Código: | F4037 | Sigla: | F4037 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EFQ | 11 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
O primeiro objetivo desta unidade cuirricular é o de reconhecer a astronomia como uma área científica cujo desenvolvimento histórico muito contribuiu e despoletou o desenvolvimento científico. Outro objetivos são os de descrever os principais constituintes do Universo, como funcionam e como se organizam e de dar um visão da astronomia atual e dos principais desenvolvimentos futuros desta área.
1- Reconhecer a importância civilizacional da astronomia
2- Reconhecer o corte espistemológico inciado pelo modelo da Copérnico e pelas leis de Kepler e a importância decisiva da "batalha" travada até Galileu para o nascimento de ciência moderna
3- Reconhecer a importância da invenção do telescópio no séc. XVII e o uso de observatórios espaciais após a 2ª Geurra Mundial, como motores do desenvolvimento científico e cruciais para o nascimento da astrofísica
4- Identificar os diferentes tipos de objectos astronómicos, compreender a forma como funcionam e se organizam
5- Identificar as questões mais importantes da cosmologia atual
6- Reconhecer a importância da descoberta do primeiro planeta fora do sistema solar e identificar os métodos usados para os descobrir
7- Ser capaz de integrar conceitos de astronomia nos programas curriculares dos ensinos básico e secundário
8- Saber usar um telescópio e participar em experiências "hands-on"
9- Desenvolver aptidões de trabalho em equipa em particular no planeamento de uma atividade de astronomia nas escolas
1- Da astronomia pré-histórica até Copérnico
2- A revolução coperniciana e kepleriana e a importância da invenção do telescópio
3- O nascimento da astrofísica
4- Conceitos fundamentais em astronomia esférica
5- O nosso sistema solar. Os exoplanetas e outros sistemas planetários
6- Telescópios e instrumentação em astronomia
7- Estrelas: estrutura interna, formação, evolução, enxames de estrelas
8- A Via Láctea e outras galáxias
9- A nova “cosmologia”
10- O futuro da astronomia
11- Síntese de transporte pedagógico das temáticas de astronomia
Os programas curriculares dos ensinos básico e secundário e a astronomia: exemplos e aplicações
12- A utilização de telescópios e de laboratórios "hands-on" de astronomia para ilustração de conceitos básicos
Método expositivo para a parte teórica, resolução de problemas e discussão de temáticas na componente prática. Será também promovido o contacto directo dos alunos com telescópios de uso amador e com experiências “hands-on” em astronomia.
Prevê-se na sua componente prática a visita ao planetário do Porto e aos laboratórios “hands-on” do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Tem frequência à disciplina o aluno que não faltar a mais de 1/4 das aulas teorico-praticas previstas.
Avaliação distribuída
Nota final = 25% da Nota do trabalho 1 e da sua apresentação + 25% da Nota do trabalho 2 e da sua apresentação + 50% da Nota do teste de avaliação (a realizar na data do exame da época normal).
Nota mínima de 35% no teste de avaliação.
A Nota final será a nota da época normal.
Se o aluno não tiver obtido aprovação, poderá usar a época de recurso para tal efeito. Nesse caso, o exame será usado como alternativa à componente do teste, contando apenas para 50% da nota final.
Os alunos com estatuto especial, em particular estudantes-trabalhadores estarão sujeitos a uma avaliação igual à dos restantes alunos.
Não é permitido a melhoria das notas de qualquer um dos 2 trabalhos.
A melhoria da componente de teste pode ser feita através do exame de recurso que conta apenas para 50% da nota final.