Economia Mundial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A presente unidade curricular pretende dotar os estudantes de conhecimentos sobre alguns dos principais aspetos da realidade económica mundial, em constante mudança, e elevar a sua capacidade de discutir criticamente as grandes tendências atuais e antecipar cenários para a sua evolução.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem adquirir:
- conhecimento da realidade económica do mundo contemporâneo;
- capacidade de discutir criticamente as grandes tendências atuais e antecipar cenários para a sua evolução;
- capacidade de usar esse conhecimento, em conjugação os adquiridos em outras unidades curriculares, para compreender o modo como essas tendências impactam as empresas e outras entidades e os riscos associados à respetiva atividade (local e em diferentes localizações).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conceitos e modelos básicos de:
Macroeconomia
Microeconomia
Economia International
Programa
1. Tendências de evolução da economia mundial após a 1ª Guerra Mundial: expansões e crises.
1.1. Três épocas económicas (1918-2008): "Grande Depressão", "Golden Age" e "Grande Moderação".
1.2. As crises recentes e as respostas de política económica (2008-2024): crise financeira, "Grande Recessão" e crise das dívidas soberanas; crise pandémica (Covid-19); recuperação, regresso da inflação e impacto das guerras.
2. O Estado-nação e a economia mundial:
2.1. Globalização, comércio internacional e investimento.
2.2. Vencedores/perdedores da globalização e o trilema de Rodrik.
3. Evolução dos rendimentos e desigualdade.
4. Dívida pública:
4.1. Elementos históricos, dinâmica e consequências.
4.2. Regras versus instituições.
5. Mudanças climáticas, dinâmica e políticas ambientais.
Bibliografia Obrigatória
The CORE Team; The Economy, https://www.core-econ.org, 2017
Barry Eichengreen and Ugo Panizza; Public debt: threat of opportunity? - https://www.core-econ.org/selection/public-debt-threat-or-opportunity/, Insights - The CORE Team, 2023
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas, discussão e trabalhos práticos de análise.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
65,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
44,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
8,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída:
- Classificação final mínima de 9,5 valores.
- Frequência de, pelo menos, 75% das aulas (para os trabalhadores-estudantes, obrigação apenas de participar na apresentação oral do trabalho de grupo).
- Classificação mínima de 8 valores no teste.
Exame final:
- Todos os estudantes têm acesso a esta modalidade de avaliação.
- Só é realizado na época de recurso.
- Aprovação com classificação no exame de, no mínimo, 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Avaliação distribuída: teste - 65%; trabalhos escritos e apresentação e discussão em grupos nas aulas - 35%.
Para os trabalhadores-estudantes que não cumpram o requisito da assiduidade, a classificação final será determinada por: 75% teste + 25% trabalhos de grupo.
A data do teste será definida oportunamente, sendo de notar que esta componente da avaliação distribuída poderá ser também realizada na data do exame de recurso.
- Exame final: classificação obtida no exame.
Melhoria de classificação
Possível via exame final.