pretende sensibilizar para diferentes formas de "marginalidade": da literatura popular tradicional às estratégias das vanguardas.

Resultados de aprendizagem e competências


Estudo de algumas formas de literaturas orais e marginais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A literatura religiosa popular

1.1. A oração religiosa popular: imaginário, funções, performatividade.

1.2. O Livro de São Cipriano.

2. Vanguarda.

2.1. A poesia experimental portuguesa.

2.2. A literatura cibernética.

2.3. Os graffiti.

Bibliografia Obrigatória

CIPRIANO, S.; O Grande e Verdadeiro Livro de S. Cipriano ou Tesouro do Feiticeiro, Edições Pirâmide, s/d
CORTESÃO, Jaime, org.; O que o Povo Canta em Portugal. Trovas, romances, orações e selecção musical, Livros de Portugal, 1942
JUNQUEIRO, Guerra, org.; Orações de Ligares. Recolhidas por Guerra Junqueiro, Campo das Letras, 2001
BARBOSA, Pedro; A Literatura Cibernética 1. Autopoemas gerados por computador, Árvore, 1977
HATHERLY, Ana; Um Calculador de Improbabilidades, Quimera Editores, 2001
SOUSA, Carlos Mendes de, e RIBEIRO, Eunice (org.); Antologia da Poesia Experimental Portuguesa. Anos 60 – Anos 80, Angelus Novus, 2004
CASTRO, E. M. de Melo e, e HATHERLY, Ana, org.; Po.Ex. Textos teóricos e documentos da poesia experimental portuguesa, Moraes Editores, 1981
Jerusa Pires Ferreira; O Livro de S. Cipriano. Uma legenda de massas, Perspectiva, 1992

Bibliografia Complementar

AA.VV.; Enciclopédia Einaudi, vol. 12, Mythos / Logos. Sagrado / Profano, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987
AA.VV.; As Grandes Religiões do Mundo, Presença, 1997
AA.VV.; Piedade Popular. Sociabilidades - representações - espiritualidades, Terramar, 1999
GRAÇA, Natália Maria Lopes Nunes da ; Formas do Sagrado e do Profano na Tradição Popular. Literatura de transmissão oral em Margem (Concelho de Gavião), Colibri, 2000
ARAÚJO, Benedita; Superstições Populares Portuguesas, Colibri, 1997
FERREIRA, Jerusa Pires; O Livro de São Cipriano: Uma Legenda de Massas, Perspectiva, 1992
GUIMARÃES, Ana Paula; Nós de Vozes. Acerca da tradição popular portuguesa, Colibri, 2000
MARTINHO, S. ; Instrução Pastoral sobre Superstições Populares, Cosmos, 1997
NOGUEIRA, Carlos; “A oração portuguesa de tradição oral” in Culturas Populares, 4, www.culturaspopulares.org/textos4/articulos/nogueira1.pdf, 2007
SANTO, Moisés Espírito; A Religião Popular Portuguesa, Assírio & Alvim, 1990
SANTO, Moisés Espírito; Fontes Remotas da Cultura Portuguesa, Assírio & Alvim, 1989
SANTO, Moisés Espírito; Cinco Mil Anos de Cultura a Oeste. Etno-história da religião popular numa região da Estremadura, Assírio & Alvim, 2004
BARBOSA, Pedro; A Ciberliteratura. Criação literária e computador, Cosmos, 1996
MOLES, Abraham; Arte e Computador, Afrontamento, 1990
AA.VV.; Movimientos Juveniles en la Península Ibérica. Graffitis, grifotas, okupas, Ariel, s/d
AA.VV.; Traços e Riscos de Vida. Uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis, Âmbar, 1999

Observações Bibliográficas

As restantes indicações bibliográficas serão indicadas nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino utilizados compreendem aulas expositivas e aulas práticas de análise e comentário orientados de elementos da bibliografia primária e secundária. Os alunos dispõem de vários tipos de material de trabalho: bibliografias, geral e específica, seleções de material destinado a proporcionar um estudo mais dirigido bem como debate nas aulas práticas.

Os estudantes dispõem de orientação tutorial.

A avaliação compreende um trabalho escrito (30%) e um exame final (70%).

Palavras Chave

Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame – 70%; trabalho escrito – 30%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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