Código: | FEG4013 | Sigla: | FEG4013 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EBG | 7 | Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
M:EFQ | 12 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
M:ENSM | 13 | Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016. | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
A UC, “Desenvolvimento Currícular e Avaliação”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica face ao exercicio de "ser professor". Neste sentido, os objetivos da UC são:
Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área do currículo e da avaliação;
- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre diretrizes curriculares e sobre a avaliação da aprendizagem no Sistema Educativo Português
- Problematizar o papel a educação, da escola e do professor à luz de diferentes perspetivas teóricas
- Confrontar diferentes perspetivas sobre a avaliação na sua relação com concepções de curriculo e papeis do professor
-Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profisisonalidade docente ancorada em principios de justiça curricular
- Domínio de conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação, do currículo e da avaliação;
- Construção de um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo , a avaliação e o papleldo professor no Sistema Educativo Português;
-Problematização do papel do professor e dos processo de avaliação da aprendizagem dos alunos
-Análise crítica de temas relacionados com a profissionalidade docente
1.A educação no Sistema Educativo Português (SEP) – organização e princípios
* Conceções de educação na sua relação com os quatro pilares para educação para o século XX e com o alargamento da escolaridade obrigatório
2.O Currículo: conceitos e perspetivas
3. O currículo para o século XX e desafios que se colocam à educação escolar
4.O direito de todos à educação e os desafios que se colocam à escola nas sociedades atuais
*O currículo e a diversidade sociocultural e modos de atenção ao multiculturalismo
5. Modelos de organização do currículo: a organização do currículo na lógica da colecção/integração
6.O papel do/a docente na construção da mudança educacional: desafios curriculares e possibilidades de ação
7.Projetos Educativos de escola /agrupamento e a construção da autonomia escolar
8. A avaliação da aprendizagem: conceitos e perspectivas
* A opção por uma avaliação formativa e formadora e estratégias a adotarOs constrangimentos da pandemia obrigam à diversificação dos métodos entre atividades presenciais e online.
Exposição dialogada
Debate
Trabalho de grupo
estudo de um tema e sua de apresentação pelos estudantes
Orientação tutorial
Avaliação das aprendizagens
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 22,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 81,00 |
O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamneto de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas efetivamente realizadas.
Estudo de um tema e sua apresentação à turma, com estratégia pedagógica de debate e texto de apoio à apresentação - trabalho de grupo – Ponderação 50% (30% para a apresentação + 20% para a dinamizaçaõ do debate).
Realização de um síntese final, individual- 50%.
Todas as componentes de avaliação têm de obter nota positiva para serem consideradas na poderação da classificação final.