Marketing B2B
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas
de Marketing em contexto Business-to-Business para desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de
gestão organizacional.
Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (. Kotlerian por exemplo) e discutir sua adequação em ambientes B2B.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
1) Identificar as especificidades do Marketing B2B vs o Marketing B2C
2) Compreender os principais elementos da abordagem de interação e como usá-los
3) Auditar a oferta da empresa e analisar o seu alinhamento com as necessidades dos clientes
4) Compreender o conceito de ciclo de vida do cliente
5) Explorar diferentes fontes de valor dos clientes
6) Compreender e identificar diferentes formas de avaliar e gerir a rentabilidade dos clientes
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
na
Programa
1. Marketing B2B e Marketing B2C
2. A abordagem de interação
3. Por que devem os clientes dançar connosco?
3.1 Oferta em B2B
3.2 Proposta de Valor
3.3 Customer centricity
4. Com que clientes devemos dançar?
4.1. Âmbito da empresa e da oferta
4.2. Ciclo de vida de relacionamento
4.3. Carteiras de Clientes
4.4. Lifetime value do cliente e fontes de valor
4.5. Análise e Gestão da rentabilidade dos clientes
Bibliografia Obrigatória
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; The Business Marketing Course – Managing in Complex Networks, 2006
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; Managing Business Relationships (2nd edition), 2003
Brennan, R., Canning, L., McDowell, R. ; Business-to-Business Marketing, Advanced Marketing Series, 2007
Murphy, J.; Converting customer value : from retention to profit, Wiley, 2006
Bibliografia Complementar
Hakansson, Ford, Gadde, Snehota and Waluszewski; Business in Networks, John Wiley & Sons Ltd, UK., 2009. ISBN: 978-0-470-74963-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas combinam a apresentação dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina com
a discussão de casos reais. Pretende-se, assim, analisar a forma como os conceitos e as
técnicas são corporizadas em diferentes contextos, tornando mais clara a sua
aplicabilidade prática.
Procura-se que os alunos compreendam e operacionalizem os conceitos teóricos e a sua
aderência à realidade através da participação nas discussões dos casos práticos. Assim,
as aulas combinam, essencialmente, duas metodologias:
Exposições: apresentação e conceitos, metodologias e técnicas ilustrados com
aplicações práticas dos mesmos
Casos práticos: análise de situações concretas tendo em vista a discussão participada
das mesmas e o desenvolvimento da capacidade de decisão nesta área.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
0,00 |
Exame |
0,00 |
Prova oral |
0,00 |
Teste |
55,00 |
Trabalho de campo |
45,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Trabalho laboratorial |
0,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
0,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Elaboração de projeto |
0,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
0,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Realização de Estágio |
0,00 |
Trabalho de campo |
18,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Trabalho laboratorial |
0,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem participar nas sessões de apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA:
Teste: 55%
Trabalho de grupo: 45%
A aprovação na disciplina obriga a uma nota mínima de 7 valores no trabalho de grupo e no teste.
A nota final pode ser majorada aé ao máximo de um valor de acordo com a participação nas aulas.
A participação na apresentação e discussão do trabalho de grupo é obrigatória. A não participação implica uma penalização de 10% na nota do trabalho de grupo.
A avaliação inclui uma componente de avaliação intragrupo.
AVALIAÇÃO POR EXAME:
A disciplina não tem exame na época normal.
100% exame de recurso
Trabalho de estágio/projeto
na
Avaliação especial (TE, DA, ...)
na
Melhoria de classificação
Exame na época de recurso.
As classificações do trabalho de grupo e da participação nas aulas não são consideradas neste caso.
Observações
na