Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MIEQ > Informação para Candidatos
Horário de verão da Biblioteca

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Dados Gerais

Código Oficial: 9461
Sigla: MIEQ
Descrição:

Since 2006/2007 Feup offers an Integrated Masters in Chemical Engineering, included in the reform of the Portuguese higher education (The Bologna Process). It is an academic degree which endows students with professional skills in the area of chemical engineering. This master's has been reformulated and now it gives students the opportunity to learn new methodologies of work, which are in consonance with the evolution of teaching in the best European institutions. This academic degree acquaints students with underlying knowledge on Mathematics, Chemistry, Physics, Biology and Chemical Engineering Science. This master's is based not only on the practice of engineering but also on designing. Besides, students have the chance to deepen their knowledge in the following areas: - Processes and Products - Energy and Environment - Biotechnology

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Química - Processos e Produto (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Química - Energia e Ambiente (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Química - Biotecnologia (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia Química (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra

EQ0058 - ECTS Aquisição de conhecimentos fundamentais de Álgebra (vectores, espaços lineares, matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares) conforme detalhado no programa da disciplina.

Análise Matemática I

EQ0059 - ECTS Enquadramento
Pretende-se completar a formação que os alunos obtiveram no Ensino Secundário sobre funções definidas em IR, para seguidamente desenvolver o problema da primitivação e integração de funções, e finalmente estudar a sua representação por meio de séries de potências.

Objectivos
- Compreender, manipular e aplicar os conceitos de integração de funções reais de variável real e de série.
- Fornecer um conjunto base de conhecimentos matemáticos fundamentais ao bom funcionamento de outras unidades curriculares do mestrado integrado.
- Desenvolver o raciocínio científico-matemático e a capacidade de aplicação dos conceitos matemáticos adquiridos.

Resultados expectáveis
- Capacidade de descrever os principais resultados no domínio do cálculo diferencial e integral, das séries de números reais e da aproximação polinomial de funções reais de variável real por recurso a Polinómios de Taylor.
- Capacidade de identificar e aplicar correctamente as técnicas a usar na resolução de problemas.
- Obtenção de um conjunto de ferramentas matemáticas fundamentais com aplicação directa noutras unidades curriculares do mestrado integrado.

Elementos de Engenharia Química I

EQ0060 - ECTS

1. CONTEXTO: A Engenharia Química é o projeto, construção e operação de Processos Químicos. Um Processo Químico é um conjunto de transformações físicas e/ou químicas que ocorrem em Unidades Processuais numa sequência bem definida. Pode considerar-se que o desenvolvimento de um processo químico se concretiza em duas fases: Síntese (que define o diagrama processual) e Análise (a avaliação quantitativa do processo). Balanço Material é a primeira etapa da fase de Análise de processos químicos. 2. OBJETIVOS: - Identificar as operações unitárias que integram um processo químico e compreender os princípios fundamentais em que se baseiam; - Compreender o funcionamento das principais peças de equipamento industrial; - Distinguir entre Síntese e Análise de processos químicos; - Saber fazer a contabilização de variáveis e equações do problema de balanço material a unidades processuais e a sistemas de unidades processuais; - Resolver problemas de balanço material a processos químicos (compostos por um conjunto de unidades processuais e envolvendo reação química, separações, reciclagem e purga). 3. COMPONENTES CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA: Componente científica (que fundamenta e desenvolve bases científicas): 20%; Componente tecnológica (aplicada ao projeto e operação de processos): 80%.

Fundamentos de Química I

EQ0061 - ECTS A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade na descrição de vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.

Projeto FEUP

FEUP002 - ECTS
  • Receber e integrar no ambiente FEUP os alunos recém chegados
  • Dar a conhecer os principais serviços disponíveis
  • Dar formação inicial nas áreas conhecidas como “Soft Skills” e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia (soft skills: trabalho em equipa, comunicação, etc.)
  • Discutir cientificamente um tema / resolver um projeto de dificuldade limitad

Química Orgânica I

EQ0062 - ECTS Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i)-saiba reconhecer e representar as molécula orgânicas; ii) conheça a reactividade dos compostos orgânicos; iii) consiga elaborar estratégias de síntese de compostos orgânicos mais complexos partindo de compostos mais simples.
Os objectivos gerais da disciplina visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados.

São, ainda, objectivos gerais da disciplina desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos alunos.

Análise Matemática II

EQ0063 - ECTS

1. CONTEXTO: A Geometria Analítica e a extensão do Cálculo para funções de várias variáveis (introduzindo os conceitos de derivadas parciais e integrais múltiplos) são ferramentas importantes em cálculos de engenharia. Tópicos de Análise Vetorial inclui teoremas importantes (de Green, da divergência e de Stokes) que são uma base indispensável para a compreensão de importantes princípios de engenharia

2. OBJETIVOS: - Compreensão de diferentes sistemas de coordenadas; - I;entificação, e representação, de curvas e superfícies no espaço 3D; - Saber calcular as derivadas parciais de funções de várias variáveis, assim como as suas aplicações práticas importantes (cálculo de máximos e minimos); - Saber efectuar o cálculo de integrais múltiplos, e suas importantes aplicações (em particular, o cálculo de áreas e volumes); - Saber calcular integrais de linha e integrais de superfície, assim como compreender as suas aplicações práticas;

3. DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL: Componente científica 80%; Componente tecnológica 20%.

Física I

EQ0064 - ECTS

O objetivo da unidade curricular Física 1 é o de adquirir conhecimentos técnicos baseados nos princípios físicos fundamentais necessários à análise de problemas mecânicos, usando a simplificação e a lógica e a utilização de ferramentas matemáticas adequadas (trigonometria, álgebra vetorial e cálculo diferencial e integral) como forma de enfrentar a análise de problemas do mundo real da Física e da Engenharia. Pretende-se assim que os estudantes desenvolvam aptidões pessoais e atitudes profissionais que lhes permitam abordar problemas de Mecânica Clássica, quer do ponto de vista teórico quer experimental.

Fundamentos de Química II

EQ0066 - ECTS

Esta unidade curricular complementa a EQ0061 – Fundamentos de Química I, e destina-se a cobrir os princípios básicos, tópicos actuais e aplicações contemporâneas da química.

