Código: | FEG4014 | Sigla: | FEG4014 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EBG | 8 | Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
M:EFQ | 11 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
M:ENSM | 12 | Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016. | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.
Conhecer os diversos órgãos e respetivas competências, nos diferentes níveis de organização dos estabelecimentos de ensino.
Reconhecer as variáveis organizacionais da educação nos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrever as principais finalidades e funções da escola como organização.
Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.
Conhecer a organização da sala de aula como fator ativo do currículo de ciências
Compreender a complexidade dos processos de bullying, indisciplina e violência inerentes ao desenvolvimento organizacional da escola
Reconhecer a importância do perfil do aluno, do estatuto do aluno e da ética escolar.
1.1. Origem e evolução da escola portuguesa
1.2. Organização do sistema educativo português - Perspetivas jurídicas, normativas e legais
1.3. Órgãos de administração da escola ou agrupamento - Competências e modo de funcionamento; Documentos Estruturantes: Projeto educativo e regulamento interno
1.4 A Administração e Gestão Democrática da Escola: Autonomia e Descentralização
2.1. Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas
2.2. As Organizações Educativas e a Escola como Organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola
2.3 Modelos: Burocrático, Político, Ambiguidade e Cultural
2.4 Clima e cultura da escola
3.1 Administração Educacional em Portugal - Ensino e Investigação
3.2 Políticas Públicas, Democracia e Autonomia Escolar
3.3 Processos Comunicacionais e Relacionais na Escola: cidadania e desenvolvimento, ensino e aprendizagem em ciências e fenómenos de bullying e violência escolar
Metodologia de ensino apoiada na diversidade estratégica com exposições suportadas em apresentações PowerPoint, intervaladas com discussão e diálogo e uma componente mais prática de desenvolvimento autónomo de pesquisa e reflexão. Será, ainda, promovida a participação ativa dos estudantes na apresentação e discussão da pesquisa e dos conteúdos.
30% Reflexão individual/Narrativa de Aprendizagens (realizada no período de exames)
70% Apresentação de tema e problemática de pesquisa subordinados aos conteúdos da UC e realizado em grupo e dinamizado em aula. Participação ativa e quotidiana nas aulas.
A realização dos trabalhos escritos, deverão seguir as regras de formatação de trabalhos científicos indicadas pela APA – American Psychological Association format (6th Edition). Normas disponíveis em:
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Teste | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |