Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > L:EG
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Engenharia Geoespacial

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O 1º ciclo em Engenharia Geoespacial tem como objetivo aliar uma sólida formação nas ciências fundamentais e na informática com áreas tecnológicas específicas tais como a deteção remota, o posicionamento por satélite e os sistemas de informação geográfica (SIG). Nas unidades curriculares da especialidade, os estudantes irão adquirir conhecimentos relacionados com a aquisição, o processamento, tratamento e análise de informação geoespacial com recurso às mais recentes tecnologias de aquisição de informação georreferenciada utilizando plataformas espaciais, aéreas e terrestres e marinhas. O estudante de Engenharia Geoespacial realizará, no último ano, um estágio em ambiente empresarial ou em departamentos do estado, que lhe proporcionará o contacto direto com a realidade profissional.

Licenciatura em Engenharia Geoespacial | Vídeo de Apresentação



Saídas Profissionais

Os licenciados em Engenharia Geoespacial poderão desempenhar tarefas no setor privado, na administração pública, em instituições europeias ou na investigação científica em diferente áreas: posicionamento e navegação por satélite; processamento e análise de dados de deteção remota; estudo do oceano costeiro e profundo; cadastro; tratar, agregar e disponibilizar informação em ambiente web; explorar, manipular e analisar informação geoespacial, nomeadamente a obtida a partir de sensores de observação da Terra, ou de sistemas de posicionamento e navegação globais, entre outras técnicas de aquisição de informação georreferenciada/geoespacial; adquirir informação geoespacial com recurso a veículos terrestres, marinhos e aéreos não tripulados (VANTs); desenvolver, implementar e disponibilizar aplicações SIG para aplicações em agronomia, ambiente, geologia, biologia, etc. Poderão ainda ingressar no 2ºciclo dos Mestrados em Engenharia Geográfica e em Deteção Remota da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ou outros.


Estrutura do Ciclo de estudos:
O curso tem a duração de 6 semestres letivos e é constituído por 180 créditos (ECTS). A estrutura curricular, centrada na área da Engenharia Geoespacial (78 ECTS), tem o primeiro ano e parte do segundo compostos essencialmente por disciplinas de base das áreas da matemática (30 ECTS), ciência de computadores (24 ECTS), física (18 ECTS) e ainda geologia, e gestão. Estas aulas são lecionadas no Pólo do Campo Alegre da Faculdade de Ciências, sendo as ciências fundamentais lecionadas em conjunto com estudantes de outras licenciaturas. No 2º semestre do terceiro ano deste CE, existe uma UC de Estágio/Projeto com 15 ECTS. Nesta UC pretende-se que o estudante tenha o seu primeiro contacto com a atividade profissional ou científica.

Regimes de Acesso 2021/2022

Regime Geral Numerus Clausus: 30 (*)
Concursos Especiais Vagas: Maiores de 23 anos: 2 | TOCS: 0 (*)
Mudança de Par Instituição/Curso Vagas: 1ºano curricular: 2 (*) | 
restantes anos curriculares: 2
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.
Concurso Especial - Estudante Internacional Vagas: 4 (**)

(*) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 8 de março de 2021 mas a aprovação das vagas do Regime Geral, Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.
(**) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 12 de novembro de 2020 e a aprovação das vagas poderá sofrer alterações por força da publicação do despacho orientador para a fixação de vagas para o ano letivo 2021/2022 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).


Informações


Contactos

Diretor do Curso: lic.eg.diretor@fc.up.pt
Unidade de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: L096
Diretor: Ana Teodoro
Sigla: L:EG
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2019/2020
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Geoespacial (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo