Código: | F4038 | Sigla: | F4038 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3014 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:EFQ | 0 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
BLOCO 1 - Consolidar
BLOCO 2 - Promover nos estudantes desta UC a capacidade de
Após aprovação nesta unidade curricular, o(a) estudante deverá ser capaz de:
- identificar os conteúdos de Física subjacentes a uma atividade experimental;
- planificar e montar uma atividade experimental a partir de uma questão-problema;
- explorar experimentalmente conceitos físicos;
- selecionar convenientemente o equipamento necessário para uma atividade experimental;
- saber usar sensores e interfaces em atividades experimentais;
- registar dados experimentais com unidades físicas, algarismos significativos e incertezas associadas;
- sistematizar a apresentação de dados experimentais em tabelas e gráficos;
- analisar adequadamente dados experimentais
- adotar uma atitude crítica na análise e interpretação de resultados experimentais;
Dada a diversidade de formação inicial destes estudantes, e para evitar repetição de trabalhos e/ou conteúdos já explorados no primeiro ciclo, os trabalhos a efetuar, montar e estruturar serão definidos na primeira aula, após consulta do percurso prévio dos estudantes.
A priori, as áreas de Física em que se insere o trabalho laboratorial nesta UC serão Física Clássica (Ótica, eventualmente Mecânica e dando-se particular ênfase a Eletromagnetismo) e Física Moderna.
Pretende-se ainda assegurar a eficiência na manipulação de instrumentação útil na sua atividade docente (osciloscópio, sensores, fontes de alimentação, osciladores, etc).
Associado ao BLOCO 1:
Realizar um pequeno conjunto de trabalhos práticos, com o intuito de consolidar as técnicas de análise de dados associadas à realização experimental, tanto de índole gráfica como estatística (teoria de erros). Os estudantes deverão apresentar um registo de laboratório sobre esta atividade.
Associado ao BLOCO 2:
Realização de um a dois projetos numa ou mais áreas da Física das referidas acima e propostas pela(o) docente, em que os estudantes terão disponibilizado material suficiente para a elaboração e montagem de experiências laboratoriais e com as quais não tiveram contacto prévio.
Neste bloco 2, os estudantes deverão:
BLOCO 1
Cada aula prática contempla
BLOCO 2
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Condições de Frequência
Para obter frequência, o estudante deverá:
- não exceder em faltas 1/4 das aulas lecionadas;
- registar em caderno a análise de, no mínimo, 2/3 dos trabalhos relativos ao BLOCO 1;
- Apresentar um projeto de uma atividade experimental (BLOCO 2)Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Elaboração de projeto | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Para obter frequência, o estudante deverá:
- não exceder em faltas 1/4 das aulas lecionadas;
- registar em caderno a análise de, no mínimo, 2/3 dos trabalhos relativos ao BLOCO 1;
- Apresentar um projeto de uma atividade experimental (BLOCO 2)
A avaliação nesta unidade curricular é feita com base em dois itens:
- Trabalho laboratorial (50%) (Avaliação do desempenho durante as aulas práticas, 15%, e caderno de registo do trabalho laboratorial, incluindo a análise de dados, 35%)
- Apresentação e conteúdo do projeto (50%)
A nota mínima de cada item de avaliação é 8.0 valores.