Código: | BIOL1005 | Sigla: | BIOL1005 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 184 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:CC | 6 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 2 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
A frequência da UC deverá permitir aos estudantes terem competência e capacidade para:
Não há pré-requisitos
- Equilíbrio hídrico nas plantas. Conceito de potencial hídrico e comportamento osmótico das células. Água no contínuo solo-planta-atmosfera. Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais de regulação. Translocação no floema: teoria do fluxo em massa.
- Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha e azul. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas. Adaptação das plantas a alterações na qualidade da luz e influência na germinação de sementes. Respostas e fotorrecetores à luz azul.
- Nutrientes minerais. Critérios de essencialidade. Elementos essenciais e sua classificação. Culturas sem solo. Relação entre a função e mobilidade dos nutrientes e sintomatologia de carência nutricional. Métodos histoquímicos e bioquímicos para diagnose de carência nutricionais. Disponibilidade e movimento dos nutrientes no solo. Absorção e transporte de nutrientes na raíz e na planta.
- Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. As hormonas como sinais integradores do desenvolvimento: auxinas, citocininas, giberelinas, etileno, ácido abscísico, brassinoesteróides e estrigolactonas. Outras moléculas sinal: jasmonatos e ácido salicílico.
- Fisiologia da floração. Conceito e influência dos fatores ambientais.
- Metodologias mais comuns na transformação genética de plantas superiores.
- Respostas das plantas a vários stresses abióticos e fatores que determinam essas respostas.
- Fisiologia da senescência foliar.
Aulas teóricas de natureza expositiva-interrogativa apoiadas em projeções de PowerPoint.
Aulas práticas que proporcionam a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de trabalhos práticos laboratoriais.
A calendarização das aulas práticas, bem como o conjunto de procedimentos para cada trabalho laboratorial, estão disponíveis para os estudantes na página web da UC.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 96,00 |
Trabalho laboratorial | 4,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Aulas práticas são de frequência obrigatória (presença mínima em 75% das aulas).
Estudantes trabalhadores: realização de 2/3 dos trabalhos práticos.
Pode ser concedida dispensa de aulas práticas aos estudantes que tenham frequentado as aulas práticas no anos letivos 20/21.
Os estudantes têm de optar por uma modalidade de avaliação de conhecimentos:
I. Exame final OU II. Avaliação distribuída (frequências)
I. Exame final escrito (componente teórica e componente teórico-prática)
- Exame teórico (T), 20 valores
- Exame teórico-prático (TP), 18 valores
- Apresentação de um artigo científico (AC) a definir, realizado durante as aulas práticas, 2 valores
Notas Mínimas: componente T - 8,0 valores
componente TP - 7,0 valores
Nota Final – [2T+(TP+AC)]/3
II. Avaliação distribuída (frequências)
A aprovação é obtida com nota final na UC de 9,5/20 valores
Avaliação distribuída OU exame final escrito
É possível fazer melhoria à nota obtida no exame final.
Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.
Professor Coordenador - Fernanda Fidalgo