Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > FEG4007
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

História da Ciência e da Tecnologia

Código: FEG4007     Sigla: FEG4007

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EFQ 10 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 6 42 162
M:ENSM 12 Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016. 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-03-06.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das ideias em ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.

Resultados de aprendizagem e competências

1- Compreender que a ciência reflete a sua história e é um empreendimento em permanente mudança.
2- Interpretar alguns eventos relevantes ao longo da história que tenham projeção no ensino e na divulgação das ciências.
3- Integrar na contemporaneidade factos importantes da história das ideias em ciência.
4- Conhecer "os Problemas da ciência", em particular nas áreas da Astronomia, Biologia, Ciência de Computadores, Geologia, Física, Matemática e Química.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Considerações gerais sobre as origens da Astronomia e Cosmologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Astronomia
- A Astronomia antes e depois de Galileu
- Alguns marcos relevantes da História da Biologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Biologia
- A biologia do século XX e do século XXI
- A pré-historia de Computação
- A origem da Ciência de Computadores
- Ideias que moldaram a sociedade de informação
- Considerações sobre a História da Física e sobre o Método Científico
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Física
- A física do século XX e a física do século XXI
- Alguns marcos relevantes da História da Geologia
- Notas sobre a epistemologia da Geologia
- Ideias da Geologia em contexto de ensino e divulgação
- Matemática elementar
- A evolução do rigor em Matemática.
- A Matemática enquanto fenómeno cultural
- Alguns marcos relevantes da História da Química
- Notas sobre a epistemologia da Química
- Ideias da Química em contexto de ensino e divulgação

Bibliografia Obrigatória

R. Hoffmand, C. Djerassi; Oxigénio, Editora UP, Porto, 2005. ISBN: ISBN: 972–8025–42-4
Katz Victor J.; A history of mathematics. ISBN: 0-673-38039-4
Estrada Maria Fernanda; História da matemática. ISBN: 972-674-315-X
J. D. Partington; A Short History of Chemistry, Dover Publications, Inc., New York, 1989. ISBN: ISBN 0-486-65977-1
Bertolami Orfeu; O Livro das Escolhas Cósmicas, Gradiva, 2006
Weinberg Steven; To Explain the World, Allen Lane, 2015
Smith Alan G.R.; A Revolução Científica , Editorial Verbo, 1972
Bertolami Orfeu, Couto Helena et al.; Do Big Bang ao Homem, U. Porto Edições, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas nos diversos módulos favorecem o diálogo e a interação com os estudantes, a par da disponibilização de informação relevante na área da história das ideias em ciência. As abordagens são não sistematicamente aprofundadas mas a bibliografia associada permite verticalizações ulteriores, conforme o perfil de cada estudante.

Os estudantes serão convidados a realizar trabalho, numa só componente cientifica à sua escolha, e que terão que ser apresentados oralmente.

Poderão realizar-se sinergias de contextos na universidade do Porto e na cidade, com algumas das aulas a coincidirem com conferências abertas a toda a comunidade.e teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 42,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes devem realizar e obter aprovação no trabalho escrito e frequentar pelo menos metade das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Entrega e apresentação do trabalho escrito.

A avaliação resultará da média ponderada da classificação atribuída  por um regente da UC e pelo docente da componente especifica do trabalho entregue (a componente especifica deve ser identificada pelo estudante na introdução do trabalho).

A avaliação foca-se nos seguintes parâmetros: a) organização do texto; b) clareza e correção na escrita; c) fundamentação das ideias no texto; d) capacidade de síntese.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhadores estudantes (TE)

Os TE devem contactar o docente do módulo que pretendem usar para realizar o seu trabalho para serem agendados encontros periódicos para decisão do tema do trabalho e orientação do mesmo.

--

Observações

Bibliografia
Bernardette Bensaude-Vincent & Isabelle Stengers (1992). História da química. Lisboa : Instituto Piaget.
Bertolami, O. (2006). O livro das escolhas cósmicas. Lisboa: Gradiva.
Bertolami, O., & Couto, H. (Eds.) (2016). Do Big Bang ao Homem. Porto: Edições UP. Doxiadis, A., & Papadimitrou, C. (2009). Logicomix: an epic search for truth. New York: Bloomsbury.
Carvalho, J. P. (2000). Uma odisseia no tempo - Introdução à história da astronomia. Porto: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Katz, V. J. (2008). A History of mathematics (3rd ed.). Edinburgh: Pearson.
Nagel, E., & Newman, J. R. (2001). Godel's proof. New York: New York University Press. Nappi, C. (2013). The Global and Beyond: Adventures in the Local Historiographies of Science. Isis, 104(1), 102-10.
Cotardière, P. (Ed.) (2015). História das ciências. Da antiguidade aos nossos dias: Vol. 3. Ciências da terra - Ciências da Vida. Lisboa: Edições texto & grafia.
Vasconcelos, C., Almeida, A. & Barros, A. (2013). Ensenãnza de la Deriva Continental: Epistemological and Historial contribuciones. Journal of Science Education, 14(1), 32-36.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 21:29:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias