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Astronomia para o Ensino

Código: F4037     Sigla: F4037

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EFQ 11 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O primeiro objetivo desta unidade cuirricular é o de reconhecer a astronomia como uma área científica cujo desenvolvimento histórico muito contribuiu e despoletou o desenvolvimento científico. Outro objetivos são os de descrever os principais constituintes do Universo, como funcionam e como se organizam e de dar um visão da astronomia atual e dos principais desenvolvimentos futuros desta área. 

Resultados de aprendizagem e competências

1- Reconhecer a importância civilizacional da astronomia
2- Reconhecer o corte espistemológico inciado pelo modelo da Copérnico e pelas leis de Kepler e a importância decisiva da "batalha" travada até Galileu para o nascimento de ciência moderna
3- Reconhecer a importância da invenção do telescópio no séc. XVII e o uso de observatórios espaciais após a 2ª Geurra Mundial, como motores do desenvolvimento científico e cruciais para o nascimento da astrofísica
4- Identificar os diferentes tipos de objectos astronómicos, compreender a forma como funcionam e se organizam
5- Identificar as questões mais importantes da cosmologia atual
6- Reconhecer a importância da descoberta do primeiro planeta fora do sistema solar e identificar os métodos usados para os descobrir
7- Ser capaz de integrar conceitos de astronomia nos programas curriculares dos ensinos básico e secundário
8- Saber usar um telescópio e participar em experiências "hands-on"
9- Desenvolver aptidões de trabalho em equipa em particular no planeamento de uma atividade de astronomia nas escolas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1-    Da astronomia pré-histórica até Copérnico
2-    A revolução coperniciana e kepleriana e a importância da invenção do telescópio
3-    O nascimento da astrofísica
4-    Conceitos fundamentais em astronomia esférica
5-    O nosso sistema solar. Os exoplanetas e outros sistemas planetários
6-    Telescópios e instrumentação em astronomia
7-    Estrelas: estrutura interna, formação, evolução, enxames de estrelas
8-    A Via Láctea e outras galáxias
9-    A nova “cosmologia”
10-    O futuro da astronomia
11-    Síntese de transporte pedagógico das temáticas de astronomia
Os programas curriculares dos ensinos básico e secundário e a astronomia: exemplos e aplicações
12- A utilização de telescópios e de laboratórios "hands-on" de astronomia para ilustração de conceitos básicos

Bibliografia Obrigatória

Michael Hoskin (editor); The Cambridge Concise History of Astronomy, Cambridge University Press
Hannu Karttunen (Editor), Pekka Kröger (Editor), Heikki Oja (Editor), Markku Poutanen (Editor), Karl Johan Donner (Editor); Fundamental Astronomy, Springer

Bibliografia Complementar

Frank H. Shu; The Physical Universe: An Introduction to Astronomy, University Science Books
R. Freedman and W.J. Kaufmann; Universe, W. H. Freeman

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo para a parte teórica, resolução de problemas e discussão de temáticas na componente prática. Será também promovido o contacto directo dos alunos com telescópios de uso amador e com experiências “hands-on” em astronomia.
Prevê-se na sua componente prática a visita ao planetário do Porto e aos laboratórios “hands-on” do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Astronomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Tem frequência à disciplina o aluno que não faltar a mais de 1/4 das aulas teorico-praticas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída

Nota final = 25% da Nota do trabalho 1 e da sua apresentação + 25% da Nota do trabalho 2 e da sua apresentação + 50% da Nota do teste de avaliação (a realizar na data do exame da época normal).

Nota mínima de 35% no teste de avaliação.

A Nota final será a nota da época normal.

Se o aluno não tiver obtido aprovação, poderá usar a época de recurso para tal efeito. Nesse caso, o exame será usado como alternativa à componente do teste, contando apenas para 50% da nota final.

Os alunos com estatuto especial, em particular estudantes-trabalhadores estarão sujeitos a uma avaliação igual à dos restantes alunos.


Melhoria de classificação

Não é permitido a melhoria das notas de qualquer um dos 2 trabalhos.

A melhoria da componente de teste pode ser feita através do exame de recurso que conta apenas para 50% da nota final.

Observações



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