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Fundamentos de Química I

Código: EQ0061     Sigla: FQ I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 85 Plano de estudos oficial 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade na descrição de vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.

Programa

1. Química: A Ciência Central.
2. Conceitos Básicos.
3. Cálculos com Fórmulas e Equações Químicas.
4. Reacções em Solução.
5. Termoquímica.
6. Estrutura Electrónica dos Átomos.
7. Propriedades Periódicas dos Elementos.
8. Ligação Química.
9. Geometria Molecular e Ligação Química.
10. Gases.
11. Forças Intermoleculares, Líquidos e Sólidos.
12. Propriedades das Soluções.

Bibliografia Obrigatória

Brown, LeMay, Bursten, Murphy; Chemistry: The Central Science Plus MasteringChemistry -- Access Card Package, 12/E, Pearson Education International, 2012. ISBN: ISBN-10: 0321741056, ISBN-13: 9780321741059

Bibliografia Complementar

José A. Martinho Simões, Miguel A. R. Botas Castanho, Isabel M. S. Lampreia, Fernando J. V. Santos, Carlos A. Nieto de Castro, M. de Fátima Norberto, M. Teresa Pamplona, Lurdes Mira, M. Margarida Meireles; Guia de Laboratório de Química e Bioquímica, 2ed Revista e Aumentada, LIDEL, 2008. ISBN: 978-9-72-757-487-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de teórico-práticas, práticas e de laboratório

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Sem prejuízo do estipulado no Art. 4º das NGA, um estudante obtém frequência quando realiza todos os trabalhos de casa e todos os testes, e ainda todos os trabalhos experimentais com aproveitamento (i.e com classificação igual ou superior a 10 valores). Estudantes com mais de uma inscrição à unidade curricular estão dispensados dos trabalhos de casa. No caso de aproveitamento à componente laboratorial a classificação obtida é válida para o ano que foi obtida e poderá ser mantida para os anos lectivos seguintes, desde que não haja alteração significativa dos conteúdos, ou do modo de avaliação.
Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente. Não existem critérios alternativos de frequência (cf. Art.4, n. 3 d das NGA).

Fórmula de cálculo da classificação final

Para alunos regularmente inscritos a classificação final na escala de 20 (vinte) valores é composta por 15% para o conjunto dos trabalhos de casa semanais, 15% para cada um dos 3 testes de avaliação formativa, 20% para os trabalhos experimentais e 20% para o exame final.
Outras distribuições poderão ser consideradas para alunos com frequência de módulos de disciplinas de anos lectivos anteriores. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica (cf. Art. 10º, ns. 2 e 3 das NGA).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Mediante prova adequada, baseada em exame nas épocas apropriadas.
Trabalhadores estudantes poderão solicitar um esquema de avaliação baseado num exame prático e num exame final escrito. Tal situação deverá ser requerida junto do Professor Responsável até ao fim de Outubro, mesmo para os alunos que já possuam aproveitamento à componente laboratorial. O exame prático consistirá numa avaliação laboratorial com 3 horas de duração nos moldes e horário a combinar com o docente. Incidirá aleatoriamente sobre um ou mais dos trabalhos experimentais em actividade e implicará obrigatoriamente manipulação experimental e realização de um relatório sobre a mesma, além de outros meios de avaliação que se julguem necessários. O exame escrito com duração máxima de 2,5 horas terá lugar durante a época de exames Janeiro – Fevereiro de 2010, na mesma data dos restantes estudantes. A matéria do exame escrito incide detalhadamente sobre toda a matéria incluída no programa em vigor para a unidade curricular, incluindo questões escritas sobre a componente laboratorial.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Melhoria de classificação

Não é possível melhorar componentes individuais de avaliação distribuída dada a sua natureza, extensão e o facto de no caso dos laboratórios o processo de avaliação ser conjunto e cooperativo.
Melhoria de exame final possível de acordo com as regras da FEUP. A melhoria apenas afeta esta componente na proporção que lhe é atribuida.
Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano letivo vigente.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da disciplina disponíveis na página SiFEUP correspondente.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.
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