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Organização Escolar

Código: FEG4014     Sigla: FEG4014

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EBG 8 Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 1 - 3 21 81
M:EFQ 11 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 3 21 81
M:ENSM 12 Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016. 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.

Conhecer os diversos órgãos e respetivas competências, nos diferentes níveis de organização dos estabelecimentos de ensino.

Reconhecer as variáveis organizacionais da educação nos processos de ensino e de aprendizagem.

Descrever as principais finalidades e funções da escola como organização.

Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.

Conhecer a organização da sala de aula como fator ativo do currículo de ciências

Compreender a complexidade dos processos de bullying, indisciplina e violência inerentes ao desenvolvimento organizacional da escola

Reconhecer a importância do perfil do aluno, do estatuto do aluno e da ética escolar.

Resultados de aprendizagem e competências


A metodologia de ensino centrada no estudante e apoiada em diversas estratégias permite que o estudante se familiarize com o sistema educativo português e com a especificidade da organização escolar. O convite de um palestrante professor de ciências ou especialista em gestão escolar e a pesquisa sobre a organização escolar proporcionará aos estudantes uma melhor compreensão da realidade, da gestão e administração escolar, do funcionamento da sala de aula, nomeadamente da sala de aula de ciência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. INTRODUÇÃO: enquadramento geral, objetivos e avaliação da UC.


 



  1. O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS


 


1.1. Origem e evolução da escola portuguesa


1.2. Organização do sistema educativo português - Perspetivas jurídicas, normativas e legais


1.3. Órgãos de administração da escola ou agrupamento - Competências e modo de funcionamento; Documentos Estruturantes: Projeto educativo e regulamento interno


1.4 A Administração e Gestão Democrática da Escola: Autonomia e Descentralização


 



  1. A ESCOLA: UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA E ESPECÍFICA


 


2.1. Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas


2.2. As Organizações Educativas e a Escola como Organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola


2.3 Modelos: Burocrático, Político, Ambiguidade e Cultural


2.4 Clima e cultura da escola


 



  1. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR


 


3.1 Administração Educacional em Portugal - Ensino e Investigação


3.2 Políticas Públicas, Democracia e Autonomia Escolar

3.3 Processos Comunicacionais e Relacionais na Escola: cidadania e desenvolvimento, ensino e aprendizagem em ciências e fenómenos de bullying e violência escolar


 

Bibliografia Obrigatória

Barroso, João; A Escola Pública, Regulação, Desregulação, Privatização, Asa., 2003
Brunsson, Nils; A Organização da Hipocrisia., Asa, 2006
Ferreira, Elisabete; (D)Enunciar a Autonomia, Prémio SPCE 2011, Porto Editora, 2012
Correia, José Alberto; Para uma Teoria Crítica em Educação, Porto Editora, 1998
Lima, Licínio; Compreender a Escola – Perspectivas de Análise Organizacional, Asa, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia de ensino apoiada na diversidade estratégica com exposições suportadas em apresentações PowerPoint, intervaladas com discussão e diálogo e uma componente mais prática de desenvolvimento autónomo de pesquisa e reflexão. Será, ainda, promovida a participação ativa dos estudantes na apresentação e discussão da pesquisa e dos conteúdos.


30% Reflexão individual/Narrativa de Aprendizagens (realizada no período de exames)
70% Apresentação de tema e problemática de pesquisa subordinados aos conteúdos da UC e realizado em grupo e dinamizado em aula. Participação ativa e quotidiana nas aulas.

A realização dos trabalhos escritos, deverão seguir as regras de formatação de trabalhos científicos indicadas pela APA – American Psychological Association format (6th Edition). Normas disponíveis em:

 http://umclibrary.crk.umn.edu/apa6thedition.pdf

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 40,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade. Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho Individual - Reflexão sobre as Aprendizagens/ Narrativa Individual 30%
Trabalho de Grupo e Participação nas Aulas 70%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as leis e estatutos especiais.

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação por Exame.
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