Programação e Métodos Numéricos

EQ0065 - ECTS

A Unidade Curricular de Programação e Métodos Numéricos tem dois objetivos principais:

I. Introdução à Programação de Computadores

Proporcionar uma perspectiva da importância da utilização de sistemas digitais na resolução de problemas de Engenharia Química, em particular no desenvolvimento de conceitos e métodos para programação de computadores usando Visual Basic for Applications (VBA).

II. Introdução aos Métodos Numéricos

Adquirir os fundamentos de métodos numéricos relevantes em Engenharia Química, nomeadamente na aplicação de diferentes métodos numéricos na solução de problemas, usando folhas de cálculo e programação em VBA.

Química Orgânica II

EQ0067 - ECTS

 Os objetivos gerais da unidade curricular visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão, não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados. São, ainda, objetivos gerais da unidade curricular desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos estudantes.

Análise Matemática III

EQ0068 - ECTS Enquadramento
A modelação teórica de fenómenos físico-químicos é uma componente importante da Engenharia Química, que assenta na construção e resolução de modelos matemáticos baseados em equações diferenciais.

Objetivos específicos
- Aquisição de conhecimentos fundamentais na área da matemática, mais concrectamente na resolução analítica e numérica de equações diferenciais.
- Desenvolvimento de capacidades nas áreas de formulação, identificação e modelação de problemas de engenharia.
- Estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia.

Conhecimentos prévios
Noções básicas de análise matemática e álgebra: integração e diferenciação, números complexos, álgebra matricial, valores e vetores próprios. Noções básicas de programação: estruturas de programação, indexação de variáveis.

Distribuição percentual
Componente científica: 90 %
Componente tecnológica: 10 %

Resultados espectáveis
Capacidade de resolução de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e de ordem superior recorrendo a vários métodos analíticos e numéricos.
Capacidade de formulação e resolução de modelos matemáticos simples descrevendo fenomenos físico-químicos.
Capacidade de utilização de ferramentas computacionais para resolução numérica de equações diferenciais.

Ciências Biológicas

EQ0069 - ECTS A unidade curricular compreende uma componente teórica-prática e uma componente laboratorial. Os objectivos de cada uma das componentes são indicados de seguida:

Componente teórico-prática:

A componente teórico-prática da unidade curricular pretende dar competências básicas em microbiologia, genética, biologia e fisiologia celular tomando como exemplo diversas aplicações biotecnológicas. Com a frequência nesta unidade os estudantes devem compreender a utilização de sistemas biológicos na obtenção de produtos que não são possíveis de obter por via química ou como complemento a processos químicos já estabelecidos.

Componente laboratorial:

Proporcionar um contacto com as técnicas básicas de microbiologia de modo a potenciar o uso de sistemas biológicos para fazer ou modificar produtos e processos. Dotar os alunos da capacidade de manipularem microrganismos, fazerem a sua caracterização, realizarem crescimentos e utilizarem os microrganismos em aplicações biotecnológicas.

Mecânica de Fluidos

EQ0070 - ECTS O objectivo principal é transmitir aos alunos os fundamentos e relações básicas, indispensáveis à compreensão e análise do escoamento de fluidos . Estes fundamentos são aplicados ao estudo dos escoamentos de fluidos em tubagens e de fluidos em torno de objectos.

Métodos Instrumentais de Análise

EQ0129 - ECTS

Os objectivos gerais são:

- Proporcionar um conhecimento adequado dos princípios, instrumentação e aplicações das técnicas analíticas mais frequentes, incluindo a espectroscopia de absorção atómica e molecular, os métodos electroquímico e separativos (cromatográficos e electroforéticos);

- Proporcionar um conhecimento adequado dos principais processos de extracção e manuseamento de amostras sólidas, líquidas e gasosas e das suas implicações ao nível da incerteza da medição analítica;

- Proporcionar as capacidades necessárias que permitam ao aluno seleccionar uma determinada técnica analítica para resolver um problema, determinar eventuais restrições, seleccionar o método analítico mais adequado, identificar alternativas, comparar as vantagens e desvantagens de cada um e exibir capacidade crítica de interpretação de resultados analíticos;

- Desenvolver as capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e as capacidades de cooperação em grupo e,

- Estimular o uso de bases da teoria científica para resolver problemas do mundo real e desenvolver capacidades de pensamento crítico.

Termodinâmica

EQ0072 - ECTS Introdução: A Termodinâmica contribui para um sólido conhecimento de diversas metodologias de cálculo de propriedades volumétricas e termodinâmicas de componentes puros, assim como de previsão de necessidades energéticas em processos.

Objetivos: Adquirir conhecimentos de modelos para propriedades volumétricas e termodinâmicas de componentes puros, essenciais em projeto de engenharia, e de cálculos de calor e trabalho em processos de refrigeração, liquefação, turbinas e compressores.


Conhecimentos anteriores: Fundamentos de Química I e II, Análise Matemática I e II e Álgebra.

Distribuição percentual: componente científica - 70%
componente tecnológica - 30%

Resultados de aprendizagem: no final desta unidade curricular, os estudantes deverão estar aptos a:

1. Efetuar cálculos de previsão de propriedades termodinâmicas e necessidades energéticas em processos de engenharia, constantes do programa da unidade curricular.
2. Aptidões pessoais e profissionais: pensamento e resolução de problemas de engenharia - desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos.

Elementos de Engenharia Química II

EQ0073 - ECTS

Introdução: Elementos de Engenharia Química II contribui para um sólido conhecimento de diversas metodologias de cálculo de propriedades termodinâmicas e equilíbrios de fases (com e sem reação química) para misturas com interesse industrial.

Objetivos: Adquirir conhecimentos de modelos para propriedades termofísicas de componentes puros e misturas, essenciais em projeto de engenharia, e metodologias de cálculo em processos de separação e reação.

Distribuição percentual: componente científica - 60% componente tecnológica - 40%.

