Sistemas de Informação para a Gestão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
- Familiarização com os conceitos fundamentais sobre sistemas de informação para a gestão e a importância da gestão da informação.
- Sensibilização quanto à evolução, recente e futura, do papel das tecnologias de informação nas empresas.
- Familiarização com as principais aplicações empresariais.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes estarão familiarizados com os sistemas de informação e as aplicações mais frequentemente utilizadas em contexto empresarial para medir e controlar o desempenho das organizações. Os estudantes serão capazes de compreender a arquitetura de um sistema de informação empresarial e desenhar e implementar um sistema de informação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
- Sistemas de informação para a Gestão
- Gestão da informação
- Relato de negócio e gestão do desempenho
Bibliografia Obrigatória
Efraim Turban;
Information technology for management. ISBN: 978-1-119-70290-0
Kenneth C. Laudon;
Management information systems. ISBN: 978-1-292-21175-6
Bibliografia Complementar
Sharda, R., Delen, D., & Turban, E. ; Business intelligence, analytics, and data science: a managerial perspective, Pearson, 2016
Robert S. Kaplan;
The^execution Premium. ISBN: 978-1-4221-2116-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
No final da unidade curricular, os estudantes estarão familiarizados com os sistemas de informação e as aplicações mais frequentemente utilizadas em contexto empresarial para medir e controlar o desempenho das organizações. Os estudantes serão capazes de compreender a arquitetura de um sistema de informação empresarial e desenhar e implementar um sistema de informação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
15,00 |
Trabalho escrito |
16,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Participação em aula (inclui trabalhos de grupo; os trabalhos consistem na resposta a perguntas sobre casos de estudo, realizados e entregues em sala de aula) – 30 %; Trabalho individual – 70%. A avaliação individual é composta por duas partes. A primeira parte consiste em responder às questões sobre um case study; a segunda parte é uma breve revisão da literatura.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a média ponderada das duas componentes. O trabalho individual está sujeito a uma nota minima de 7 valores.
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação decorrerá na época de recurso e tem subjacente o regime de "Avaliação por exame final".
Observações
No regime de avaliação distribuida sem exame final, os alunos com estatuto trabalhador-estudante estão dispensados da componente de avaliação "Participaçãoem aula". A classificação final é a classificação do trabalho individual (100%).