Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MIM > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Mestrado em Gestão

Dados Gerais

Código Oficial: 9295
Sigla: MIM

Diplomas

  • Mestrado em Gestão (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Gestão (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Avaliação de Empresa

2MiM01 - ECTS Dotar os alunos de conhecimentos sobre os instrumentos de análise de avaliação de empresas que permitam elaborar e apreciar de forma crítica, propostas de aquisição de negócios já existentes. Sensibilização dos participantes para as condições necessárias para que a aquisição de empresas possa acrescentar valor a uma organização, dos factores de risco que devem ser tomados em consideração e das consequências contabilísticas deste tipo de operações

Gestão de Operações e da Cadeia Logística

2MiM04 - ECTS

Este curso procura dar aos participantes uma compreensão dos fundamentos da função operações e logística nas empresas. A operação é analisada dos pontos de vista estratégico e operacional, focando a capacidade competitiva que pode gerar nas organizações. Como a integração das operações é vital nos dias de hoje, este curso irá focar igualmente sobre a gestão das cadeias de abastecimento e logística.

As operações de uma empresa, seja ela industrial ou de serviços, consistem na transformação de inputs em outputs. Com a integração da cadeia de abastecimento, as atividades de Transporte, Distribuição, Armazenamento e Localização ganham especial relevância.

Assim, a gestão das operações e da cadeia de abastecimento implica gerir tanto recursos humanos como recursos materiais. Para perceber a importância da função produção ou operações, basta atentar que grande parte, ou mesmo a maior parte, dos recursos das empresas está sob o seu controlo.

Gestão de Pessoas

2MiM05 - ECTS

(a) Desenvolver a compreensão das diferentes perspectivas teóricas da gestão das pessoas, e dos grandes desafios que têm que enfrentar enquanto gestores e enquanto colaboradores da organização.

(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão em que o 'factor humano' seja particularmente relevante, num quadro de mudanças significativas nas relações de trabalho e de grandes desafios ambientais e tecnológicos. 

Gestão Estratégica

2MiM03 - ECTS

At the end of the course each student is supposed to handle, discuss and apply the basic concepts of strategic analysis and strategic implementation.

Gestão Financeira

2MiM02 - ECTS

O objetivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, apresentando a formulação das mais importantes questões que se colocam na atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e à tomada das decisões financeiras da empresa, fundamentalmente as de investimento e de financiamento. Procurar-se-á sempre um direto apoio nos contributos da literatura teórica relevante sobre cada matéria.

O programa desenvolve-se a segundo a perspetiva do valor da empresa. Adota-se, como paradigma básico o da maximização do valor da empresa para os seus acionistas, sócios ou proprietários. Todas as questões financeiras são pois equacionadas em termos do seu potencial de criação de valor para a empresa.

O programa da disciplina aborda as questões estratégicas e estruturais da tomada de decisões financeiras, das mais importantes decisões de criação de valor

Marketing e Gestão Comercial

2MiM06 - ECTS Abordar conceitos fundamentais de marketing, estratégia de marketing e estratégia de vendas, bem como explorar o papel do marketing nas organizações.

Analítica de Negócios

2MiM08 - ECTS

Contabilidade e Controlo de Gestão

2MiM17 - ECTS

Esta unidade curricular irá explorar discussões e avanços recentes na investigação e prática na contabilidade e controlo de gestão. Atenção especial será dedicada a temas relacionados com o comportamento e gestão de custos e com a tomada de decisões a nível operacional e estratégico.

Os estudantes serão incentivados a desenvolver uma abordagem crítica sobre os tópicos da unidade curricular.

Economia Mundial

2M3E08 - ECTS A presente unidade curricular pretende dotar os estudantes de conhecimentos sobre alguns dos principais aspetos da realidade económica mundial, em constante mudança, e elevar a sua capacidade de discutir criticamente as grandes tendências atuais e antecipar cenários para a sua evolução.

