Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza

Notícias

Ciclo de Aulas Abertas - 'Urbanização da Pobreza'

O papel social do arquitecto

O Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'O papel social do arquitecto' procura promover um espaço de partilha de experiências em torno dos desafios que se colocam aos técnicos – e nomeadamente a arquitectos – em contextos de marcada pobreza e disparidades, assim como discutir as limitações e potencialidades das políticas redistributivas, de interesse social e de gestão equitativa do ambiente construído.

Este Ciclo de Aulas Abertas, através da presença de convidados de reconhecido mérito académico e/ou profissional com experiência prática nos temas abordados, promove a apresentação e a discussão dos desafios que se colocam na concepção e implementação de programas de intervenção em contextos de precariedade.

Estas aulas abertas serão apresentadas em língua inglesa (sempre que possível).

Programa:

16 de Novembro 2016 . 'Futuros disputados. Dois casos de reestruturação urbana e de recomposição social: Bairro do Aleixo (Porto) e El Cabanyal (València)' por João Queirós (ESE-IPP) e Aitor Varea Oro (Habitar Porto)

23 de Novembro de 2016 . 'Aspirações urbanas em Moçambique: Recordando a história do planeamento do periférico' por Tiago Castela (CES-UC)

30 de Novembro de 2016 .  'Da compartimentação do mundo: (i)mobilidade, refugiados e campos de refugiados' por Pedro F. Neto (ICS-UL)

15 de Dezembro de 2016  . 'Arquitetura nas margens' por Joana Cameira (Comité Internacional da Cruz Vermelha) (*)

[data a anunciar] .  'Prática profissional em Angola' [título a confirmar] por Paulo Barros (Iperforma)

As aulas decorrem às 9h00, na Sala CCR1, Casa Cor-de-Rosa - FAUP. 
(*) Esta sessão, excepcionalmente, decorre às 18h30, na Sala Plana - FAUP.


Este Ciclo de Aulas Abertas é coordenado pelo Professor Álvaro Domingues, pela arquitecta Ana Silva Fernandes e pelo grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

Esta iniciativa sucede ao anterior Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'Experiências no Grande Sul', que ocorreu no ano lectivo de 2015-16.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alterações, sem aviso prévio.


A unidade curricular 'Urbanização da Pobreza'

Perante as mais recentes e contrastantes dinâmicas globais de urbanização, e os actuais desafios profissionais colocados a nível internacional, esta unidade curricular propõe o estudo das disparidades nos processos de produção e gestão do ambiente construído, nomeadamente discutindo a visibilidade e o papel das faixas populacionais de menores rendimentos económicos, tanto focando nos contextos não-ocidentais (nas experiências da América Latina, Ásia e África) como nas áreas críticas dos contextos ocidentais (na evolução das políticas de interesse social e na sua situação actual).

Pretende assim estabelecer um entendimento alargado das questões relacionadas com o processo de urbanização, através não só da discussão de condições extremas de disparidades e/ou limitação de recursos, mas também de enquadramento em mecanismos de gestão de múltiplos actores. Nestes contextos, o exercício profissional do arquitecto/urbanista raramente é colocado apenas numa relação cliente – prestador de serviços, mas multiplicam-se antes os intervenientes no processo de decisão, englobando recorrentemente entidades tais como estruturas públicas de regulação do território e de interesse social (a nível central, municipal e/ou local), financiadores externos, agências internacionais, organizações não-governamentais, associações locais e/ou habitantes, colocando o arquitecto/urbanista no papel de mediador e facilitador.

Propõe-se assim a construção de um olhar informado sobre realidades paradoxais, discutindo metodologias e instrumentos de intervenção, constrangimentos e potencialidades, experiências e orientações estratégicas de trabalho em equipas alargadas.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-03-28 às 12:59:51