Código Oficial: | 6452 |
Sigla: | M:EFQ |
O primeiro objetivo desta unidade cuirricular é o de reconhecer a astronomia como uma área científica cujo desenvolvimento histórico muito contribuiu e despoletou o desenvolvimento científico. Outro objetivos são os de descrever os principais constituintes do Universo, como funcionam e como se organizam e de dar um visão da astronomia atual e dos principais desenvolvimentos futuros desta área.
A UC, “Desenvolvimento Currícular e Avaliação”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica face ao exercicio de "ser professor". Neste sentido, os objetivos da UC são:
Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área do currículo e da avaliação;
- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre diretrizes curriculares e sobre a avaliação da aprendizagem no Sistema Educativo Português
- Problematizar o papel a educação, da escola e do professor à luz de diferentes perspetivas teóricas
- Confrontar diferentes perspetivas sobre a avaliação na sua relação com concepções de curriculo e papeis do professor
-Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profisisonalidade docente ancorada em principios de justiça curricular
• Estar preparado, ao nível pedagógico-didático, para o exercício da prática docente em Física no Ensino Básico.
• Analisar as potencialidades da epistemologia da ciência no Ensino e na aprendizagem da Física.
• Implementar a Resolução de Problemas como estratégia de ensino da Física, quer a nível teórico, quer a nível laboratorial.
• Discutir a abordagem de conceitos físicos no âmbito dos Programas do Ensino Básico.
• Planificar atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, ao nível do Ensino Básico.
• Dominar o conteúdo conceptual e processual do Programa de Física do Ensino Básico.
• Planificar atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, de acordo com os resultados da investigação didática.
Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a unidade curricular de Didática da Química I pretende capacitar os estudantes, futuros professores, para realizar o planeamento de longo e médio prazo de sequências didáticas que, para além de atenderem aos documentos oficiais do Ministério da Educação, têm que considerar os processos e os resultados apresentados em artigos de investigação na área da química educacional, privilegiar o desenvolvimento de trabalho experimental (considerando o desenvolvimento de processos e atitudes científicas) e de material de apoio às aulas, bem como esboçar instrumentos de diagnóstico e avaliação da aprendizagem dos seus alunos.
Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.
Conhecer os diversos órgãos e respetivas competências, nos diferentes níveis de organização dos estabelecimentos de ensino.
Reconhecer as variáveis organizacionais da educação nos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrever as principais finalidades e funções da escola como organização.
Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.
Conhecer a organização da sala de aula como fator ativo do currículo de ciências
Compreender a complexidade dos processos de bullying, indisciplina e violência inerentes ao desenvolvimento organizacional da escola
Reconhecer a importância do perfil do aluno, do estatuto do aluno e da ética escolar.
Contribuir para o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento dos jovens e dos adultos como um processo histórico-social resultante da interacção entre o indivíduo e os seus contextos de vida;
Promover capacidades de análise das principais tarefas e transições desenvolvimentais na adolescência; e
Estimular a reflexão sobre as implicações relevantes para a relação educativa e o trabalho pedagógico.
• Preparar, ao nível pedagógico-didático, os futuros docentes de Física do Ensino Secundário.
• Analisar as potencialidades da epistemologia da ciência no Ensino e na aprendizagem da Física.
• Implementar a Resolução de Problemas como estratégia de ensino da Física, quer a nível teórico como a nível laboratorial.
• Discutir a abordagem de conceitos físicos no âmbito dos Programas do Ensino Secundário.
• Planificar atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, ao nível do Ensino Secundário, de acordo com os resultados da investigação didática.
No âmbito do “Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, conferente de habilitação para a docência, a unidade curricular “Didática da Química II” pretende criar um espaço para aprofundar a problematização e análise crítica das finalidades e das formas de desenvolvimento da Educação em Química, visando criar os alicerces para uma prática pedagógica promotora da literacia científica e do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Intenta-se, assim, potenciar o desenvolvimento do conhecimento didático específico de Química, através da criação, desenvolvimento e avaliação de experiências educativas (cenários de aprendizagem, recursos didáticos e atividades práticas e laboratoriais), em contexto formal e não-formal, centradas em aspetos processuais e epistemológicos da Ciência, e que visam um ensino reflexivo, contextualizado e orientado para a investigação. Na unidade curricular “Didática da Química II”, procura-se contribuir para aproximar a forma como se ensina nas escolas, as propostas curriculares e a investigação em educação.
Aprofundar os conhecimentos de física adquiridos na licenciatura segundo a abordagem que consistirá na articulação das componentes:
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das ideias em ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.
Preparar adequadamente os futuros professores para a prática letiva nos ensinos Básico e Secundário, em
Física e Química, tanto ao nível científico como pedagógico.
Módulo I
-Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceito de desenvolvimento sustentávle e geoética.
-Abordar as potencialidades de comportamentos individuais que contribuem para resolver problemas globais.
-Compreender a importância da dimensão (geo)ética associada à educação para o desenvolvimento sustentável e para uma cidadania global.
-Ser capaz de realizar propostas educativas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário apoiadas no ensino baseado em casos
Modulo II
- Compreender o desenvolvimento (in)sustentável do planeta e do país e conhecer formas de minimizar os problemas abordados.
-Ter uma visão dos impactos globais que afetam a interação entre ambiente e o ser humano, relativos à utilização de energias baseadas em combistivies fósseis e possiveis mitigações. Utilização alternativa de energias renováveis.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em casos).
Modulo III
- Ensinar aos estudantes os conceitos fundamentais de Química Verde.
- Relacionar o papel da Química e da Engenharia Química na persecução do desenvolvimento de uma cultura industrial que tenha em conta a Sustentabilidade.
- -Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em casos).
Módulo IV
- Sensibilizar os alunos para Ecossistemas Urbanos.
- Conhecer alguns impactos ambientais resultantes da intervenção do ser humano na natureza.
- Saber alguns aspetos da exploração sustentável dos recursos ecológicos.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em casos).
BLOCO 1 - Consolidar
BLOCO 2 - Promover nos estudantes desta UC a capacidade de