FAUP
Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta Aspirações urbanas em Moçambique: Recordando a história do planeamento do periférico por Tiago Castela

Aula Aberta 'Aspirações urbanas em Moçambique: Recordando a história do planeamento do periférico' por Tiago Castela

23 de Novembro (Quarta-feira), 9:00, Sala CCR1, na Casa Cor de Rosa - FAUP.

A segunda sessão do Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'O papel social do arquitecto' terá como tema 'Aspirações urbanas em Moçambique: Recordando a história do planeamento do periférico' e será apresentada pelo historiador e arquitecto Tiago Castela (CES-UC).
A aula decorre no dia 23 de Novembro (Quarta-feira), às 9:00, na Sala CCR1, na Casa Cor de Rosa - FAUP.

Esta aula partilha algumas das conclusões do projecto FCT de investigação exploratória intitulado “Urban Aspirations in Colonial/Postcolonial Mozambique: Governing the Unequal Division of Cities, 1945-2010”, realizado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra em 2013 e 2014. O objectivo principal do projecto era contribuir para uma história do planeamento urbano colonial tardio, entre 1945 e 1975, com um enfoque na concepção e gestão do espaço ‘periférico’ no discurso de arquitectos e urbanistas, nomeadamente em planos para Lourenço Marques (actual Maputo), Beira, e Quelimane. Um objectivo secundário do projecto era compreender as persistências do planeamento colonial no Moçambique independente.

Na primeira parte, recordaremos a história do planeamento do periférico no colonialismo tardio em Moçambique, do fim da Segunda Guerra Mundial à independência política. Discutiremos como uma história da formação situada da ideia de um espaço periférico é crucial para uma compreensão da proveniência das experiências contemporâneas de violência espacial, no quadro da divisão urbana desigual. Esta primeira parte baseia-se em trabalho de arquivo sobre o terceiro quartel do século XX em Lourenço Marques, Beira, Quelimane, e Joanesburgo, assim como em observações em Quelimane. Abordaremos também o carácter espacialmente extensivo da formação da figura do periférico no caso do aparelho estatal do planeamento português, evocando brevemente investigação anterior sobre os bairros ‘clandestinos’ da periferia norte de Lisboa, na mesma época.

Na segunda parte, veremos a curta-metragem 'Urban Aspirations' (21 minutos; em português com legendas em inglês), realizada no quadro do projecto FCT. O filme pretende proporcionar um olhar sobre a pluralidade de modos de vida urbana em Maputo na actualidade, através de uma montagem de espaços-tempos urbanos intercalada com entrevistas sobre as memórias e os sonhos de cidadãos contemporâneos.

A aula será apresentada em língua inglesa. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações, sem aviso prévio.

Tiago Castela (Lisboa, 1974) é historiador da arquitectura e do urbanismo, e arquitecto. Lecciona e faz investigação sobre a história da dimensão política da arquitectura e do urbanismo, com enfoque no sudoeste da Europa e no sul de África no século XX. É licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e completou em Dezembro de 2011 um doutoramento em Arquitectura, no programa de História da Arquitectura e do Urbanismo, na Universidade da Califórnia, Berkeley. É investigador permanente do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra desde 2016, onde integra o núcleo de estudos sobre Cidades, Culturas, e Arquitetura (CCArq).

Este Ciclo de Aulas Abertas é coordenado pelo Professor Álvaro Domingues, pela arquitecta Ana Silva Fernandes e pelo grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.
Esta iniciativa sucede ao anterior Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'Experiências no Grande Sul', que ocorreu no ano lectivo de 2015-16.

Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'O papel social do arquitecto'

Poster
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-24 às 03:25:44