 

Fenómenos de Transferência I

EQ0074 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos sobre Fenómenos de Transferência de Calor e que, dentro do tema , desenvolvam um pensamento estruturado na formulação e resolução de problemas, tal como o establecimento de balanços de energia térmica em elementos infinitesimais e definição das respectivas condições-fronteira. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que lhes são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos fenómenos que, em cada situação específica, determinam a velocidade de transferência de calor.

Física II

EQ0075 - ECTS

São objectivos desta unidade curricular que os estudantes:

- adquiram conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo, Circuitos Eléctricos e de Óptica Geométrica;

- desenvolvam o raciocínio na resolução autónoma e crítica de problemas;

- adquiram uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordem de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.

- adquiram uma disciplina de trabalho continuado;

- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.

Laboratórios de Química-Física

EQ0132 - ECTS

A unidade curricular de Laboratórios de Química-Física está dividida em dois módulos distintos: - Laboratórios de Química-Física (M1) - Noções de Desenho e Introdução à Construção (M2) M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA No módulo de Laboratórios de Química-Física (M1) serão abordados os aspetos práticos da Química-Física. A Química-Física é uma disciplina que trata os conceitos físicos subjacentes às propriedades dos compostos químicos. O objetivo do módulo M1 é colocar os conceitos teóricos num contexto experimental. Objetivos específicos: 1) pôr os estudantes em contacto com métodos experimentais rigorosos que ilustrem os conceitos da Química-Física; 2) desenvolver perícia experimental, observar experiências, registar as observações e analisar de forma crítica os resultados obtidos. M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO Objectivos específicos: Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos básicos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático. 

Matemática Aplicada à Engenharia Química

EQ0076 - ECTS

A utilização de ferramentas de análise estatística constitui uma inegável vantagem para melhoria de processos e da qualidade de produtos. A nível de conhecimentos de matemática aplicada, será dado enfoque à utilização do R® para resolução prática de problemas de estatística descritiva e sobretudo inferencial. A nível de aptidões pessoais e profissionais, identificação e formulação de problemas de análise estatística, sua resolução analítica e em computador, e ainda permanente utilização de pensamento crítico. A nível de trabalho de equipa, aprendizagem de formação de grupo de trabalho, divisão de tarefas e reconhecimento de liderança. A nível de concepção e implementação de sistemas, modelação de situações reais e verificação dos objectivos, por comparação das simulações estatísticas com resultados reais.

Ciência e Engenharia dos Materiais

EQ0078 - ECTS Aquisição dos conhecimentos mais importantes sobre as bases das relações entre as propriedades mecânicas, eléctricas, magnéticas e químicas com a estrutura. Caracterização dos diferentes tipos de materiais (metais, cerâmicos, polímeros, compósitos, biomateriais), suas propriedades, processamento e campo de aplicação no âmbito da área da engenharia de processo. É dado um particular ênfase à avaliação dos esforços a que estão sujeitos por via de regra a maioria dos equipaqmentos e estruturas, sendo apresentados alguns exemplos elucidativos. As questões de índole económica e ambiental são equacionadas na selecção e projecto de materiais. Os alunos desenvolverão finalmente as suas competências em pesquisa bibliográfica, conhecimentos de inglês técnico (o essencial do material de apoio escolar está em inglês) e serão alertados para algumas aplicações informáticas levando a cabo a previsão das propriedades dos materiais. Competências de comunicação escrita e oral serão desenvolvidas por via da resolução e discussão de problemas de índole mais geral.


Engenharia das Reações I

EQ0079 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relativos aos fundamentos da Cinética das Reacções, da Catálise e dos Reactores Químicos.

Fenómenos de Transferência II

EQ0080 - ECTS Disciplina semestral em que são abordados os Fenómenos de Transferência de Massa. Os objectivos a atingir pelos alunos são: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção) , adquirir conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, conceito de resistência pelicular à transferência de massa e resistência global, estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime permanente, quer em regime transiente, aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.

Práticas de Engenharia Química I

EQ0133 - ECTS Nesta unidade curricular, os estudantes são chamados a pôr em prática os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares do curso e a adquirirem alguns conhecimentos básicos de mecânica estrutural, de grande interesse para a prática do engenheiro químico. A Unidade Curricular (U.C.) está claramente virada para a prática (daí o nome) e engloba duas componentes distintas:
Engenharia Química “EQ” (3 h/semana) e “Mecânica” (2 h/semana).
(A) Componente "EQ"
Contacto com a prática laboratorial de Mecânica de Fluidos e Transferência de Calor e, por essa via, consolidação dos conceitos teóricos correspondentes, lecionados em Unidades Curriculares dos 1º e 2º anos do MIEQ.

(B) Componente "Mecânica"
Introdução a conceitos básicos de Mecânica dos Sólidos e Resistência de Materiais. Contacto laboratorial com ensaios para determinação de flechas e tensões e comportamento mecânico de materiais. Como resultado refere-se o contacto teórico e experimental com conceitos de resistência e comportamento de estruturas e/ou componentes mecânicos.

Processos Separação I

EQ0082 - ECTS O principal objetivo desta unidade curricular é ilustrar a importância das operações de separação / purificação na viabilidade técnica e económica dos processos industriais, fornecendo aos estudantes os conhecimentos necessários para a seleção, análise e projeto de alguns dos processos de separação mais comuns da indústria química e afins, nomeadamente: extração com solventes, destilação e evaporação.
Nesta unidade curricular os estudantes devem obter as seguintes competências:
- Identificar os princípios básicos que regem as diferentes classes de processos de separação;
- Escolher o(s) processo(s) mais adequado(s) para realizar uma separação /purificação especificada;
- Fazer o projeto aproximado de unidades de extração, destilação e evaporação, e identificar a influência das variáveis de projeto e operação na separação final.

Engenharia das Reações II

EQ0083 - ECTS

Fornecer métodos de escolha, análise, projecto e operação de reactores químicos reais com destaque para caracterização da hidrodinâmica e micromistura (teoria da distribuição de tempos de residência), balanços energéticos e reacções complexas.

Operações de Transferência

EQ0084 - ECTS

Aquisição de conhecimentos nucleares de Engenharia associados ao escoamento e mistura de fluidos, aos processos de separação (sólido/sólido, sólido/líquido e gás/sólido) e ainda aos processos com transferência de massa e calor em simultâneo. Aquisição de conhecimentos avançados de Engenharia associados ao projecto dos diversos equipamentos. Identificação, formulação e definição de prioridades e compromissos através da execução de um pequeno projecto aberto sobre redes de escoamento de fluidos e necessidades energéticas associadas. A pesquisa bibliografica e electrónica são componentes essenciais neste projecto.

Práticas de Engenharia Química II

EQ0134 - ECTS Nesta unidade curricular, os estudantes são chamados a pôr em prática os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares do curso e a adquirirem alguns conhecimentos básicos de eletricidade, de grande interesse para a prática do engenheiro químico. A Unidade Curricular (U.C.) está claramente virada para a prática (daí o nome) e engloba duas componentes distintas:
Engenharia Química “EQ” (3 h/semana) e “Eletro” (2 h/semana).
(A) Componente "EQ"
Contacto com a prática laboratorial de Transferência de Massa e Processos de Separação e também de Mecânica de Fluidos e Transferência de Calor. Pretende-se, por essa via, promover uma consolidação dos conceitos teóricos lecionados em Unidades Curriculares anteriores do Plano de Estudos do MIEQ, com particular incidência sobre Fenómenos de Transferência I e II, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Processos de Separação I.

(B) Componente "Eletro"
Aquisição de conhecimentos elementares da área da eletricidade e eletromagnetismo, com particular incidência sobre a sua utilização prática.

Processos Separação II

EQ0086 - ECTS

Estudo de processos adsorptivos e de membranas.

Química-Física das Superfícies

EQ0087 - ECTS

1. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos avançados sobre Superfícies, Interfaces e Sistemas Coloidais, assim como competências para a interpretação de fenómenos físico-químicos correntes e para a caracterização textural de materiais porosos.

2. Será feita uma abordagem holística e interdisciplinar dos problemas.

3. Pretende-se desenvolver o espírito crítico e criativo.

Dissertação

EQ0107 - ECTS

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em: (i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro); (ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente – ex. acordo UP/UMBC), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D do DEQ.

Projeto de Engenharia

EQ0124 - ECTS Objetivos de acordo com o CDIO:
1. Aquisição de conhecimentos técnicos
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projecto de indústrias de processo químico.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas de projeto para instalações industriais.
2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar peças de equipamento.
2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis.
2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos.
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações
3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos.
3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês.
4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social
4.1Contexto externo e social: noções de risco e de impacte ambiental.
4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos.
4.3 Concepção e engenharia de sistemas: heurísticas na síntese de projetos.
4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais com base em diferentes fontes de informação.

Dissertação

EQ0107 - ECTS Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em:
(i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro);
(ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente – ex. acordo UP/UMBC), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D do DEQ.

Elementos de Gestão Industrial


EQ0088 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidade de compreensão dos problemas de gestão industrial, de uma forma crítica e integrada, que lhes permitam identificar e resolver problemas dentro de um quadro complexo e de incerteza.


Engenharia das Reações III


EQ0089 - ECTS
Fornecer a metodologia para análise da competição entre fenómenos de transporte e reacção química em reactores catalíticos heterogéneos com vista a projecto, simulação e optimização das condições de operação.

Engenharia do Produto


EQ0090 - ECTS
Responder às mudanças na empregabilidade na indústria química desenvolvendo a área de Engenharia de Produto.
Sistematizar o procedimento de fabrico de produtos em quatro etapas: necessidades do consumidor, Ideias, Selecção e Fabrico.

Engenharia Química e Sustentabilidade


EQ0091 - ECTS
1. Aquisição de conhecimentos técnicos
1.2 Conhecimentos nucleares de engenharia na área dos processos: recuperação de energia; redução da poluição na fonte; licenciamento industrial e ambiental.
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: tecnologia do estrangulamento, tratamentos de fim de linha.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
2.5 Aptidões profissionais e atitudes: licenciamento industrial e ambiental, gestão ambiental
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais
3.1 Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
3.3 Comunicação em línguas estrangeiras: inglês.
4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas
4.1 Contexto externo e social: Enquadramento legal; noções de sustentabilidade ambiental, económica e ambiental.
4.3 Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; aproveitamento de resíduos.
4.4 Projecto: Projecto de instalações energeticamente integradas; procura de soluções de minimização de efluentes em instalações industriais.

Práticas de Engenharia Química III


EQ0135 - ECTS

Os principais objectivos de PEQIII são: 1) Criar nos estudantes a sensibilidade (interiorização) experimental aos conceitos teóricos apresentados nas disciplinas de Engenharia das Reacções e Processos de Separação (processos de separação convencionais e não convencionais); 2) Desenvolver as capacidades de compreensão, concepção, execução e operação de sistemas no âmbito da Engenharia Química (integração de conceitos); 3) Desenvolver competências de trabalho em equipa, cooperação e disciplina; 4) Desenvolvimento da autoconfiança no projecto, construção e operação de sistemas reais, por oposição aos sistemas virtuais ou teóricos, já muito praticados pelos alunos. Finalmente, pretende-se através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.


Dinâmica e Controlo de Processos


EQ0093 - ECTS

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental a formação nas áreas de i) modelação/simulação de sistemas dinâmicos, e ii) análise, projeto e operação de sistemas de controlo de processos. Como complemento, pretende-se transmitir conhecimentos básicos de instrumentação para controlo de processos (sensores, controladores, elementos finais de controlo).


Estratégia e Otimização de Processos


EQ0094 - ECTS
  1. A utilização de ferramentas de simulação e optimização constitui hoje uma inegável vantagem para melhoria da condução e projecto de equipamentos e processos. A nível de conhecimentos técnicos avançados de engenharia, aprendizagem das técnicas computacionais e software de resolução de problemas de optimização. A nível de aptidões pessoais e profissionais, identificação e formulação de problemas de optimização de processos, sua modelação e solução, e ainda permanente utilização de pensamento crítico. A nível de trabalho de equipe, contacto com livro de texto e artigos em língua inglesa, e aprendizagem de formação de grupo de trabalho, divisão de tarefas e reconhecimento de liderança. A nível de concepção e implementação de sistemas, modelação dos sistemas processuais e verificação dos objectivos, incluíndo reconhecimento de óptimo operacional versus óptimo matemático.

