Cultura Portuguesa do Barroco e das Luzes
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais - Portugueses |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular pretende facultar aos estudantes um quadro informativo e cultural complexo sobre os séculos XVII e XVIII portugueses, considerando, por um lado, o seu enquadramento europeu e, por outro, as especificidades das ideias e modos de pensar, das expressões literárias e do viver social da época. Deste modo, os estudantes poderão desenvolver conhecimentos e perspetivas críticas sobre os conceitos e as caraterísticas dos períodos Barroco e das Luzes a partir de um conjunto de textos que representam aspetos e temas importantas destes períodos. Ao mesmo tempo, disporão de elementos que lhe permitam compreender a sua influência sobre o desenvolvimento cultural daquelas épocas e das posteriores.
Os estudantes comprenderão que a relação entre "textos e contextos" é particularmente relevante para a compreensão das continuidades e mudanças entre o "Portugal restaurado" e o "Portugal do Iluminismo".
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes deverão ficar capazes de, em termos documentais e literários, identificar e distinguir claramente aspetos marcantes da cultura portuguesa do Barroco e das "Luzes", percebendo, nomeadamente, a relação dos textos com os seus contextos - não só literários, mas também sociais, políticos, económicos e culturais - e como a cultura escrita e, em particular, a literatura (no seu mais amplo sentido) são veículos e criações fundamentais das evoluções históricas.
Com a análise das continuidades e descontinuidades constitutivas do extenso tempo da nossa história cultural colectiva que vai do período anterior ao «Portugal Restaurado» até ao Portugal das «Luzes» pombalinas, os estudantes poderão desenvolver competências relevantes para a compreensão dos tempos de mudança e dos signficiados das relações entre os contextos sociais, económicos, políticos, religiosos a que a literatura e outras artes muito devem.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Barroco e
Luzes: os conceitos e sua relação com os contextos histórico-culturais dos séculos XVII e XVIII.
2. O século XVII, entre o político, o religioso e o literário: União Ibérica e Restauração, Contrarreforma e Conceptismo.
2.1. A valorização da biografia exemplar no século XVII: a reescrita, por Fr. Luís de Sousa, da
Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
2.2. Temas morais e vida familiar nobiliárquica no século XVII: o exemplo da
Carta de Guia de Casados de D. Francisco Manuel de Melo
3. As
Luzes, a consciência das mudanças e a valorização da História no século XVIII
3.1. Continuidades e ruturas (séculos XVII-XVIII)
3.2. Significados culturais da criação da Academia da História no século XVIII
3.3. O conceito de “Felicidade” no século XVIII
3.4. A valorização da educação para o sucesso da mudança: dos
Apontamentos para a educação de um menino nobre (1734) de Martinho de Mendonça de Pina e Proença às
Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760) de A.N. Ribeiro Sanches.
Bibliografia Obrigatória
Sousa, Luís de, Frei;
A^vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires (Introd. Aníbal Pinto de Castro, Lisboa: INCM, 1984)
Melo, Francisco Manuel de, 1608-1666;
Carta de guia de casados. ISBN: 972-610-664-8 (Ed. Mª de Lurdes C. Fernandes. Porto: Campo das Letras, 2003)
PROENÇA, Martinho de M. de Pina e; Apontamentos para a Educação de um menino nobre (on-line), Lisboa, 1734
Sanches, Ribeiro, 1699-1783;
Cartas sôbre a educação da mocidade ((pref. Maximiano Lemos) Coimbra: Imprensa da Universidade, 1922)
Araújo, Ana Cristina;
A^cultura das luzes em Portugal. ISBN: 972-24-1233-8 (Temas e Problemas. Lisboa: Livros Horizonte, 2003)
ANDRADE, António Alberto Banha de; Vernei e a cultura do seu tempo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 1965
Bouza Álvarez, Fernando; Portugal no Tempo dos Filipes. Política, Cultura, Representações (1580-1668), Lisboa: Cosmos, 2000
Calafate, Pedro 300;
História do pensamento filosófico português. ISBN: 972-21-1299-6 (vols. II e III, Lisboa: Caminho, 2007)
Curto, Diogo Ramada;
Cultura escrita. ISBN: 978-972-671-193-3 (Séculos XV a XVIII. Lisboa: ICS, 2004)
Curto, Diogo Ramada;
Cultura política no tempo dos Filipes. ISBN: 978-972-44-1652-6
Dias, José Sebastião da Silva;
Portugal e a cultura europeia. ISBN: 989-625-094-4 (Séculos XVI a XVIII). Introd. M. A. Rodrigues. Porto: Campo das Letras, 2006)
Fernandes, Maria de Lurdes Correia;
Espelhos, cartas e guias (Espelho, Cartas e guias. Casamento e Espiritualidade na Península Ibérica (1450-1700), Instituto de Cultura Portuguesa , 1995)
MACHADO, Fernando Augusto; Educação e cidadania na ilustração portuguesa: Ribeiro Sanches, Campo das Letras, Porto, 2001
Marques, João Francisco, 1929-2015;
A^parenética portuguesa e a Restauração (2. vols. Porto: INIC, 1989)
PALOMO, Federico; A Contra-Reforma em Portugal 1540-1700, Livros Horizonte, Lisboa, 2006
PIRES, Maria Lucília Gonçalves, CARVALHO, José Adriano; História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. III, Maneirismo e Barroco, Verbo, Lisboa, 2001 (Direcção de Carlos Reis)
SANTOS, Zulmira C.; Literatura e Espiritualidade na obra de Teodoro de Almeida [1722-1804], FLUP, Porto, 2002 (Diss. de doutoramento)
Sarrailh, Jean;
La^Espana ilustrada de la segunda mitad del siglo XVIII (Madrid: FCE, 1979)
Saugnieux, Joel 300;
Foi et lumières dans l.Espagne du XVIIIe siècle. ISBN: 2-7297-0254-7 (Lyon: PUL, 1985)
Torgal, Luís Reis;
Ideologia politica e a teoria do estado na Restauração (2 vols. Coimbra: BGU, 1982)
Observações Bibliográficas
A bibliografia indicada é apenas resultado de uma seleção que visa o enquadramento geral dos temas para apoio ao estudo dos estudantes. O corpus de análise é constituído, essencialmente, pelas 4 obras identificadas. A bibliografia indicada fornece uma base teórica para a compreenção do contexto histórico, político e cultural que, por sua vez, favoreça a compreenção dos significados e do alcance cultural das obras (incluindo a sua dimensão literária ou doutrinária). Bibliografia complementar ou específica será indicada e comentada ao longo das aulas, de acordo com a sua relevância para a abordagem dos diferentes temas e pontos do programa, ou para dar resposta aos interesses dos estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Combinação de aulas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as participativas, centradas no esforço, iniciativa e participação ativa do estudante. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegiam-se as metodologias de estudo e trabalho autónomo dos estudantes, o apoio à análise crítica de textos (literários e não literários) e de outros «documentos de época», inclusive com recurso a meios audio-visuais.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > História > História moderna
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial nas aulas - 30%;
Testes - 70%: são obrigatórios dois testes escritos, valendo cada um 35%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores-estudantes beneficiarão de todas as condições previstas no Estatuto de Trabalhador-Estudante da U.Porto, inclusive no que diz respeito às modalidades de avaliação.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na U.PORTO/FLUP.