Fundamentos de Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e ser capaz de efetuar uma análise de dados básica com recurso ao Excel.
2. Compreender os conceitos básicos e fundamentais de probabilidade e inferência estatística com ênfase nas aplicações à Biologia.
3. Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes. Compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal na modelação de processos biológicos.
4. Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar.
5. Compreender os procedimentos gerais e saber selecionar, aplicar e interpretar testes de hipóteses.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.
2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão) com recurso ao Excel.
3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.
4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância, distribuições binomial e normal e avaliação da normalidade.
5. Distribuições por amostragem e teorema do limite central.
6. Inferência estatística: intervalos de confiança (média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções), testes de hipóteses (aleatorização, t, qui-quadrado), ANOVA a 1 fator.
Bibliografia Obrigatória
Samuels Myra L.;
Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Pedrosa, António & Gama, Sílvio ; Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística com Excel, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01990-5
Bibliografia Complementar
Wild Christopher J.;
Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
W. W. Daniel & C. L. Cross; Biostatistics, a Foundation for Analysis in the Health Sciences, Wiley, 2013. ISBN: 978-1-118-30279-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios nas aulas teórico-práticas
Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.
Software
Excel
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão estar presentes num dos 2 testes que constituem a avaliação distribuída.Fórmula de cálculo da classificação final
1. Na época normal a classificação será a soma das classificações obtidas em 2 testes:
Teste 1: terá a cotação de 8 valores e terá lugar durante o período de aulas, em data a combinar com os estudantes.
Teste 2: terá a cotação de 12 valores e terá lugar num dos dias previstos para finalização da avaliação distribuída.
2. Na época de recurso a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores.
O exame será dividido em duas partes, permitindo aos estudantes que ainda não tenham obtido aprovação à UC (e apenas a estes) substituir qualquer uma das duas partes pela cotação eventualmente obtida no teste correspondente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por estatuto especial estejam dispensados da avaliação distribuída terão um exame nas condições descritas para a época de recurso.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação deverá ser feita na época de recurso. Neste caso o estudante terá de realizar ambas as partes do exame.