Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > L:CC
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Ciência de Computadores

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Ciência de Computadores (CC) como tradução do termo inglês Computer Science, significa, na sua acepção mais geral, ciência que estuda a construção, os métodos e técnicas de utilização de computadores. Esta licenciatura proporciona uma sólida formação em programação dando especial ênfase aos fundamentos científicos que tornaram possível que os computadores sejam atualmente ferramentas potentes e imprescindíveis. Esses fundamentos são essenciais para quem pretenda manter-se um(a) profissional atualizado(a) e com grande capacidade de adaptação, ou para quem queira prosseguir estudos nesta área a nível de mestrado ou doutoramento.

Competências Profissionais

Os licenciados adquirem competências nas áreas de programação, fundamentos, sistemas de informação, administração de sistemas e redes, e tecnologias web, e capacidade para, por si ou em equipa, desenvolver aplicações computacionais de razoável dimensão, sabendo fazer a escolha apropriada de algoritmos, linguagens, bibliotecas e interfaces com o utilizador. Além destas competências, nesta licenciatura desenvolve-se a capacidade de integrar conhecimento interdisciplinar na resolução de novos problemas, fomentando o pensamento crítico e com grande nível de abstração.


Saídas Profissionais

O curso atual corresponde à evolução da primeira licenciatura em Portugal nesta área com forte aposta nos fundamentos, e que funcionou pela primeira vez no ano letivo de 1985/1986. Desde essa altura muitos dos respetivos licenciados têm tido carreiras de sucesso, em Portugal ou no estrangeiro, quer na indústria de tecnologias de informação, departamentos e/ou serviços de informática de empresas dos setores público e privado, companhias de telecomunicações fixas e móveis, empresas de desenvolvimento de software, quer no ensino médio e superior ou centros de investigação. A facilidade de integração de competências multidisciplinares facilita a adaptação eficaz a desafios profissionais no contexto empresarial ou académico. Por este motivo, os licenciados são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, tendo também um grande sucesso na continuação dos estudos.

Estrutura do Ciclo de estudos

Tem a duração de 6 semestres e é constituída por 180 créditos ECTS, devendo ser efectuados 30 ETCS em cada semestre. Tem uma estrutura básica (obrigatória) a que correspondem 99 ECTS em Ciência de Computadores, 24 ECTS em Matemática, 3 ECTS em Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal e 6 ECTS em Física ou Matemática. Os restantes 48 ECTS correspondem a formação adicional:

42 ECTS devem ser obtidos em unidades curriculares especializadas da área científica de Ciência de Computadores ou em unidades curriculares das formações complementares da FCUP em Agronomia ou Astronomia ou Biologia ou Física ou Geologia ou Informação Geográfica ou Matemática ou Química.
6 ECTS podem ser obtidos em opções livres da UPorto de nível de 1º ciclo, incluindo da FCUP.

Regimes de Acesso 2021/2022

Regime Geral Numerus Clausus: 57 (*)
Concursos Especiais Vagas: Maiores de 23 anos: 2 | TOCS: 5 (*)
Mudança de Par Instituição/Curso Vagas: 1ºano curricular: 3 (*) | 
restantes anos curriculares: 10 
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.
Concurso Especial - Estudante Internacional Vagas: 11 (**)

(*) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 8 de março de 2021 mas a aprovação das vagas do Regime Geral, Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.
(**) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 12 de novembro de 2020 e a aprovação das vagas poderá sofrer alterações por força da publicação do despacho orientador para a fixação de vagas para o ano letivo 2021/2022 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).


Informações


Contactos

Diretor do Curso: lic.cc.diretor@fc.up.pt
Comissão de Acompanhamento: lic.cc.ca@fc.up.pt
Unidade de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: lic.cc@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 9696
Diretor: Ana Paula Tomás
Sigla: L:CC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo