Código Oficial: | 9011 |
Sigla: | L:B |
Fornecer conhecimentos, numa perspetiva evolucionista, sobre a biologia dos principais grupos de invertebrados, nomeadamente anatomia e sistemática.
• Conhecer as unidades e dimensões de grandezas físicas essenciais no âmbito da Física dos processos biológicos.
• Reconhecer a importância de relações de escala em biologia e aplicá-las em alguns casos simples.
• Efectuar medições e respectivo registo com rigor.
• Utilizar técnicas básicas de tratamento de dados.
• Conhecer os principais resultados da mecânica do corpo rígido, do corpo deformável e de fluidos, princípios esses que são aplicáveis à biologia (animal e/ou vegetal).
• Reconhecer a importância da utilização de modelos de Física na compreensão e nas análises qualitativa e quantitativa de processos biológicos.
• Identificar os modelos de Física que permitem analisar e modelizar alguns processos biológicos.
• Descrever e analisar alguns processos biológicos utilizando os resultados principais da Física.
• Resolver problemas simples de biomecânica (principalmente humana, mas em alguns casos animal e vegetal).
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Esta unidade curricular pretende constituir uma primeira abordagem à biologia vegetal, destinando-se a alunos das ciências da vida.
Apresentada numa perspetiva global, dá ênfase a assuntos como a morfologia e estrutura das plantas, incluindo tipos de células, tecidos e sistemas tecidulares, a reprodução e o desenvolvimento.
Aborda também a vasta diversidade vegetal e o modo como as plantas evoluiram e modificaram a Terra.
Por outro lado pretende proporcionar experiência ao nível do estudo prático da morfologia, estrutura e diversidade de uma grande variedade de espécies de plantas autóctones.
Estudo do Comparado da Biologia dos Cordados. Características, filogenia, evolução e classificação dos principais grupos. Embriologia comparada. Anatomia comparada dos Vertebrados. Adaptações estruturais e funcionais.
A Unidade Curricular de Biologia Molecular tem como missão fornecer as bases de conhecimento necessárias para a compreensão do fluxo molecular de informação que mantém a vida, do gene à proteína. Nomeadamente, o conhecimento sobre a estrutura, organização e replicação do material genético, o tipo de informação contida no genoma, os mecanismos de transcrição e tradução, o modo como estes processos são regulados, e a estrutura e função de proteínas.
Pretende-se ainda que os alunos adquiram conhecimento sobre as principais estratégias e ferramentas metodológicas que permitem a construção do conhecimento na área da Biologia Molecular, assim como sobre as suas aplicações.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Genética Formal e Populacional.
Fornecer conceitos básicos e avançados sobre técnicas de manipulação de DNA actualmente utilizadas de forma transversal em diversas áreas de investigação e desenvolvimento em Biologia moderna, tais como Biotecnologia e Engenharia Genética, Biotecnologia Vegetal, melhoramento de espécies vegetais de interesse agrícola e florestal, detecção de OGM, clonagem de genes de interesse para expressão e produção de proteínas recombinantes, Ciências Biomédicas, Biologia Forense, Evolução e Filogenia.
Conhecimento de técnicas avançadas de biologia molecular, como clonagem de DNA, PCR quantitativo, sequenciação e suas aplicações na transformação genética de organismos e na análise e alteração de genomas e da expressão genética. Familiarização com abordagens técnicas a problemas concretos e com o vocabulário específico. Interpretação e análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação escrita e oral.
Fornecer treino laboratorial em técnicas de DNA recombinate, PCR e análise bioinformática básica.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Aquisição de conhecimentos sobre:
Fornecimento das bases teóricas e práticas para a compreensão dos principais mecanismos fisiológicos de controle e de defesa.
Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Citogenética e Genética Molecular. O quadro conceptual e as ferramentas adquiridas serão úteis nas áreas do ensino, investigação ou noutras de vertente mais aplicada.
Conhecer os aspetos biológicos e tecnológicos envolvidos na produção em aquacultura, com particular relevo para as espécies dulciaquícolas e marinhas produzidos em Portugal. Obtenção das competências básicas necessárias para a gestão biológica de uma unidade de aquacultura.
Proporcionar fundamentos teóricos e práticos sobre a Biologia subjacente aos trabalhos de Conservação da Natureza, bem como proporcionar uma interpretação crítica dos processos e mecanismos de Conservação da Natureza. Conferir capacidade de analisar de forma crítica e de propor soluções para problemas concretos de Conservação da Natureza.
- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.
- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.
- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.
- Distinguir e valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.
- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.
Esta unidade curricular tem como objectivo, introduzir os alunos ao conhecimento e exercício de metodologias e técnicas de cultura in vitro de células e tecidos vegetais e discutindo os seus fundamentos e conceitos básicos bem como as suas aplicações, designadamente na micropropagação e em outros domínios da biotecnologia vegetal nas perspectivas do melhoramento de plantas e da produção de metabolitos secundários.
- Compreender a importância de gerir e conservar os recursos naturais num quadro de sustentabilidade.
- Conhecer os principais recursos naturais e as principais metodologias para a sua gestão e conservação, incidindo especialmente nos mais importantes para Portugal.
- Conhecer e aplicar as principais directivas relevantes para a utilização sustentável dos recursos naturais na Europa.
Fornecer aos alunos noções básicas sobre o metabolismo e necessidades nutricionais de animais de interesse zootécnico; formulação e fabrico de alimentos compostos; técnicas analíticas de rotina em laboratórios de nutrição.
Fornecimento de bases teóricas e práticas na área da reprodução humana assistida.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências relativos a:
1) Padrões da biodiversidade e dos sistemas ecológicos em múltiplas escalas espaciais e temporais.
2) Factores e processos determinantes dos principais padrões biológicos e ecológicos globais e regionais.
3) Aplicações dos princípios, dos métodos e da informação macroecológica e biogeográfica na gestão dos grandes desafios sócio-ambientais contemporâneos.
Esta Unidade Curricular aborda o desenvolvimento com base em etapas dos ciclos de vida (embriogénese, desenvolvimento pós embrionário e reprodução) e em sistemas de órgãos. Incide nos mecanismos que regulam o crescimento, desenvolvimento e morfogénese. Realça a formação de padrões ao nível de células, tecidos e órgãos.
Deste modo, o curso centra-se no estudo de estruturas e desenvolvimento através da integração dos recentes avanços em Genética e Biologia Molecular e aborda os processos moleculares subjacentes a importantes respostas aos sinais ambientais durante o desenvolvimento.
Exploram-se ainda mecanismos de desenvolvimento celular (eg, divisão celular, diferenciação, morte celular programada) em modelos vegetais e modelos animais.
Desenvolver e construir com os alunos conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Discutir as principais potencialidades e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Demonstrar e discutir os principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Desenvolver a capacidade dos alunos para planear e realizar um trabalho científico tendo como base os ecossistemas marinhos, a sua capacidade de observação no campo e laboratório e a capacidade de interpretação e discussão de resultados.
Orientar os alunos nos seus primeiros passos no estudo do comportamento animal. Conhecer os princípios biológicos básicos subjacentes ao comportamento animal. Fornecer bases metodológicas para o estudo prático e teórico do comportamento.
O objectivo de aprendizagem da disciplina de Evolução é proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de biologia evolutiva de forma a que percebam que é este o fio condutor e unificador de todas as Ciências Biológicas. Em particular, espera-se que os alunos se tornem aptos a compreender os processos evolutivos que originaram os padrões de diversidade biológica que hoje conhecemos e moldamos.
Objetivos: Proporcionar aos alunos formação teórica e prática adequada na área da gestão e conservação de populações selvagens de vertebrados terrestres (Aves e Mamíferos) num contexto Ibérico-Europeu.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre a nutrição mineral das plantas superiores, assim como sobre os nutrientes vegetais relativamente aos mecanismos de absorção, mobilidade, função e sintomatologia de carência e de toxicidade. É também objetivo fornecer conhecimentos sobre as disponibilidades dos nutrientes para a planta, transformações sofridas e balanço de entradas e saídas do sistema solo-planta, de que dependem a reação do solo, os riscos de salinização bem como o nível de nutrientes essenciais às plantas.
Proporcionar uma visão geral das doenças de etiologia parasitária e sua importância na saúde pública e na economia.
Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.
Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.
Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.
Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende-se que os estudantes consigam realizar e interpretar colunas do registo estratigráfico obtido num perfil geológico. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares.
Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;
- compreender a diferenciação sedimentar/pedológica;
- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;
- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;
- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;
- descrever e classificar as rochas sedimentares.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação convencionais.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos. A abordagem é tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa e de alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).
Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral sobre a Ciência de Computadores.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores, e em particular na área da programação em lógica.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com o programa. Nos laboratórios os alunos adquirem competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.
O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.
O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.
É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:
* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.
* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.
* Compreender os principais conceitos relacionados com teoria da informação e a visualização de dados.
* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.
* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Introduzir os conceitos elementares de programação imperativa enfatizando a noção de algoritmo e de modularidade.
Pretende-se que os estudantes:
- sejam capazes de conceber algoritmos para resolução de problemas simples e de os implementar na linguagem de programação C
- fiquem a conhecer alguns algoritmos básicos (contagem, pesquisa, ordenação, ...)
- adquiram bons hábitos de programação.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Os principais objetivos da disciplina são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
- Conhecer a relevância económica da agricultura
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos fundamentais sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos. Pretende-se ainda transmitir os conhecimentos das técnicas alternativas aos métodos tradicionais da Topografia, nomeadamente os sistemas de varrimento laser terrestre e aéreo, assim como a aquisição de dados com drones. Serão transmitidos os princípios físicos da instrumentação, as técnicas de georreferenciação direta associadas (GNSS+INS) e os métodos matemáticos envolvidos nos processamentos de dados. A UC terá uma componente prática forte em que os estudantes desenvolverão os seus projetos de aquisição de dados em campo (laser terrestre e operação de drones) e respetivo processamento. Haverá articulação com empresas e entidades públicas que utilizam estas técnicas.
No final da UC os estudantes deverão, para além da compreensão dos princípios envolvidos na instrumentação de posicionamento geoespacial estudada, ser capazes de executar as operações elementares com os principais instrumentos com que contactarão
Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projecção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Ge ográfica em mapas. Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS - Global Navigation Satellite System) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite System).
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss e recorrendo à notação matricial dos sistemas; propriedades no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
A Unidade Curricular (UC) apresenta os conceitos básicos e técnicas de Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência.
A orientação da UC privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados (MATLAB).
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
Estudo de superfícies, integrais de linha e integrais de superfície e estudo dos teoremas clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência e de Stokes
O objetivo desta disciplina é dado um problema matemático estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.
Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber calcular alguns casos de equações diferenciáveis e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria de Grupos, dando a conhecer as origens desta área do conhecimento e mostrando algumas das suas aplicações, assim como subsome resultados de outras áreas.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Objectivos:
Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo. A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Com a unidade curricular “Estágio” procura-se promover uma aprendizagem em que a formação académica é integrada numa atividade de índole profissionalizante ou de investigação. Tem como objectivo complementar a formação em Biologia, proporcionando a aquisição de competências e capacidades relevantes num contexto de empregabilidade futura, em diversas áreas de atividade, ou para o ingresso em ciclos posteriores de estudos universitários (por exemplo, mestrados ou doutoramentos).
Conhecer os aspetos biológicos e tecnológicos envolvidos na produção em aquacultura, com particular relevo para as espécies dulciaquícolas e marinhas produzidos em Portugal. Obtenção das competências básicas necessárias para a gestão biológica de uma unidade de aquacultura.
Proporcionar fundamentos teóricos e práticos sobre a Biologia subjacente aos trabalhos de Conservação da Natureza, bem como proporcionar uma interpretação crítica dos processos e mecanismos de Conservação da Natureza. Conferir capacidade de analisar de forma crítica e de propor soluções para problemas concretos de Conservação da Natureza.
- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.
- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.
- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.
- Distinguir e valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.
- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.
Esta unidade curricular tem como objectivo, introduzir os alunos ao conhecimento e exercício de metodologias e técnicas de cultura in vitro de células e tecidos vegetais e discutindo os seus fundamentos e conceitos básicos bem como as suas aplicações, designadamente na micropropagação e em outros domínios da biotecnologia vegetal nas perspectivas do melhoramento de plantas e da produção de metabolitos secundários.
- Compreender a importância de gerir e conservar os recursos naturais num quadro de sustentabilidade.
- Conhecer os principais recursos naturais e as principais metodologias para a sua gestão e conservação, incidindo especialmente nos mais importantes para Portugal.
- Conhecer e aplicar as principais directivas relevantes para a utilização sustentável dos recursos naturais na Europa.
Fornecer aos alunos noções básicas sobre o metabolismo e necessidades nutricionais de animais de interesse zootécnico; formulação e fabrico de alimentos compostos; técnicas analíticas de rotina em laboratórios de nutrição.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Esta Unidade Curricular aborda o desenvolvimento com base em etapas dos ciclos de vida (embriogénese, desenvolvimento pós embrionário e reprodução) e em sistemas de órgãos. Incide nos mecanismos que regulam o crescimento, desenvolvimento e morfogénese. Realça a formação de padrões ao nível de células, tecidos e órgãos.
Deste modo, o curso centra-se no estudo de estruturas e desenvolvimento através da integração dos recentes avanços em Genética e Biologia Molecular e aborda os processos moleculares subjacentes a importantes respostas aos sinais ambientais durante o desenvolvimento.
Exploram-se ainda mecanismos de desenvolvimento celular (eg, divisão celular, diferenciação, morte celular programada) em modelos vegetais e modelos animais.
Desenvolver e construir com os alunos conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Discutir as principais potencialidades e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Demonstrar e discutir os principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Desenvolver a capacidade dos alunos para planear e realizar um trabalho científico tendo como base os ecossistemas marinhos, a sua capacidade de observação no campo e laboratório e a capacidade de interpretação e discussão de resultados.
Orientar os alunos nos seus primeiros passos no estudo do comportamento animal. Conhecer os princípios biológicos básicos subjacentes ao comportamento animal. Fornecer bases metodológicas para o estudo prático e teórico do comportamento.
Objetivos: Proporcionar aos alunos formação teórica e prática adequada na área da gestão e conservação de populações selvagens de vertebrados terrestres (Aves e Mamíferos) num contexto Ibérico-Europeu.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre a nutrição mineral das plantas superiores, assim como sobre os nutrientes vegetais relativamente aos mecanismos de absorção, mobilidade, função e sintomatologia de carência e de toxicidade. É também objetivo fornecer conhecimentos sobre as disponibilidades dos nutrientes para a planta, transformações sofridas e balanço de entradas e saídas do sistema solo-planta, de que dependem a reação do solo, os riscos de salinização bem como o nível de nutrientes essenciais às plantas.
Proporcionar uma visão geral das doenças de etiologia parasitária e sua importância na saúde pública e na economia.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, potenciometria, fluorescência, espectroscopia de UV/vis e de FTIR-ATR). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Desenvolvimento de competências laboratoriais e de apresentação, tratamento, interpretação e discussão de resultados experimentais, a nível individual e em grupo.
Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos de equilíbrio químico, termoquímica, cinética química e eletroquímica, lecionados nas unidades curriculares Química I (Q1009) e Química II (Q1011).
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Com a unidade curricular “Estágio” procura-se promover uma aprendizagem em que a formação académica é integrada numa atividade de índole profissionalizante ou de investigação. Tem como objectivo complementar a formação em Biologia, proporcionando a aquisição de competências e capacidades relevantes num contexto de empregabilidade futura, em diversas áreas de atividade, ou para o ingresso em ciclos posteriores de estudos universitários (por exemplo, mestrados ou doutoramentos).
Os principais objetivos da disciplina são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
- Conhecer a relevância económica da agricultura
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss e recorrendo à notação matricial dos sistemas; propriedades no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
A Unidade Curricular (UC) apresenta os conceitos básicos e técnicas de Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência.
A orientação da UC privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados (MATLAB).
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
Estudo de superfícies, integrais de linha e integrais de superfície e estudo dos teoremas clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência e de Stokes
O objetivo desta disciplina é dado um problema matemático estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.
Conhecer os aspetos biológicos e tecnológicos envolvidos na produção em aquacultura, com particular relevo para as espécies dulciaquícolas e marinhas produzidos em Portugal. Obtenção das competências básicas necessárias para a gestão biológica de uma unidade de aquacultura.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Proporcionar fundamentos teóricos e práticos sobre a Biologia subjacente aos trabalhos de Conservação da Natureza, bem como proporcionar uma interpretação crítica dos processos e mecanismos de Conservação da Natureza. Conferir capacidade de analisar de forma crítica e de propor soluções para problemas concretos de Conservação da Natureza.
- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.
- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.
- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.
- Distinguir e valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.
- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.
Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação convencionais.
