Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2MiM05
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Gestão de Pessoas

Código: 2MiM05     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 54 Plano Oficial a partir de 2021/2022 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos José Cabral Cardoso Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Carlos José Cabral Cardoso 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

(a) Desenvolver a compreensão das diferentes perspectivas teóricas da gestão das pessoas, e dos grandes desafios que têm que enfrentar enquanto gestores e enquanto colaboradores da organização.

(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão em que o 'factor humano' seja particularmente relevante, num quadro de mudanças significativas nas relações de trabalho e de grandes desafios ambientais e tecnológicos. 

Resultados de aprendizagem e competências

(1) Aprofundar a compreensão dos conceitos-chave de gestão das pessoas e examinar criticamente as diferentes perspectivas e abordagens, as suas premissas, contribuições e implicações para os resultados da organização e para o bem-estar e resultados individuais.

(2) Relacionar as práticas de gestão das pessoas com a estratégia competitiva do negócio.

(3) Examinar as mudanças associadas às novas relações de trabalho, desenvolvimentos tecnológicos, e desafios ambientais, e suas implicações para a gestão das pessoas e para a relação trabalho-vida.

(4) Examinar os factores críticos associados às principais actividades de gestão operacional de recursos humanos, e comparar as contribuições e limitações dos principais instrumentos e técnicas utilizadas nessas operações

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

(1) Relações de trabalho e gestão das pessoas nas organizações. O modelo 'gestão de recursos humanos' como paradigma dominante na gestão da força de trabalho. Variantes 'hard' e 'soft' do modelo.

(2) Gestão de pessoas e resultados. A relação entre gestão das pessoas e resultados. Percepções e atribuições de gestão de recursos humanos. As abordagens das ‘melhores práticas’ e do ‘melhor alinhamento’. Práticas inconsistentes e percepções de injustiça. 

(3) Desempenho e bem-estar. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Dimensões do bem-estar. Práticas que promovem e práticas que afectam o bem-estar.

(4) Alinhamento interno. Sistemas de recursos humanos. Segmentação da força de trabalho. Atração, recrutamento, selecção, e retenção de quadros qualificados. Acordos idiossincráticos.

(5) Gestão das pessoas e estratégia competitiva. Estratégias baseadas no mercado. Estratégias baseadas nos recursos. Competências, comportamentos e práticas de gestão alinhadas com a estratégia competitiva. Avaliação e gestão de desempenho. Práticas que promovem a inovação. 

(6) Sustentabilidade. GRH sustentável e socialmente responsável. GRH 'verde'.

(7) As novas relações de trabalho. Relação típica de emprego. Trabalho contingente e relações atípicas de trabalho subordinado. Flexibilidade. Externalização. Relações de trabalho triangulares. Intermediação da relação de trabalho. Precariedade. Pluriemprego. Trabalho independente. Plataformas digitais. Diversidade da força de trabalho. O impacto da transformação digital nas relações de trabalho e na relação trabalho-vida.

Bibliografia Obrigatória

Paauwe, J., Guest, D.E. & Wright, P.M.; HRM & performance: Achievements and challenges, John Wiley & Sons, 2013
Beardwell, J, Thompson, A.; Human resource management 8th Edition), Pearson, 2017
Boxall, P.F., & Purcell, J. (2022) ; Strategy and human resource management (5th edition), Palgrave, 2022

Bibliografia Complementar

Taylor, S. & Woodhams, C. ; Studying human resource management (3rd edition), CIPD, 2022
McDonnell, A., Carbery, R., Burgess, J & Sherman, U. ; Technologically mediated human resource management: working relationships in the gig economy, Taylor & Francis, 2023
Storey, J., Wright,P.M., & Ulrich,D.; Strategic human resource management: A research overview (2nd edition). , Routledge, 2023

Observações Bibliográficas

Sugestões de leitura “para saber mais” são indicadas nos slides.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação pelo docente dos conceitos essenciais associados a cada uma das temáticas, e referência às diferentes perspectivas e tradições presentes na literatura.

Análise e discussão de pequenos casos e exercícios. Os estudantes são incentivados a participar activamente na discussão e integrar os conceitos adquiridos na análise dos casos.

Primeiro trabalho individual, reflexão pessoal sobre as competências e aspirações de carreira.

Segundo trabalho individual, memorando e apresentação oral advogando uma melhoria nas práticas de gestão.

Trabalho de grupo (estudo empírico com trabalho de campo), com o objectivo de promover o trabalho autónomo e o pensamento crítico. Detalhes sobre os trabalhos serão indicados no início do semestre. Os trabalhos de grupo são apresentados e discutidos em aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 35,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 20,00
Prova oral 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Para ter frequência, o/a estudante deve cumprir os níveis de assiduidade estabelecidos no n.º 3, do art. 10.º, do "Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto" (número de faltas não excedendo 25% das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = teste escrito (35%) + primeiro trabalho individual (20%) + segundo trabalho individual (20%) + trabalho de grupo com estudo empírico (25%) 

Estudantes que não completem todos os trabalhos ou tenham classificação inferior a 7,5/20 valores no teste, devem realizar o exame final completo (100%).

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

A melhoria pode ser realizada repetindo o teste escrito ou fazendo o exame final completo.

No caso de repetição do teste escrito, a classificação final é obtida pela fórmula:
Classificação final = teste escrito (35%) + primeiro trabalho individual (20%) + segundo trabalho individual (20%) + trabalho de grupo com estudo empírico (25%)

Observações

n/a
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 16:29:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2