Código: | FEG4007 | Sigla: | FEG4007 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:EFQ | 10 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:ENSM | 12 | Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016. | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das ideias em ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.
1- Compreender que a ciência reflete a sua história e é um empreendimento em permanente mudança.
2- Interpretar alguns eventos relevantes ao longo da história que tenham projeção no ensino e na divulgação das ciências.
3- Integrar na contemporaneidade factos importantes da história das ideias em ciência.
4- Conhecer "os Problemas da ciência", em particular nas áreas da Astronomia, Biologia, Ciência de Computadores, Geologia, Física, Matemática e Química.
- Considerações gerais sobre as origens da Astronomia e Cosmologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Astronomia
- A Astronomia antes e depois de Galileu
- Alguns marcos relevantes da História da Biologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Biologia
- A biologia do século XX e do século XXI
- A pré-historia de Computação
- A origem da Ciência de Computadores
- Ideias que moldaram a sociedade de informação
- Considerações sobre a História da Física e sobre o Método Científico
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Física
- A física do século XX e a física do século XXI
- Alguns marcos relevantes da História da Geologia
- Notas sobre a epistemologia da Geologia
- Ideias da Geologia em contexto de ensino e divulgação
- Matemática elementar
- A evolução do rigor em Matemática.
- A Matemática enquanto fenómeno cultural
- Alguns marcos relevantes da História da Química
- Notas sobre a epistemologia da Química
- Ideias da Química em contexto de ensino e divulgação
As aulas nos diversos módulos favorecem o diálogo e a interação com os estudantes, a par da disponibilização de informação relevante na área da história das ideias em ciência. As abordagens são não sistematicamente aprofundadas mas a bibliografia associada permite verticalizações ulteriores, conforme o perfil de cada estudante.
Os estudantes serão convidados a realizar trabalho, numa só componente cientifica à sua escolha, e que terão que ser apresentados oralmente.
Poderão realizar-se sinergias de contextos na universidade do Porto e na cidade, com algumas das aulas a coincidirem com conferências abertas a toda a comunidade.e teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 64,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Para obtenção de frequência os estudantes devem realizar e obter aprovação no trabalho escrito e frequentar pelo menos metade das aulas.
Entrega e apresentação do trabalho escrito.
A avaliação resultará da média ponderada da classificação atribuída por um regente da UC e pelo docente da componente especifica do trabalho entregue (a componente especifica deve ser identificada pelo estudante na introdução do trabalho).
A avaliação foca-se nos seguintes parâmetros: a) organização do texto; b) clareza e correção na escrita; c) fundamentação das ideias no texto; d) capacidade de síntese.
Trabalhadores estudantes (TE)
Os TE devem contactar o docente do módulo que pretendem usar para realizar o seu trabalho para serem agendados encontros periódicos para decisão do tema do trabalho e orientação do mesmo.