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Nutrição Vegetal

Código: BIOL3019     Sigla: BIOL3019     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 31 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:EA 8 Plano Oficial do ano letivo 2019 2 - 6 48 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-03-02.

Campos alterados: Avaliação especial, Observações, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre a nutrição mineral das plantas superiores, assim como sobre os nutrientes vegetais relativamente aos mecanismos de absorção, mobilidade, função e sintomatologia de carência e de toxicidade. É também objetivo fornecer conhecimentos sobre as disponibilidades dos nutrientes para a planta, transformações sofridas e balanço de entradas e saídas do sistema solo-planta, de que dependem a reação do solo, os riscos de salinização bem como o nível de nutrientes essenciais às plantas.

Resultados de aprendizagem e competências

Após conclusão da unidade UC, o estudante deverá ser capaz de:

- Reconhecer quais os nutrientes minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mecanismo de absorção, mobilidade, função e sintomatologia de carência e de toxicidade

- Explicar o transporte a curta- e longa distância dos elementos minerais

- Entender como as raízes das plantas adquirem os nutrientes do solo e como podem alterar as propriedades da rizosfera

- Reconhecer os fatores mais importantes que influenciam o crescimento radicular no contexto da aquisição de nutrientes

- Mostrar conhecimentos sobre os efeitos da nutrição na produção vegetal

- Mostrar conhecimento sobre fertilizantes e corretivos

Os estudantes deverão desenvolver as competências necessárias para a execução e análise de resultados decorrentes da utilização de técnicas básicas e corrente na área de Nutrição Vegetal.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa teórico

  • Definição e classificação dos nutrientes
  • Relações solo-planta: o solo como a principal fonte de nutrientes
  • Disponibilidade e movimento dos nutrientes no solo
  • Efeito de fatores externos e internos no crescimento e desenvolvimento radicular
  • Química e biologia da rizosfera em relação à nutrição das plantas
  • Absorção e transporte dos nutrientes
  • Assimilação de nutrientes minerais
  • Macronutrientes e micronutrientes nas plantas: função e sintomatologia de carência e toxicidade
  • Diagnose de deficiência e toxicidade dos nutrientes
  • Nutrientes e produção vegetal
  • Fertilizantes e corretivos

Programa prático

Amostragem e preparação de amostras do solo; Propriedades físicas do solo; Reação do solo; Determinação de matéria orgânica do solo; Avaliação bioquímica de situações de carência e toxicidade nutricional; Variação do pH da rizosfera em consequência da fonte azotada fornecida.      


Bibliografia Obrigatória

Marschner Horst; Marschner.s mineral nutrition of higher plants. ISBN: 9780123849052
Taiz Lincoln 340; Plant physiology and development. ISBN: 978-1-60535-255-8
000093626. ISBN: 972-592-156-9

Bibliografia Complementar

000026989. ISBN: 0-12-473543-6
000026892. ISBN: 972-1-00949-0
Mengel Konrad 340; Principles of plant nutrition

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca da FCUP. Serão ainda disponibilizados pelos docentes da disciplina elementos complementares de estudo e consulta.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas serão maioritariamente expositivas, embora seja incentivada a participação dos estudantes através de uma componente de discussão. A apresentação da matéria será acompanhada pela projeção de imagens e esquemas que ilustrem convenientemente a exposição oral. O acompanhamento da matéria lecionada nas aulas teóricas deverá ser feito através da consulta de bibliografia: livros de texto, websites e artigos científicos.

Em relação às aulas práticas será fornecido aos alunos, um “Guia de apoio aos trabalhos práticos” contendo os procedimentos experimentais e no qual estarão também incluídos o programa e a calendarização das respetivas aulas. As aulas práticas são de frequência obrigatória.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Um estudante obtém frequência se:

Tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas práticas previstas (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025).

Os estudantes trabalhadores podem ser dispensados da frequência das aulas práticas, mas terão de realizar um exame complementar de índole prática com o objetivo de demonstar que possuem os conhecimentos e competências exigidas na UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes podem optar por serem avaliados por um dos seguintes métodos:

Exame final 1) ou frequências 2)

1) Exame teórico (T): 20 valores  e exame teórico-prático (TP): 20 valores

Nota Final (2T + 1TP)/3

2) 2 frequências teóricas (FT1 e FT2): cada 20 valores e exame TP: 20 valores

Nota teórica (T): (FT1 + FT2)/2

Nota Final (2T + 1TP)/3

Exigência de nota mínima em cada uma das provas 8 valores


Aprovação: classificação final igual ou superior a 9,5 valores

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores no caso de não frequentarem as aulas práticas, terão de realizar um exame complementar de índole prática com o objetivo de demonstar que possuem os conhecimentos e competências exigidas na UC.

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.

 

Observações

Professor coordenador: Fernanda Fidalgo
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