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Cursos

Ciências do Meio Aquático

Dados Gerais

Código Oficial: 9708
Sigla: LCMA

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Ecologia Geral

MA112 - ECTS

Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância para a formação em Ciências do Meio Aquático

Estrutura e Função Celular

MA113 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a morfologia, funções e biogénese das estruturas citoplasmáticas e nucleares existentes nas células eucarióticas.

Geologia Marinha

MA115 - ECTS

Compreensão dos principais processos geológicos promovidos por uma geodinâmica global que integra a génese, composição e evolução do nosso Planeta, assumindo a Terra como um sistema aberto no qual os processos ocorrem num ciclo interactivo envolvendo uma dinâmica interna e uma dinâmica externa cujos efeitos se manifestam na atmosfera, na biosfera e nos oceanos. Reconhecimento da importância da Geologia na gestão dos recursos naturais do fundo dos oceanos e na prevenção dos riscos naturais relacionados com a actividade marinha nos sistemas litorais.

Etologia

MA117 - ECTS

A etologia é uma disciplina de formação geral, que pretende sensibilizar os alunos para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e aplicado  abordados temas que servirão de base a disciplinas lecionadas posteriormente. Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal.

Oceanografia Física

MA116 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre os conceitos fundamentais da oceanografia física, circulação global, fenómenos costeiros e métodos de obtenção e tratamento de dados meteorológicos e oceanográficos por meio de aulas teóricas e práticas

Protistas

MA114 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre algas e protozoários, sua diversidade biológica, ciclos de vida, taxonomia e relações filogenéticas.

Biologia de Vertebrados I

MA122 - ECTS

A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções. Durante esta UC, dar-se-á prioridade à aprendizagem dos grupos de peixes, anfíbios e répteis, ficando as aves e mamíferos para a UC Biologia de Vertebrados II.

Biologia dos Invertebrados I

MA127 - ECTS

O objetivo é expor os alunos à biodiversidade de animais invertebrados e levá-los a refletir sobre a sua evolução, morfologia, fisiologia, aplicabilidade e relevância ecológica.

Biologia Vegetal I

MA124 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é o estudo dos aspetos morfológicos das plantas vasculares. Além disso, também é estudada a reprodução e desenvolvimento das plantas vasculares, assim como a sua evolução, filogenia e taxonomia. Os estudantes deverão ainda adquirir conhecimentos gerais sobre fungos, líquenes e briófitos.

Biologia de Vertebrados II

MA123 - ECTS Esta unidade curricular pretende que os alunos adquiram, compreendam e apliquem um conjunto de conhecimentos na área da Biologia dos Vertebrados, dotando-os de competências essências a um profissional da área das Ciências do Meio Aquático. A unidade curricular procura dar a conhecer aos alunos a origem, evolução e diferenciação das diferentes classes de vertebrados, em particular as aves e mamíferos, isto no seguimento da U.C. de Biologia dos Vertebrados I, com destaque para as suas adaptações anátomo-fisiológicas e interligação funcional dos diversos sistemas de órgãos que contribuem para a sua homeostasia corporal.  Foco particular será dado aos organismos aquáticos incluídos nesta classe de vertebrados face ao cariz do curso. Pretende-se ainda fazer uma ponte com outras áreas disciplinares específicas, como sejam Ictiologia, Ecologia e Fisiologia, entre outras, de forma a que os alunos compreendam as bases de uma exploração racional e sustentada dos recursos animais, e as adaptações que garantem aos vertebrados uma elevada resiliência ambiental num mundo impactado pela accão humana.

Biologia dos Invertebrados II

MA128 - ECTS

Descrição dos Arthropoda, Echinodermata, Hemicordata e Chordata - Grupo Protochordata. Características gerais dos filos e estudo das suas classes. Biologia e relações filogenéticas.

Biologia Vegetal II

MA125 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular são o estudo da fisiologia vegetal e das adaptações que permitem às plantas vasculares viverem em meios aquáticos e nas dunas do litoral.

 

Histologia e Embriologia Comparada I

MA215 - ECTS

Ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura dos tecidos e de órgãos, a nível da microscopia, sobretudo de campo claro, e sempre que oportuno também eletrónica, e sobre a respetiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática está baseada no estudo de preparações de tecidos e órgãos normais, sujeitos diretamente ao microscópio de campo claro ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir.

Por fim, se o tempo o permitir, visa-se lecionar bases de embriologia geral descritiva (e de biologia de desenvolvimento) bem como de organismos modelo mais simples (invertebrados) que permitem ao estudante não só compreender a sua importância como aceder e compreender, posteriormente, a embriologia geral e especial de organismos mais complexos (vertebrados).

Microbiologia

MA225 - ECTS

No final deste curso de Microbiologia, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Reconhecer a importância da Microbiologia na sua vida prática, no ambiente do planeta, na saúde de plantas e animais e no desenvolvimento de outras Ciências Biomédicas; Enunciar as características estruturais básicas conhecidas hoje para os vírus e bactérias; Citar diferentes estratégias usadas por diferentes bactérias para a obtenção de energia e de elementos para a biossíntese; Explicar em quê que diferem as bactérias dos organismos eucariotas em termos de organização genética e troca de material genético entre indivíduos; Reconhecer fatores de virulência microbiana; Enunciar os principais componentes dos sistemas de defesa contra infeções presentes em animais vertebrados; Citar mecanismos de atuação de alguns dos antibióticos presentemente disponíveis ; Explicar como surgem as resistências bacterianas aos antibióticos e como pode ser evitado esse surgimento. Executar corretamente a técnica asséptica de manipulação de microrganismos; Usar corretamente o microscópio ótico para a observação de microrganismos; Usar diferentes técnicas de coloração para a visualização e classificação de microrganismos; Usar de forma apropriada os testes metabólicos para a identificação microbiana; Quantificar as bactérias e fagos presentes numa amostra. Encontrar de forma eficaz e crítica as fontes bibliográficas que lhes permitam atualizar estes conhecimentos ao longo dos anos.

Química-física e Inorgânica

MA217 - ECTS

Os princípios fundamentais da Quí­mica serão abordados e estudados com especial ênfase na descrição quí­mica quantitativa quer de sistemas de águas naturais bem como de águas não-naturais. Dos tópicos principais destacaremos os seguintes: Quí­mica e Transformação; Estequiometria e balanços de massa; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases, Equilí­brio químico; Velocidade das transformações quí­micas. Equilíbrios de Ácido-Base, Equilí­brios Quí­micos envolvendo a Precipitação/Dissolução de minerais, os processos de transferência de electrões e a Complexação de Metais e a Formação de Compostos de Coordenação. Tratamento quantitativo rigoroso de todas as anteriores ocorrências de fenómenos de Equilíbrio Químico, com vista a uma descrição quantitativa da composição do meio aquático e a sua evolução, de modo a que a a especiação das substâncias que o integram possam ser adequadamente descritas e caraterizadas. Para além disto, um conjunto de trabalhos laboratoriais são oferecidos para apresentar aos estudantes as principais técnicas analíticas usadas nos laboratórios de química analítica e química ambiental.

Biologia Molecular

MA222 - ECTS
Os objectivos são, na área da Biologia Molecular:

1- Formar uma matriz de análise de conhecimentos
2- Transmitir conhecimentos
3- Capacitar o aluno para resolver problemas teórico-práticos.
4- Tornar o aluno familiar com o laboratório e o trabalho laboratorial.

Histologia e Embriologia Comparada II

MA216 - ECTS

Na continuação da unidade de Histologia e Embriologia Comparada I, ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura das células, dos tecidos e dos órgãos (agora com enfâse nestes últimos), a nível da microscopia, sobretudo de campo claro, e por vezes também eletrónica, e sobre a respetiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática é baseada no estudo de preparações de tecidos e de órgãos normais, diretamente ao microscópio de campo claro ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos.

Por fim, visa-se lecionar bases complementares de embriologia geral e especial, agora com enfâse nesta, englobando aspetos descritivos e de biologia de desenvolvimento e visando o estudos de alguns organismos modelo. Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos que permitam compreender a organogénese e a estrutura e o normal posicionamento dos tecidos e órgãos no animal adulto. Pretende-se ainda que os estudantes tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar modificações teratológicas.

Química Orgânica

MA212 - ECTS

Pretende-se neste curso demonstrar as principais transformações dos compostos de carbono, e demonstrar a sua influência na Biologia Molecular e na Química do Ambiente. Assim, são seus Objectivos Principais:

- O estudo da estrutura tridimensional das principais classes de compostos de carbono;

- A relação entre a Química, a Biologia Molecular e o Ambiente através do estudo de casos exemplos representativos.

 

Bioestatística

MA214 - ECTS

É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica. Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma primeira exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.

Biofísica e Bioquímica

MA221 - ECTS

O programa da unidade curricular de Biofísica e Bioquímica tem por objectivos preparar os alunos para a compreensão dos princípios fundamentais da Física e suas aplicações na biologia, assim como do metabolismo intermediário e mecanismos de regulação das vias metabólicas. É realçada a importância das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares. O aluno utiliza conhecimentos básicos para discutir disfunções associadas a traumas e condições específicas.
A disciplina também tem como objectivo facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a utilização correcta de um conjunto de técnicas experimentais que se baseiam em princípios físicos e de técnicas utilizadas na caracterização bioquímica de células, organelos, proteínas e metabolitos.

Fisiologia Animal Comparada

MA223 - ECTS

A Fisiologia estuda as funções dos organismos vivos. Uma abordagem comparativa das diferentes soluções apresentadas por diferentes organismos, na sua adaptação a um ambiente específico e limitante, permite uma melhor compreensão dos princípios gerais dos vários mecanismos homeostáticos envolvidos. A obtenção de informação (do meio ambiente e do próprio organismo), a sua integração e finalmente a regulação de todas as funções vitais permite, numa visão comparada e evolutiva, perceber o porquê e como respondem os seres vivos aos problemas encontrados no seu meio ambiente. Desta forma, a presente disciplina tem como objectivo principal o capacitar os alunos a compreender como as actividades dos vários sistemas fisiológicos estão integrados para a adaptação de um organismo a diferentes meios ambientes.

Ecologia Aquática

MA227 - ECTS

A formação na UC de Ecologia Aquática é focada em três temas centrais: (i) os processos que regulam a produtividade primária e secundária em ambientes aquáticos; (ii) os principais ecossistemas marinhos, a sua biodiversidade e funcionamento; e (iii) os impactos de actividades humanas e alterações climáticas nesses ecossistemas. Os conteúdos abordados vão permitir a aquisição de conhecimento fundamental para a compreensão do funcionamento de diferentes ecossistemas aquáticos, nomeadamente a influência de diferentes condições ambientais na dinâmica das redes tróficas, proporcionando uma visão holística dos processos que regulam a produtividade e biodiversidade aquática.

Fisiologia dos Animais Aquáticos

MA224 - ECTS

Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.

Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.

Genética

MA226 - ECTS Dotar os alunos de conhecimentos em várias áreas da genética e da sua aplicabilidade em investigação básica - caraterização de espécies, estudos de evolução- e investigação aplicada - genotoxicidade ambiental, conservação de espécies e melhoramento animal.  A unidade curricular é constituida por duas partes: Genética Formal e de Populações e Citogenética.

Fundamentos da Cultura Celular

MA326 - ECTS Aplicação das culturas celulares em estudos genéticos de espécies aquáticas. Princípios básicos do funcionamento de uma sala de culturas celulares. Fundamentos da cultura celular, com distinção entre culturas primárias e prolongadas, e entre culturas aderentes e em suspensão. Fundamentos da imortalização de células. Aplicação de culturas celulares a estudos de genotoxicidade.

História da Biologia e das Ciências Marinhas

MA327 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre a história da Biologia e das Ciências Marinhas, uma componente cultural que serve de base à perceção da Biologia, que permite compreender a situação atual desta área científica e servir de preparação para o seu futuro. Espera-se que os estudantes tomem contacto com a história da Biologia, reconheçam os seus principais acontecimentos e intervenientes, e adquiram gosto e curiosidade pela componente cultural desta área.