Informática Industrial I


EQ0097 - ECTS

Introdução ao Projeto de Engenharia


EQ0095 - ECTS
  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
  2. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
  3. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Materiais Poliméricos I


EQ0099 - ECTS

A opção temática visa dar uma formação complementar em domínios de Química, Física, Engenharia Química e outras áreas técnico-profissionais de modo a preparar uma saída dos futuros engenheiros químicos para empresas que produzam, transformem e/ou comercializem polímeros e materiais contendo polímeros.


Práticas de Engenharia Química IV


EQ0137 - ECTS

- Consolidação de conhecimentos avançados de engenharia, nas áreas de separação de gases e líquidos, tratamentos de efluentes, dinâmica e controlo de processos, reacções não catalíticas gás/sólido e processos de polimerização.

- Aquisição de conhecimentos na área de utilização de ferramentas informáticas avançadas de modelação de dinâmica de fluidos.

 


Refinação de Petróleos e Petroquímica


EQ0136 - ECTS

1.       Estabelecimento de uma aproximação à indústria, conhecendo a sua realidade orgânica, os seus equipamentos e o seu modo de operação;

2.       Conhecimento das diferentes etapas da transformação do Petróleo Bruto e familiarização com terminologia específica da indústria e do mercado dos petróleos;

3.       Desenvolvimento de modelos de simulação de processos da indústria da refinação.

 


Economia, Empreendedorismo e Inovação


EBE0138 - ECTS
Ao longo desta disciplina, pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Pretende-se instruir os alunos a utilizarem, de uma forma articulada, ferramentas de análise que lhes permitam ultrapassar com sucesso as indefinições com que natural e quotidianamente se confrontam os empreendedores.
A disciplina contempla uma forte componente de experimentação, que visa dotar os alunos com competências no saber-fazer e no saber-ser, atendendo à falta de experiência profissional relevantes que a maioria dos mesmos tipicamente revelará.
No final da disciplina espera-se que os alunos sejam capazes, de forma individual e em grupo, de identificar uma oportunidade de negócio, e avaliar o potencial da mesma.

Energia Térmica e Eficiência Energética


EQ0101 - ECTS

Obter noções gerais de térmica aplicada. Obter conhecimentos que permitam analisar processos de produção de energia térmica.


Energias Renováveis


EQ0138 - ECTS
A unidade curricular de Energias Renováveis I tem como objetivo a preparação dos alunos para selecionar, adquirir, operar e desenvolver tecnologias e soluções na área das Energias Renováveis.
Os assuntos estudados nesta UC são: a) energia e radiação solares; b) coletores solares térmicos; c) concentradores solares de potência; d) termólise solar; e) eletroquímica e foto-eletroquímica; f) células de combustível; g) células fotovoltaicas; h) baterias e i) eletrólise.

Energias Renováveis III


EQ0125 - ECTS

Obter conhecimentos que permitam analisar processos de produção de energias renováveis. Avaliar a eficiência atual das principais tecnologias existentes e seu potencial desenvolvimento. Integração da energias renováveis em sistemas de sistemas de cogeração.


Gestão e Controlo de Emissões Gasosas


EA0039 - ECTS
Objectivos Globais
Adquirir e utilizar conhecimentos teóricos e práticos sobre contaminação atmosférica, gestão da qualidade do ar e gestão e controlo de emissões atmosféricas.

Objectivos Específicos
Adquirir conhecimentos técnicos avançados de engenharia relacionados com avaliação e gestão da qualidade do a e com gestão e controlo de emissões atmosféricas.
Adquirir aptidões pessoais e profissionais para: i) identificar, formular e resolver problemas relacionados com o impacte da qualidade do ar na saúde humana e no ambiente; ii) identificar formular e resolver problemas de emissões de gases e partículas por processos industriais; iii) desenvolver a capacidade de iniciativa e o pensamento crítico; iv) tirar partido do conhecimento adquirido; v) estimular uma atitude responsável, perseverante e flexível; vi) criar a necessidade de actualizar o conhecimento.
Adquirir aptidões inter-pessoais através do trabalho em equipa, o que envolve reconhecimento de liderança e divisão de tarefas para realização de trabalho comum.
A nível de contexto externo e social: i) interiorizar o papel e responsabilidade do engenheiro nas questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à gestão da qualidade do ar e à engenharia de controlo de emissões; ii) adquirir capacidade para implementar sistemas na empresa e no contexto social, que permitam a protecção da saúde humana e do ambiente, num contexto de desenvolvimento sustentável.

Gestão Empresarial


EA0047 - ECTS
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projectos de investimento;
- desenvolver projecções financeiras e analisar projectos de investimento simples com rigor;
- organizar e gerir projetos complexos, com o recurso a ferramentas informáticas;
- ter uma visão integrada da gestão das operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias, bem como identificar e abordar problemas, usando métodos quantitativos para a sua resolução.

Informática Industrial II


EQ0123 - ECTS
1. Aquisição de conhecimentos técnicos: conhecimentos avançados de engenharia na área de técnicas computacionais, software e sistemas de monitorização e controlo de instalações laboratoriais e industriais.
2. Consolidação de aptidões pessoais e profissionais: identificação e formulação de problemas; modelação; solução e recomendação; definições e interacções de sistemas; compromissos, julgamento e equilíbrio na resolução; iniciativa; pensamento criativo e critico; planeamento da carreira; actualização no mundo da engenharia.
3. Consolidação de aptidões inter-pessoais; trabalho de equipa e comunicações: estratégia e estrutura de comunicações, comunicação escrita e gráfica; apresentação oral.

Materiais Poliméricos II


EQ0122 - ECTS
A opção temática visa dar uma formação complementar em domínios de Química, Física, Engenharia Química e outras áreas técnico-profissionais de modo a preparar uma saída dos futuros engenheiros químicos para empresas que produzam, transformem e/ou comercializem polímeros.

