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Desenvolvimento Curricular e Avaliação

Código: FEG4013     Sigla: FEG4013

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EBG 7 Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 1 - 3 21 81
M:EFQ 12 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 3 21 81
M:ENSM 13 Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016. 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC, “Desenvolvimento Currícular e Avaliação”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica face ao exercicio de "ser professor". Neste sentido, os objetivos da UC são:

Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área do currículo e da avaliação;

- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre diretrizes curriculares e sobre a avaliação da aprendizagem no Sistema Educativo Português

- Problematizar o papel a educação, da escola e do professor à luz de diferentes perspetivas teóricas

- Confrontar diferentes perspetivas sobre a avaliação na sua relação com concepções de curriculo e papeis do professor

-Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profisisonalidade docente ancorada em principios de justiça curricular

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que esta UC contribua para que os estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam competências ao nível de:

- Domínio de conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação, do currículo e da avaliação;




- Construção de um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo , a avaliação e o papleldo professor no Sistema Educativo Português;


-Problematização do papel do professor  e dos processo de avaliação da aprendizagem dos alunos

-Análise crítica de temas relacionados com a profissionalidade docente

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não Aplicável

Programa

1.A educação no Sistema Educativo Português (SEP) – organização e princípios

 * Conceções de educação na sua relação com os quatro pilares para educação para o século XX  e com o alargamento da escolaridade obrigatório

2.O Currículo: conceitos e perspetivas


3. O currículo para o século XX e desafios que se colocam à educação escolar

4.O direito de todos à educação e os desafios que se colocam à escola nas sociedades atuais

*O currículo e a diversidade sociocultural e modos de atenção ao multiculturalismo

5. Modelos de organização do currículo:  a organização do currículo na lógica da colecção/integração

6.O papel do/a docente na construção da mudança educacional: desafios curriculares e possibilidades de ação

 7.Projetos Educativos de escola /agrupamento e a construção da autonomia escolar

 8. A avaliação da aprendizagem: conceitos e perspectivas

* A opção por uma avaliação formativa e formadora e estratégias a adotar

 

Bibliografia Obrigatória

.DELORS, Jaques e al. ; “Os quatro pilares da educação”, in Educação um tesouro a descobrir, , -Ed. ASA, Cap. 4, pp. 77-88. C, 1996
GIMENO SACRISTÁN, José . ; A educação obrigatória e o optimismo em relação ao progresso”, in A educação obrigatória: seu sentido educativo e social,, Porto Alegre: Ed. Artmed, pp. 49-55-107., 2000
Sacristán, Gimeno ; O que significa o currículo?, Valencia. universidade de Valência, 2011
. Leite, C. (2010); Desafios que se colocam à escola portuguesa, in Conferência “Que currículo para o Século XXI?”, in Assembleia da República, 22-28.
LEITE, Carlinda .; “O lugar da escola e do currículo na construção de uma educação intercultural”, in AAVV Ênfases e omissões no currículo,, S. Paulo: Papirus Editora, pp. 45-64. , 2001
Zabala, Antoni ; A organização de conteúdos”in A prática educativa. Como ensinar. , Porto Alegre: ARTMED, pp. 139-166 , 1998
Leite e Fernandes (2010).; Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? in Revista Educação, in Revista Educação, Vol.33 nº 3, pp.198-204
Fernandes, Domingos ; ara uma teoria da Avaliação Formativa., Revista Portuguesa da Educação, 19(2) pp. 21-50., 2006
Marinho, P.; Leite, C & Fernandes, ; A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”,, Estudos em Avaliação educacional v. 24, n. 55. Fundação Carlos Chagas, pp. 304-334, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os constrangimentos da pandemia obrigam à diversificação dos métodos entre atividades presenciais e online.

Exposição dialogada

Debate

Trabalho de grupo

estudo de um tema e sua de apresentação pelos estudantes

Orientação tutorial

Avaliação das aprendizagens

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamneto de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas efetivamente realizadas.




Fórmula de cálculo da classificação final

Estudo de um tema e sua apresentação à turma, com estratégia pedagógica de debate e texto de apoio à apresentação - trabalho de grupo – Ponderação 50% (30% para a apresentação + 20% para a dinamizaçaõ do debate).

Realização de um síntese final, individual- 50%.

Todas as componentes de avaliação têm de obter nota positiva para serem consideradas na poderação da classificação final. 

Provas e trabalhos especiais

Não Aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não Aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da uc realizarão uma prova especial de caráter  presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da uc. Para o efeito deverão contactar a docente responsável no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final realiza-se segundo os termos previstos na lei e através da reformulação da síntese crítica/trabalho final/diário de aula.

Observações

Não aplicável
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