Código: | EQ0083 | Sigla: | ER II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEQ | 119 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Fornecer métodos de escolha, análise, projecto e operação de reactores químicos reais com destaque para caracterização da hidrodinâmica e micromistura (teoria da distribuição de tempos de residência), balanços energéticos e reacções complexas.
Espera-se que os estudantes fiquem aptos a fazer diagnóstico de funcionamento de reatores reais, calcular reatores não isotérmicos e reatores com reações múltiplas.
Reactores químicos reais : hidrodinâmica, transferência de massa/calor, reação química. Teoria da distribuição de tempos de residência (DTR). Noções de idade, esperança de Vida e tempo de residência. Distribuições de idades, de tempos de residência e função intensidade. Metodologia de tracers: curvas F e C de Danckwerts. Relação entre DTR e curvas F e C. Diagnóstico de funcionamento de reactores. Previsão da conversão em reactores reais. Segregação total e mistura máxima. Equação de Zwietering. Modelos de escoamento em reactores reais. Modelo de reactores em cascata e de dispersão axial. Aplicação de DTR em Engenharia Química, farmacocinética e ambiente. Reactores não isotérmicos e não adiabáticos. Balanço energético em reactores batch, CSTR e PFR. Reactores adiabáticos. Estratégias de associação de reactores. Projecto de reactores para reacções complexas : rendimento e selectividade Novos reactores quimicos:Reactores com inversão de fluxo; Reactores estruturados: Monolitos,Microreactores; Integração de separação/reação.
Aulas de exposição com ênfase na aquisição de métodos de abordagem de estudo de reactores químicos e suportada por problemas concretos. As aulas práticas visam ensinar técnicas de solução de problemas incluindo simulação de reactores.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 68,00 | ||
Avaliação distribuida | Exame | 3,00 | 75,00 | |
Projeto | Trabalho escrito | 25,00 | ||
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Participação nas aulas e realização do projeto | Frequência das aulas | ||
Total: | 0,00 |
As que estão na lei.A presença nas aulas é obrigatória.
Se os estudantes já obtiveram frequência no ano anterior a presença nas aulas não é obrigatória e a avaliação será também distribuida (exame final + projeto).
CF= p1* EF+ p2 *P; EF=Exame final , P=Projeto
p1=0.75
p2=0.25
p1+p2=100%
N/A
Um projeto será distribuído a cada estudante a meio do semestre.
Por exame
Por exame.
O exame final tem a duração de 3 horas sem consulta.