O aluno deverá adquirir conhecimentos avançados sobre a transformação dos principais polímeros sintéticos e artificiais. É dado um particular ênfase à avaliação dos contextos empresarial e social dos métodos de produção estudados.

Os alunos desenvolverão finalmente as suas competências em pesquisa bibliográfica, em práticas laboratoriais de caracterização reológica de materiais, utilizando novas aplicações informáticas adaptadas à modelização das polimerizações e previsão de propriedades e à comunicação escrita e oral por via da apresentação de pequenas monografias.

Métodos de Decisão


EA0026 - ECTS
Métodos de Decisão serão apresentados no seu enquadramento na Investigação Operacional (IO) - a ciência aplicada para melhores decisões.

Objectivos principais:
Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia, facilitação e prática de conhecimentos fundamentas nestas áreas.

Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.


Nano Materiais/Sistemas/Fabrico


EQ0119 - ECTS
Apresentar os fundamentos da nanotecnologia e da preparação, caracterização e aplicações dos nanomateriais.

Processos de Separação em Biotecnologia


EBE0133 - ECTS
Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos.
Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.

Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS
Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.

Os estudantes deverão ser capazes de:
• Compreender o significado dos conceitos de qualidade, sistema de gestão da qualidade, controlo da qualidade, gestão da qualidade total e certificação.
• Conhecer a evolução histórica das diferentes abordagens da qualidade.
• Compreender a filosofia de gestão da qualidade total e o seu contributo na transformação das organizações em “organizações que aprendem (learning organizations)” e organizações excelentes.
• Descrever as diferentes vertentes da gestão da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
• Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
• Conhecer os sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho.
• Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos.

Tecnologia Ambiental


EBE0134 - ECTS
Adquirir eficazmente conhecimentos avançados de engenharia relativamente à operação e concepção de processos e tecnologias de tratamento de efluentes gasosos e líquidos e de resíduos sólidos.
Desenvolver capacidades de pensamento e resolução de problemas relacionados com a concepção e operação de sistemas de controlo da poluição.

Tecnologia e Sistemas de Tratamento de Águas


EQ0127 - ECTS
1. Conhecimentos técnicos
Conhecimentos nucleares de ciências de Engenharia (transferência de massa, fenómenos de separação, reacção química, permuta iónica e adsorção) aplicados a processos de tratamento de águas.
Conhecimentos avançados de Engenharia: tecnologias de tratamento de águas.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais
Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
Comunicação escrita através da elaboração de relatórios técnicos
4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas
Contexto externo e social: Enquadramento legal; integração de conhecimentos na resolução de problemas concretos.
Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; reutilização da água.
Projecto: Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas.

Tópicos Avançados em Bioengenharia


EBE0139 - ECTS
Os estudantes devem adquirir o conhecimento de conceitos e metodologias fundamentais em engenharia celular e de metabolismos, nomeadamente a capacidade de determinar fluxos metabólicos, identificar formas de regulação metabólica e desenvolver estratégias de melhoria de redes metabólicas. Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais para o cultivo de células animais e vegetais.
Tendo em consideração os fundamentos lecionados, os estudantes deverão adquirir capacidades e atitudes pessoais e profissionais que possibilitem a análise sistemática de problemas e a sua resolução adequada. Esta capacidade deve-se refletir na responsabilidade profissional e nas atitudes de comunicação oral e escrita e na dinâmica de grupos (relacionamento interpessoal).

Elementos de Gestão Industrial


EQ0088 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidade de compreensão dos problemas de gestão industrial, de uma forma crítica e integrada, que lhes permitam identificar e resolver problemas dentro de um quadro complexo e de incerteza.


Energia Térmica e Eficiência Energética


EQ0101 - ECTS

Obter noções gerais de térmica aplicada. Obter conhecimentos que permitam analisar processos de produção de energia térmica.


Energias Renováveis


EQ0138 - ECTS
A unidade curricular de Energias Renováveis I tem como objetivo a preparação dos alunos para selecionar, adquirir, operar e desenvolver tecnologias e soluções na área das Energias Renováveis.
Os assuntos estudados nesta UC são: a) energia e radiação solares; b) coletores solares térmicos; c) concentradores solares de potência; d) termólise solar; e) eletroquímica e foto-eletroquímica; f) células de combustível; g) células fotovoltaicas; h) baterias e i) eletrólise.

Gestão e Controlo de Emissões Gasosas


EA0039 - ECTS
Objectivos Globais
Adquirir e utilizar conhecimentos teóricos e práticos sobre contaminação atmosférica, gestão da qualidade do ar e gestão e controlo de emissões atmosféricas.

Objectivos Específicos
Adquirir conhecimentos técnicos avançados de engenharia relacionados com avaliação e gestão da qualidade do a e com gestão e controlo de emissões atmosféricas.
Adquirir aptidões pessoais e profissionais para: i) identificar, formular e resolver problemas relacionados com o impacte da qualidade do ar na saúde humana e no ambiente; ii) identificar formular e resolver problemas de emissões de gases e partículas por processos industriais; iii) desenvolver a capacidade de iniciativa e o pensamento crítico; iv) tirar partido do conhecimento adquirido; v) estimular uma atitude responsável, perseverante e flexível; vi) criar a necessidade de actualizar o conhecimento.
Adquirir aptidões inter-pessoais através do trabalho em equipa, o que envolve reconhecimento de liderança e divisão de tarefas para realização de trabalho comum.
A nível de contexto externo e social: i) interiorizar o papel e responsabilidade do engenheiro nas questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à gestão da qualidade do ar e à engenharia de controlo de emissões; ii) adquirir capacidade para implementar sistemas na empresa e no contexto social, que permitam a protecção da saúde humana e do ambiente, num contexto de desenvolvimento sustentável.

Práticas de Engenharia Química III


EQ0135 - ECTS

Os principais objectivos de PEQIII são: 1) Criar nos estudantes a sensibilidade (interiorização) experimental aos conceitos teóricos apresentados nas disciplinas de Engenharia das Reacções e Processos de Separação (processos de separação convencionais e não convencionais); 2) Desenvolver as capacidades de compreensão, concepção, execução e operação de sistemas no âmbito da Engenharia Química (integração de conceitos); 3) Desenvolver competências de trabalho em equipa, cooperação e disciplina; 4) Desenvolvimento da autoconfiança no projecto, construção e operação de sistemas reais, por oposição aos sistemas virtuais ou teóricos, já muito praticados pelos alunos. Finalmente, pretende-se através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.