Esta unidade curricular tem como objectivo, introduzir os alunos ao conhecimento e exercício de metodologias e técnicas de cultura in vitro de células e tecidos vegetais e discutindo os seus fundamentos e conceitos básicos bem como as suas aplicações, designadamente na micropropagação e em outros domínios da biotecnologia vegetal nas perspectivas do melhoramento de plantas e da produção de metabolitos secundários.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.
A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos. A abordagem é tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa e de alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral sobre a Ciência de Computadores.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, potenciometria, fluorescência, espectroscopia de UV/vis e de FTIR-ATR). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores, e em particular na área da programação em lógica.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber calcular alguns casos de equações diferenciáveis e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.
Fornecer aos alunos noções básicas sobre o metabolismo e necessidades nutricionais de animais de interesse zootécnico; formulação e fabrico de alimentos compostos; técnicas analíticas de rotina em laboratórios de nutrição.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.
Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.
O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com o programa. Nos laboratórios os alunos adquirem competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.
O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.
O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.
É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:
* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.
* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.
* Compreender os principais conceitos relacionados com teoria da informação e a visualização de dados.
* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.
* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria de Grupos, dando a conhecer as origens desta área do conhecimento e mostrando algumas das suas aplicações, assim como subsome resultados de outras áreas.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Esta Unidade Curricular aborda o desenvolvimento com base em etapas dos ciclos de vida (embriogénese, desenvolvimento pós embrionário e reprodução) e em sistemas de órgãos. Incide nos mecanismos que regulam o crescimento, desenvolvimento e morfogénese. Realça a formação de padrões ao nível de células, tecidos e órgãos.
Deste modo, o curso centra-se no estudo de estruturas e desenvolvimento através da integração dos recentes avanços em Genética e Biologia Molecular e aborda os processos moleculares subjacentes a importantes respostas aos sinais ambientais durante o desenvolvimento.
Exploram-se ainda mecanismos de desenvolvimento celular (eg, divisão celular, diferenciação, morte celular programada) em modelos vegetais e modelos animais.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projecção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Objectivos:
Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo. A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).
Desenvolver e construir com os alunos conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Discutir as principais potencialidades e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Demonstrar e discutir os principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Desenvolver a capacidade dos alunos para planear e realizar um trabalho científico tendo como base os ecossistemas marinhos, a sua capacidade de observação no campo e laboratório e a capacidade de interpretação e discussão de resultados.
Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
Orientar os alunos nos seus primeiros passos no estudo do comportamento animal. Conhecer os princípios biológicos básicos subjacentes ao comportamento animal. Fornecer bases metodológicas para o estudo prático e teórico do comportamento.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Ge ográfica em mapas. Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Objetivos: Proporcionar aos alunos formação teórica e prática adequada na área da gestão e conservação de populações selvagens de vertebrados terrestres (Aves e Mamíferos) num contexto Ibérico-Europeu.
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Desenvolvimento de competências laboratoriais e de apresentação, tratamento, interpretação e discussão de resultados experimentais, a nível individual e em grupo.
Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos de equilíbrio químico, termoquímica, cinética química e eletroquímica, lecionados nas unidades curriculares Química I (Q1009) e Química II (Q1011).
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS - Global Navigation Satellite System) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite System).
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende-se que os estudantes consigam realizar e interpretar colunas do registo estratigráfico obtido num perfil geológico. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre a nutrição mineral das plantas superiores, assim como sobre os nutrientes vegetais relativamente aos mecanismos de absorção, mobilidade, função e sintomatologia de carência e de toxicidade. É também objetivo fornecer conhecimentos sobre as disponibilidades dos nutrientes para a planta, transformações sofridas e balanço de entradas e saídas do sistema solo-planta, de que dependem a reação do solo, os riscos de salinização bem como o nível de nutrientes essenciais às plantas.
Proporcionar uma visão geral das doenças de etiologia parasitária e sua importância na saúde pública e na economia.
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares.
Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;
- compreender a diferenciação sedimentar/pedológica;
- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;
- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;
- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;
- descrever e classificar as rochas sedimentares.
Introduzir os conceitos elementares de programação imperativa enfatizando a noção de algoritmo e de modularidade.
Pretende-se que os estudantes:
- sejam capazes de conceber algoritmos para resolução de problemas simples e de os implementar na linguagem de programação C
- fiquem a conhecer alguns algoritmos básicos (contagem, pesquisa, ordenação, ...)
- adquiram bons hábitos de programação.
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.