Código Oficial: | 9295 |
Sigla: | MIM |
Este curso procura dar aos participantes uma compreensão dos fundamentos da função operações e logística nas empresas. A operação é analisada dos pontos de vista estratégico e operacional, focando a capacidade competitiva que pode gerar nas organizações. Como a integração das operações é vital nos dias de hoje, este curso irá focar igualmente sobre a gestão das cadeias de abastecimento e logística.
As operações de uma empresa, seja ela industrial ou de serviços, consistem na transformação de inputs em outputs. Com a integração da cadeia de abastecimento, as atividades de Transporte, Distribuição, Armazenamento e Localização ganham especial relevância.
Assim, a gestão das operações e da cadeia de abastecimento implica gerir tanto recursos humanos como recursos materiais. Para perceber a importância da função produção ou operações, basta atentar que grande parte, ou mesmo a maior parte, dos recursos das empresas está sob o seu controlo.
(a) Desenvolver a compreensão das diferentes perspectivas teóricas da gestão das pessoas, e dos grandes desafios que têm que enfrentar enquanto gestores e enquanto colaboradores da organização.
(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão em que o 'factor humano' seja particularmente relevante, num quadro de mudanças significativas nas relações de trabalho e de grandes desafios ambientais e tecnológicos.
At the end of the course each student is supposed to handle, discuss and apply the basic concepts of strategic analysis and strategic implementation.
O objetivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, apresentando a formulação das mais importantes questões que se colocam na atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e à tomada das decisões financeiras da empresa, fundamentalmente as de investimento e de financiamento. Procurar-se-á sempre um direto apoio nos contributos da literatura teórica relevante sobre cada matéria.
O programa desenvolve-se a segundo a perspetiva do valor da empresa. Adota-se, como paradigma básico o da maximização do valor da empresa para os seus acionistas, sócios ou proprietários. Todas as questões financeiras são pois equacionadas em termos do seu potencial de criação de valor para a empresa.
O programa da disciplina aborda as questões estratégicas e estruturais da tomada de decisões financeiras, das mais importantes decisões de criação de valor
Esta unidade curricular irá explorar discussões e avanços recentes na investigação e prática na contabilidade e controlo de gestão. Atenção especial será dedicada a temas relacionados com o comportamento e gestão de custos e com a tomada de decisões a nível operacional e estratégico.
Os estudantes serão incentivados a desenvolver uma abordagem crítica sobre os tópicos da unidade curricular.
Over the past several decades, financial theory has been based on the assumption that investors and managers are generally rational and that the prices of securities are usually efficient. However, empirical evidence suggests that markets are not always efficient and that investors and managers are not fully rational. Behavioral finance offers a more realistic view of economic agents’ decision-making. It argues that many facts about asset prices, investor behavior, and managerial behavior are best understood using models where at least some agents are not fully rational. In particular, behavioral finance uses psychological evidence to understand financial phenomena better. This course aims to introduce students to the field of behavioral finance.
Objetivos:
Introduzir os projetos e a necessidade da gestão de projetos.
Apresentar as várias componentes do plano do projeto.
Apresentar os principais conceitos e técnicas de sequenciamento de projetos.
Apresentar os principais conceitos e técnicas de afetação e nivelamento de recursos.
Apresentar os principais métodos de orçamentação, bem como os principais tipos de custo.
Apresentar os principais conceitos relativos à monitorização e controle de um projeto, com especial relevo nos indicadores de Earned Value.
Apresentar os principais conceitos relativos ao encerramento e avaliação de um projeto.
- Familiarização com os conceitos fundamentais sobre sistemas de informação para a gestão e a importância da gestão da informação.
- Sensibilização quanto à evolução, recente e futura, do papel das tecnologias de informação nas empresas.
- Familiarização com as principais aplicações empresariais.Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:
a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.
Esta unidade curricular tem como objetivo essencial o de proporcionar aos estudantes o contacto com um projeto real, ou com um desafio relacionado com uma organização real, incentivando a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da sua formação prévia e facilitando a sua entrada no mercado de trabalho.
Dada a importância crescente das competências pessoais e sociais, pretende-se também que os estudantes desenvolvam ou reforcem a sua capacidade de trabalhar em equipa, nomeadamente de debater ideias de forma suportada e construtiva, de organizar o trabalho em equipa, gerir conflitos, e de comunicar de forma clara e atrativa.
Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado, projeto ou relatório de estágio.