Dinâmica e Controlo de Processos


EQ0093 - ECTS

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental a formação nas áreas de i) modelação/simulação de sistemas dinâmicos, e ii) análise, projeto e operação de sistemas de controlo de processos. Como complemento, pretende-se transmitir conhecimentos básicos de instrumentação para controlo de processos (sensores, controladores, elementos finais de controlo).


Energias Renováveis II


EQ0103 - ECTS

OBJECTIVOS • Promover o desenvolvimento e interiorização de procedimentos metódicos para organizar informação. • Incrementar o desempenho na comunicação escrita, oral e no trabalho em grupo • Estimular a inovação, a intervenção e a abertura ao espírito de mudança. • Proporcionar informação para que seja garantida a qualidade ambiental, através da sua gestão com base no conceito de desenvolvimento sustentável. .


Introdução ao Projeto de Engenharia


EQ0095 - ECTS
  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
  2. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
  3. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Práticas de Engenharia Química IV


EQ0137 - ECTS

- Consolidação de conhecimentos avançados de engenharia, nas áreas de separação de gases e líquidos, tratamentos de efluentes, dinâmica e controlo de processos, reacções não catalíticas gás/sólido e processos de polimerização.

- Aquisição de conhecimentos na área de utilização de ferramentas informáticas avançadas de modelação de dinâmica de fluidos.

 


Tecnologia e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos


EQ0104 - ECTS

Objetivos: Esta unidade curricular tem como principal objectivo proporcionar aos estudantes competências avançadas em todos ao aspectos relacionados com a gestão, as tecnologias e os sistemas de tratamento de resíduos sólidos. Pretende-se, ainda, através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.


Economia, Empreendedorismo e Inovação


EBE0138 - ECTS
Ao longo desta disciplina, pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Pretende-se instruir os alunos a utilizarem, de uma forma articulada, ferramentas de análise que lhes permitam ultrapassar com sucesso as indefinições com que natural e quotidianamente se confrontam os empreendedores.
A disciplina contempla uma forte componente de experimentação, que visa dotar os alunos com competências no saber-fazer e no saber-ser, atendendo à falta de experiência profissional relevantes que a maioria dos mesmos tipicamente revelará.
No final da disciplina espera-se que os alunos sejam capazes, de forma individual e em grupo, de identificar uma oportunidade de negócio, e avaliar o potencial da mesma.

Energias Renováveis III


EQ0125 - ECTS

Obter conhecimentos que permitam analisar processos de produção de energias renováveis. Avaliar a eficiência atual das principais tecnologias existentes e seu potencial desenvolvimento. Integração da energias renováveis em sistemas de sistemas de cogeração.


Gestão Empresarial


EA0047 - ECTS
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projectos de investimento;
- desenvolver projecções financeiras e analisar projectos de investimento simples com rigor;
- organizar e gerir projetos complexos, com o recurso a ferramentas informáticas;
- ter uma visão integrada da gestão das operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias, bem como identificar e abordar problemas, usando métodos quantitativos para a sua resolução.

Política Energética e Ambiental


EQ0126 - ECTS
Os objectivos principais da disciplina de PEA são:
1) Contactar com personalidades nacionais com competências na definição e/ou com grande conhecimento sobre as PEA nacionais;
2) Desenvolver sensibilidade para a importância das PEA nacionais no posicionamento das empresas.
3) Desenvolver conhecimentos sobre as PEA nacionais.

Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS
Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.

Os estudantes deverão ser capazes de:
• Compreender o significado dos conceitos de qualidade, sistema de gestão da qualidade, controlo da qualidade, gestão da qualidade total e certificação.
• Conhecer a evolução histórica das diferentes abordagens da qualidade.
• Compreender a filosofia de gestão da qualidade total e o seu contributo na transformação das organizações em “organizações que aprendem (learning organizations)” e organizações excelentes.
• Descrever as diferentes vertentes da gestão da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
• Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
• Conhecer os sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho.
• Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos.

Tecnologia e Sistemas de Tratamento de Águas


EQ0127 - ECTS
1. Conhecimentos técnicos
Conhecimentos nucleares de ciências de Engenharia (transferência de massa, fenómenos de separação, reacção química, permuta iónica e adsorção) aplicados a processos de tratamento de águas.
Conhecimentos avançados de Engenharia: tecnologias de tratamento de águas.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais
Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
Comunicação escrita através da elaboração de relatórios técnicos
4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas
Contexto externo e social: Enquadramento legal; integração de conhecimentos na resolução de problemas concretos.
Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; reutilização da água.
Projecto: Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas.

Bioquímica Microbiana


EBE0186 - ECTS
O aluno deve adquirir com a necessária proficiência:
1. Conhecimentos de Bioquímica Microbiana e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais);
3.Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);


Engenharia das Fermentações


EBE0187 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de planear, dimensionar e analisar a operação de reatores com células (em particular, microbianas) em suspensão e em agregados celulares (incluindo biomasssa fixa). Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos de análise e dimensionamento de unidades complementares de processos fermentativos (agitação, arejamento e esterilização).

Processos de Separação em Biotecnologia


EBE0133 - ECTS
Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos.
Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.

Química e Tecnologia dos Produtos


EBE0173 - ECTS
Os objetivos desta Unidade Curricular são:
• Compreensão e integração dos conceitos de Química no Design de Produtos, através do estudo de casos.
• Sistematização dos procedimentos actuais utilizados na conceção dos produtos, divididos em 4 etapas: identificação das necessidades, ideias, seleção e fabrico.

Tecnologia Ambiental


EBE0134 - ECTS
Adquirir eficazmente conhecimentos avançados de engenharia relativamente à operação e concepção de processos e tecnologias de tratamento de efluentes gasosos e líquidos e de resíduos sólidos.
Desenvolver capacidades de pensamento e resolução de problemas relacionados com a concepção e operação de sistemas de controlo da poluição.

