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Química Orgânica I

Código: EQ0062     Sigla: QO I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 105 Plano de estudos oficial 1 - 5 70 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i)-saiba reconhecer e representar as molécula orgânicas; ii) conheça a reactividade dos compostos orgânicos; iii) consiga elaborar estratégias de síntese de compostos orgânicos mais complexos partindo de compostos mais simples.
Os objectivos gerais da disciplina visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados.

São, ainda, objectivos gerais da disciplina desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos alunos.

Programa

Programa Teórico

1. Estrutura das moléculas orgânicas: fórmulas moleculares e de estrutura.
2. Grupos funcionais e as famílias de compostos orgânicos. Nomenclatura de compostos orgânicos.
3. Estrutura dos grupos funcionais e propriedades físicas dos compostos orgânicos: pontos de fusão e de ebulição; solubilidade.
4. Introdução à espectroscopia de infravermelho. Identificação de grupos funcionais.
5. Estereoquímica. Análise conformacional. Isomeria cis-trans. Quiralidade e actividade óptica.
6. Reactividade química. Reacções dos compostos orgânicos. Intermediários da reacção (carbocatiões, carbaniões e radicais livres): estrutura e estabilidade relativa.
7. Reacções dos alcanos. Combustão. Substituição homolítica. Halogenação: regiosselectividade da bromação.
8. Reacções de substituição nucleofila em carbono saturado. Dualidade de mecanismo: reacções de SN2 e SN1. Cinética. Factores que afectam a velocidade das reacções de SN2 e SN1.
9. Reacções de eliminação. Mecanismos da eliminação: E2 e E1. Eliminação contra substituição. Estereoquímica: eliminação anti e syn. Formação de alcenos e de alcinos.
10. Reacções de adição electrófila a ligações múltiplas carbono-carbono. Mecanismos da adição. Orientação e reactividade. Regra de Markovnikov. Adições a alcenos e alcinos.Oxidação de alcenos. Polimerização de alcenos.


Programa Laboratorial

1. Métodos de purificação de compostos orgânicos: extracção múltipla líquido-líquido e contínua sólido-líquido; cristalização; destilação simples e a pressão reduzida; cromatografia analítica e preparativa (em coluna e camada fina).
3. Critérios de pureza dos compostos orgânicos: ponto de fusão, ponto de ebulição e cromatografia e espectros de Infravermelho
4. Realização dos seguintes trabalhos práticos :
T1 –Extracção e cristalização: isolamento do ácido acetilsalicilico de pastilhas de aspirina;
T2– Cromatografia preparativa e analitica: separação de uma mistura de vanilina e acetofenona;
T3- Adição electrófila – Halogenação de alcenos;
T4- Substituição nucleófilica unimolecular (SN1).

Bibliografia Obrigatória

Solomons, T. W. Graham; Organic Chemistry. ISBN: 0-471-19095-0
Carey, Francis A; Organic chemistry. ISBN: 0-07-115148-6
Margarida M. S. M. Bastos; Quimica Orgânica I - Documentação 2009-2010

Bibliografia Complementar

Morrison, R.; Química orgânica. ISBN: 972-31-0513-6
Vollhardt, K. Peter C.; Organic chemistry. ISBN: 0-7167-4374-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (2,5 horas por semana) de exposição da matéria teórica, suportada por meios audiovisuais, e aulas práticas (1 hora por semana) com resolução de problemas. Os conceitos lecionados nestas aulas serão, na medida do possível, ilustrados pelos trabalhos laboratoriais a executar durante as aulas laboratoriais.

Software

ChemDraw Ultra

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 75,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A frequência à disciplina é obtida pelos alunos que não ultrapassem o número de faltas permitido e que tenham classificação das aulas laboratoriais (CP) >9,5 valores (em 20). Essa classificação será baseada no aproveitamento, na execução dos trabalhos laboratoriais, na análise dos cadernos de laboratório/relatórios e num exame laboratorial realizado na última aula laboratorial.
A frequência à disciplina e a respectiva classificação prática (CP) será válida para os dois anos lectivos seguintes.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação teórica (CT) será dada pela expressão:
CT=0,1xCQ+0,1xCTC+0,8xCTE
onde CQ, CTC e CTE correspondem respectivamente à classificação dos questionários, dos trabalhos de casa e das frequências ou exame.
A classificação final (CF) será dada pela seguinte expressão:
CF = 0,75xCT + 0,25xCP
onde CT e CP correspondem respectivamente às classificações teórica e prática.

Serão aprovados os alunos com classificação fina igual ou superior a 10 valores, havendo uma obrigatoriedade de nota mínima de 10 valores na Classificação Teórica.

Provas e trabalhos especiais

Os alunos dispensados de frequência de acordo com as Normas Gerais de Avaliação, e que não a tenham obtido, deverão realizar um exame prático e uma avaliação escrita sobre conceitos práticos na última aula laboratorial e que corresponderá à CP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Deverão ter obtido frequência de acordo com o item: Provas e trabalhos especiais, e submeter-se-ão a um exame (CT), sendo a classificação final igual a 25% de CP e 75% da CT.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação será efectuada na época de recurso apenas relativamente à parte teórica, correspondendo a 75% da classificação final.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa detalhado.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.
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