História do Teatro Português - de Gil Vicente ao Teatro de Setecentos
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OFICIAL |
Literatura de Língua Portuguesa |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta u.c. tem como objetivo o estudo e compreensão da história do teatro em Portugal, desde a sua emergência até aos elementos específicos do teatro Setecentista. Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os momentos mais significativos da História do Teatro Português; que compreenda e integre as etapas determinantes desta história nos vários contextos (sociais, históricos, estéticos, políticos) em que emergem; que adquira competências para entender algumas obras representativas deste percurso, no seu diálogo com os códigos, os textos e os contextos. Procura-se que o aluno desenvolva um conhecimento sólido e fundamentado das diversas etapas desta história, sedimentado em autores, obras, teorização e testemunhos dos modos de ser desta multifacetada realidade, capaz de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, o aluno deve ter adquirido competências capazes de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 – Na senda de uma cultura do teatro em Portugal. 1.1 – Teatro litúrgico 1.2 – Os momos 1.3 – O Cancioneiro Geral 2 – Gil Vicente: o “pai” do teatro português? 2.1 - Um teatro de corte. Contextos das representações vicentinas. 2.2 – Géneros vicentinos: evolução e influência 2.1 – Uma escola vicentina? 3 – O teatro português: tradição autóctone e influência humanista 3.1 – Outros contextos teatrais nos séc. XVI e XVII. Elementos para uma sociologia do teatro. 3.2 – O teatro dos colégios jesuítas 3.3 – A comédia espanhola 3.2 – Do teatro pação aos pátios de comédias. 4 – Caminhos do teatro Setecentista 4.1 – Teatro ou teatros? 4.2 – A comédia espanhola, o teatro de fantoches, a ópera italiana … 4.3 – O teatro e o contexto Arcádico 4.4 – Metamorfoses no espaço teatral. Reflexões.
Bibliografia Obrigatória
REBELO, Luís Francisco ; Breve História do Teatro Português, Europa-América, 2000
CÂMARA, Maria Alexandra T. Gago da e ANASTÁCIO, Vanda; O teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, Museu Nacional do Teatro, 2005
SANTOS, Zulmira; Teatro Português em Marrocos. O cancioneiro de D. Maria Henriques, CIUHE
BRAGA, Teófilo; História da Literatura Portuguesa. Os Árcades, vol. IV, INCM, 2005
RODRIGUES, Maria Idalina Resina; Estudos Ibéricos. Da cultura à literatura. Sécs. XIII a XVII, ICALP, 1987
CAMÕES, Luís de ; Teatro Completo. Prefácio, notas e fixação de texto de Vanda Anastácio, Edições Caixotim, 2005
MARAVALL, José Antonio; Teatro y Literatura en la Sociedad Barroca, Editorial Crítica, 1990
ROIG, Adrien; O teatro clássico em Portugal no séc. XVI, ICALP, 1983
SLETSJVE, Leif; O elemento cénico em Gil Vicente, Casa Portuguesa, 1965
CRUZ, Duarte Ivo; Introdução à História do Teatro Português, Guimarães Editores
BERTHOLD, Margot; História Mundial do Teatro, Ed. Perspectiva, 2000
CASTRO, Aníbal Pinto de; "Breves reflexões sobre o teatro em Portugal nos sécs. XVII a XVIII", separata do Catálogo da Colecção de Miscelâneas da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Imprensa da Universidade, 1974
VEINSTEIN, André; La mise en scène théâtrale et sa condition esthétique, Flammarion, 1968
MIRANDA, José da Costa; Estudos Luso-Italianos. poesia épico-cavaleiresca e teatro setecentista, ICALP, 1990
BARATA, José de Oliveira; História do Teatro em Portugal (Séc. XVIII - António José da Silva), Difel, 1998
SANTOS, Zulmira; Teatro Português em Marrocos. O cancioneiro de D. Maria Henriques, Porto, Via Spiritus
DIAS, José Sebastião da Silva; Pombalismo e Projecto Político, CHCUNL, 1984
SAMPAIO, Albino Forjaz de; Teatro nde cordel: subsídios para a história do teatro português
REBELLO, Luís Francisco ; O primitivo teatro português, ICALP, 1984
MALATO, Maria Luísa; Uma perspectiva do Neoclassicismo português. Manuel de Figueiredo, Imprensa Nacional, 1995
BARATA, José de Oliveira - ; Estética teatral - antologia de textos, Morais Editores, 1980
VASCONCELOS, Carolina Michaëlis de; Autos portugueses de Gil Vicente y de la escuela vicentina, Centro de Estudios Históricos, 1922
SARAIVA, António José; Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval, Europa-América, 1942
CARREIRA, Laureano; O teatro e a censura em Portugal na segunda metade do séc. XVIII, INCM, 1988
AA. VV.; Gil Vicente 500 anos depois. Actas do Congresso Internacional realizado pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2003
Picchio, Luciana Stegagno; Storia del Teatro Portoghese, Edizioni dell'Ateneo, 1964
MARQUES, José Joaquim ; Cronologia da Ópera em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1947
ALMEIDA, Maria João; O teatro de Goldoni no Portugal de Setecentos, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2007
REYES PEÑA, Mercedes de los y BOLAÑOS DONOSO, PIedad ; "La presencia del teatro barroco español en Lisboa, a traves del estudio del Patio de las Arcas!, in O Barroco e o mundo Ibero Atlântico. Terceiras Jornadas de História Ibero-Americana , Lisboa, Colibri, 1998
RODRIGUES, Maria Idalina Resina; De Gil Vicente a "Um auto de Gil Vicente", Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2006
BERNARDES, José Augusto Cardoso; Revisões de Gil Vicente, Coimbra, Angelus Novus, 2003
Edição de José Camões e Helena Reis Silva. Posfácio de José Augusto Cardoso Bernardes.; Gil Vicente. Breve Sumário da História de Deus. Com pinturas de Ilda David no Teatro Nacional de S. João, Assírio & Alvim, 2009
MORUJÃO, Isabel; "Meu espelho, eu não te tolho" : Possibilidades para o corpo em cena n’O Fidalgo Aprendiz de D. Francisco Manuel de Melo. In Figurinus: o corpo em cena., Porto: ILCML, 2014
Bibliografia Complementar
VICENTE, Gil; Copilaçam de tôdalas obras de Gil Vicente. Introdução e normalização do texto de Maria Leonor Carvalhão Buescu, INCM, 1983
Autos e Comédias Portuguesas por António Prestes, Luís de camões e outros autores portugueses, Lisboa, Lysia - Editores e Livreiros, 1973
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica de conteúdos programáticos, análise de textos, debates, acompanhamento pessoalizado, com vista ao desenvolvimento da capacidade de investigação e de escrita do aluno.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% de aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 25%; exame - 70%; participação ativa nas aulas - 5%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.