Dinâmica e Controlo de Processos


EQ0093 - ECTS

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental a formação nas áreas de i) modelação/simulação de sistemas dinâmicos, e ii) análise, projeto e operação de sistemas de controlo de processos. Como complemento, pretende-se transmitir conhecimentos básicos de instrumentação para controlo de processos (sensores, controladores, elementos finais de controlo).


Engenharia de Proteínas


EBE0188 - ECTS


Os estudantes devem apreender conceitos básicos relativos às proteínas nomeadamente as suas aplicações, relações entre composição, estrutura e função e métodos de caracterização. Devem ainda assimilar conceitos relativos à actividade, estabilidade, cinética e síntese de proteínas em condições fisiológicas e em aplicações industriais da tecnologia de DNA recombinante usando diversas estratégias de engenharia de proteínas.


Engenharia Enzimática


EBE0189 - ECTS

Pretende-se que os estudantes compreendam a essência dos processos biocatalíticos baseados em enzimas; consigam modelizar cinéticas de reações catalizadas por enzimas e de reações de desativação de enzimas; e adquiram a capacidade de simular biorreatores enzimáticos no intuito da sua conceção e otimização individual e quando integrados em processos.

Pretende-se ainda conferir aos estudantes aptidões básicas para conceber, dimensionar e otimizar a operação de reatores enzimáticos em sistemas diversos; e consequentemente reforçar a sua proficiência no desenvolvimento e implementação de processos industriais de base biotecnológica incorporando tecnologia enzimática.


Introdução ao Projeto de Engenharia


EQ0095 - ECTS
  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
  2. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
  3. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Projeto Integrado em Engenharia Biológica I


EBE0131 - ECTS

A unidade curricular de Projeto Integrado em Engenharia Biológica I, comum aos Mestrados Integrados em Bioengenharia – Especialização em Engenharia Biológica e Engenharia Química – especialização em Biotecnologia, tem como principal objectivo a demonstração laboratorial de alguns processos biotecnológicos que foram e serão estudados em outras unidades curriculares de carácter teórico. Pretende-se que os estudantes executem trabalhos práticos que encontram apoio teórico essencialmente nas unidades curriculares de Engenharia das Fermentações e Engenharia Enzimática. Como se trata de uma unidade curricular laboratorial, a avaliação é feita fundamentalmente a partir dos relatórios realizados. O desempenho durante as aulas também constitui um importante elemento de avaliação. São propostos seis trabalhos práticos, a realizar por todos os grupos. Os estudantes terão de elaborar um relatório de cada trabalho executado (5 relatórios de grupo e 1 relatório individual).


Economia, Empreendedorismo e Inovação


EBE0138 - ECTS
Ao longo desta disciplina, pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Pretende-se instruir os alunos a utilizarem, de uma forma articulada, ferramentas de análise que lhes permitam ultrapassar com sucesso as indefinições com que natural e quotidianamente se confrontam os empreendedores.
A disciplina contempla uma forte componente de experimentação, que visa dotar os alunos com competências no saber-fazer e no saber-ser, atendendo à falta de experiência profissional relevantes que a maioria dos mesmos tipicamente revelará.
No final da disciplina espera-se que os alunos sejam capazes, de forma individual e em grupo, de identificar uma oportunidade de negócio, e avaliar o potencial da mesma.

Elementos de Gestão Industrial


EQ0088 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidade de compreensão dos problemas de gestão industrial, de uma forma crítica e integrada, que lhes permitam identificar e resolver problemas dentro de um quadro complexo e de incerteza.


Projeto Integrado em Engenharia Biológica II


EBE0135 - ECTS
A unidade curricular de Projeto Integrado em Engenharia Biológica II (4º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia – ramo Engenharia Biológica; 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Química - ramo Biotecnologia) tem como principal objetivo dar suporte laboratorial às unidades curriculares de Química e Tecnologia dos Produtos, Processos de Separação em Biotecnologia e Tecnologia Ambiental. Como se trata de uma unidade curricular laboratorial, a avaliação é feita fundamentalmente a partir dos relatórios realizados. O desempenho durante as aulas também constitui um importante elemento de avaliação. São propostos seis trabalhos, a realizar por todos os grupos. Os estudantes terão de elaborar um relatório de cada trabalho executado (5 relatórios de grupo e 1 relatório individual). Cada grupo será diretor de um trabalho e terá de apresentar um relatório global desse trabalho (incorporando os resultados próprios e os obtidos pelos outros grupos).
O estudante deverá ficar apto a operar e a interpretar os resultados obtidos da aplicação de uma vasta gama de metodologias com potencial utilidade num conjunto alargado de indústrias (químicas, biotecnológicas, farmacêuticas, alimentares, tratamento de efluentes, etc).

Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS
Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.

Os estudantes deverão ser capazes de:
• Compreender o significado dos conceitos de qualidade, sistema de gestão da qualidade, controlo da qualidade, gestão da qualidade total e certificação.
• Conhecer a evolução histórica das diferentes abordagens da qualidade.
• Compreender a filosofia de gestão da qualidade total e o seu contributo na transformação das organizações em “organizações que aprendem (learning organizations)” e organizações excelentes.
• Descrever as diferentes vertentes da gestão da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
• Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
• Conhecer os sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho.
• Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos.

Tópicos Avançados em Bioengenharia


EBE0139 - ECTS
Os estudantes devem adquirir o conhecimento de conceitos e metodologias fundamentais em engenharia celular e de metabolismos, nomeadamente a capacidade de determinar fluxos metabólicos, identificar formas de regulação metabólica e desenvolver estratégias de melhoria de redes metabólicas. Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais para o cultivo de células animais e vegetais.
Tendo em consideração os fundamentos lecionados, os estudantes deverão adquirir capacidades e atitudes pessoais e profissionais que possibilitem a análise sistemática de problemas e a sua resolução adequada. Esta capacidade deve-se refletir na responsabilidade profissional e nas atitudes de comunicação oral e escrita e na dinâmica de grupos (relacionamento interpessoal).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-07-22 às 22:32:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias