Código: | EPL031 | Sigla: | LPSMOD |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Estudos Portugueses |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 0 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - | |
2 | |||||||
EPL | 23 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 6 | - | |
LLC | 13 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | - | |
3 |
Estudo da Literatura Portuguesa dentro dos parâmetros cronológicos propostos no quadro curricular desta licenciatura, seguindo o seu movimento evolutivo – do Fim-do-Século ao Modernismo – e destacando alguns momentos fulcrais, com base no conceito de geração, na ação polarizadora das revistas literárias e no protagonismo de alguns dos seus colaboradores.
Os estudantes tornam-se capazes de compreender a evolução dos movimentos literários simbolistas e modernistas, tanto na perspetiva da experimentação formal como nas diferentes cosmovisões assumidas.
1. O fim-do-século e as novas tendências literárias
1.1. Simbolismo e decadentismo: de Eugénio de Castro a Camilo Pessanha
1.2. Do Saudosismo de Teixeira de Pascoaes à eclosão do Modernismo
2. Modernismo
2.1. Orpheu: tradição e rutura.
2.2. A vanguarda: o futurismo de Orpheu a Portugal Futurista.
3. Poéticas pessoais.
3.1. Fernando Pessoa e a heteronímia.
3.2. Mário de Sá-Carneiro, A Confissão de Lúcio.
3.3. Almada Negreiros, Nome de Guerra.
4. O legado do modernismo.
Exposição teórica dos conteúdos programáticos e análise de texto
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas de avaliação