Finanças Comportamentais

2MiF22 - ECTS

Over the past several decades, financial theory has been based on the assumption that investors and managers are generally rational and that the prices of securities are usually efficient. However, empirical evidence suggests that markets are not always efficient and that investors and managers are not fully rational. Behavioral finance offers a more realistic view of economic agents’ decision-making. It argues that many facts about asset prices, investor behavior, and managerial behavior are best understood using models where at least some agents are not fully rational. In particular, behavioral finance uses psychological evidence to understand financial phenomena better. This course aims to introduce students to the field of behavioral finance.

Gestão da Experiência e Foco no Cliente

2MiM22 - ECTS

Gestão da Qualidade

2MiM21 - ECTS

Gestão de Projectos

2MiM18 - ECTS

Objetivos:

  • Introduzir os projetos e a necessidade da gestão de projetos.

  • Apresentar as várias componentes do plano do projeto.

  • Apresentar os principais conceitos e técnicas de sequenciamento de projetos.

  • Apresentar os principais conceitos e técnicas de afetação e nivelamento de recursos.

  • Apresentar os principais métodos de orçamentação, bem como os principais tipos de custo.

  • Apresentar os principais conceitos relativos à monitorização e controle de um projeto, com especial relevo nos indicadores de Earned Value.

  • Apresentar os principais conceitos relativos ao encerramento e avaliação de um projeto.

Investigação em Gestão

2MiM10 - ECTS
Com esta UC os estudantes deverão ser capazes de:
  1. Compreender o que é a investigação em gestão e qual a sua utilidade para a atividade profissional do gestor
  2. Compreender e conhecer os principais métodos de investigação em gestão
  3. Compreender e caraterizar o processo de investigação em gestão (e.g. saber redigir uma proposta de investigação, conhecer e escolher o design de investigação adequado, conhecer e saber usar diversos processos de recolha de de dados)
  4. Conhecer os diversos procedimentos de análise e apresentação de resultados
  5. Conhecer e compreender os aspeticos éticos associados à investigação em gestão

Liderança e Mudança Organizacional

2MiM20 - ECTS

Marketing B2B

2MiM19 - ECTS

Negócio Internacional

2MiM09 - ECTS

Sistemas de Informação para a Gestão

2MiM07 - ECTS

-  Familiarização com os conceitos fundamentais sobre sistemas de informação para a gestão e a importância da gestão da informação.

-  Sensibilização quanto à evolução, recente e futura, do papel das tecnologias de informação nas empresas.

-  Familiarização com as principais aplicações empresariais.

Análise de Casos de Negócios

2MiM11 - ECTS

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case: 

a) identificar o(s) problema(s) em causa; 
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera; 
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor; 
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta; 
e) apresentar um plano de implementação; 
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta. 

Pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case. 


Desafio Empresa

2MiM12 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo essencial o de proporcionar aos estudantes o contacto com um projeto real, ou com um desafio relacionado com uma organização real, incentivando a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da sua formação prévia e facilitando a sua entrada no mercado de trabalho.

Dada a importância crescente das competências pessoais e sociais, pretende-se também que os estudantes desenvolvam ou reforcem a sua capacidade de trabalhar em equipa, nomeadamente de debater ideias de forma suportada e construtiva, de organizar o trabalho em equipa, gerir conflitos, e de comunicar de forma clara e atrativa. 



Ética Empresarial

2MiM13 - ECTS

Plano de Dissertação/Estágio/Projeto

2MiM15 - ECTS

Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado, projeto ou relatório de estágio.

Seminários

2MiM14 - ECTS A unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a possibilidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em casos concretos, relacionados com as diversas áreas da gestão, apresentados em seminários por oradores convidados. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de discutir criticamente assuntos relacionados com as diversas áreas da gestão, e possam assim ficar a conhecer as tendências atuais, como o mundo e a economia têm vindo a mudar, e como as organizações têm vindo a ajustar as suas estratégias e práticas de gestão a um ambiente crescentemente incerto e complexo.

Dissertação/Estágio/Projeto

2MiM16 - ECTS
Na sequência do plano de trabalho anteriormente desenvolvido, os estudantes deverão elaborar um documento final, que será avaliado por um juri independente, correspondente a uma dissertação de mestrado OU relatório de estágio curricular OU trabalho de projeto (que doravante se designará, abreviadamente, por "dissertação"), sobre temas específicos na área da Gestão.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-09-17 às 16:18:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2