Ictiologia e Biologia Pesqueira

MA311 - ECTS

Esta unidade curricular pretende que os alunos adquiram, compreendam e apliquem um conjunto de conhecimentos na área da Ictiologia e Biologia Pesqueira, dotando-os de competências essências a um profissional da área das Ciências do Meio Aquático. A unidade curricular procura dar a conhecer aos alunos a origem, evolução e diferenciação dos diferentes grupos de peixes, com destaque para as suas adaptações anátomo-fisiológicas e à interligação funcional dos diversos sistemas de órgãos que contribuem para a homeostasia corporal e resiliência ambiental.  Pretende-se ainda fazer uma ponte entre duas áreas disciplinares distintas, dando-se particular enfâse a um conjunto de conceitos e ferramentas atuais de interesse ictiológico com particular relevância na Biologia Pesqueira, e que em certa medida dotam os alunos de competências cientifico-tecnológicas para compreender as bases de uma exploração racional e sustentada dos recursos haliêuticos.

Sanidade e Patologia de Animais Aquáticos

MA323 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos em Sanidade e Patologia Animal, dando especial atenção aos agentes patogénicos mais frequentes em animais aquáticos, em particular em peixes produzidos em aquacultura, dada a sua grande importância a nível alimentar e económico. Apresentar uma noção aprofundada dos vários métodos de diagnóstico, vantagens e desvantagens e das dificuldades na sua aplicação a doenças de animais aquáticos. Sensibilizar os estudantes para os vários aspectos na prevenção de doenças em animais aquáticos, os seus prejuízos na produção aquática (económicos, sociais e ambientais) e para a importância de um crescente investimento em medidas de profilaxia sanitária.

Ecologia Microbiana

MA314 - ECTS

Fornecer aos alunos conceitos de Ecologia Microbiana enquanto ramo específico da Microbiologia

Engenharia e Maneio em Aquacultura

MA312 - ECTS

Atualmente, a cultura de organismos aquáticos para consumo direto, repovoamento ou outros fins é o setor de produção animal de maior crescimento e diversificação. O objetivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes a capacidade para poder participar ativamente na gestão dos sistemas de produção comumente utilizados e familiarizar-se com as alternativas de maneio que são requisitos essenciais na rentabilidade destes investimentos. A ênfase é colocada na seleção responsável e uso seguro de materiais, equipamentos e técnicas de manuseamento de pescado tendo os estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas associadas aos aspetos mais relevantes da aquicultura. Deslocações a indústrias e organizações estatais habilitam os estudantes acerca das diferentes técnicas utilizadas na produção.

Toxicologia Ambiental

MA315 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Ambiental. Estes saberes abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental.

É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.

Farmacologia Aplicada às Espécies Aquáticas

MA328 - ECTS

Métodos de Monitorização Ambiental e SIG

MA316 - ECTS

Noções básicas de monitorização ambiental e sistemas de informação geográfica. No fim os alunos deverão possuir competências minimas nas duas grandes áreas do conhecimento referidas

Projeto

MA300 - ECTS

Oferecer a oportunidade de formação numa área de interesse do estudante, não coberta pela oferta de unidades curriculares obrigatórias. Pretende-se desenvolver competências de decisão, a par de competências científico-técnicas.

Tecnologia e Gestão das Pescas

MA321 - ECTS Conhecer a Pesca como a mais antiga e importante actividade do Homem no meio aquático, incluindo a história da pesca, das artes e das embarcações de pesca, os principias dados estatísticos deste sector, os métodos e artes de captura, os materiais usados na pesca, os meios auxiliares antigos e modernos de navegação, de detecção de pescado, de captura e de gestão do ambiente e das capturas a bordo, a relação entre a captura e a qualidade do pescado e do ambiente, e as principais características das pescas na Europa, em Portugal continental, Açores e Madeira e pesca longínqua. Reconhecer os problemas actuais de gestão dos recursos, os métodos de gestão das pescas e como melhorar a sustentabilidade das pescas.

Biomedicina Marinha - do Veneno à Cura

MA330 - ECTS A incidência e a prevalência de certas doenças humanas está a mudar. Estas mudanças estão relacionadas predominantemente com alterações no estilo de vida e com as alterações ambientais. O aumento gradual da população mundial e o aparecimento de doenças humanas emergentes aumenta a necessidade de novos e melhores medicamentos para as combater. Apesar de setenta e cinco por cento da superfície da Terra ser coberta por água, a pesquisa de novos medicamentos e o conhecimento da farmacologia dos organismos marinhos (plantas e/ou animais) é limitada. O ambiente marinho é um reservatório excecional de produtos naturais (e.g. venenos, metabolitos) com atividade biológica, muitos dos quais exibem características estruturais não encontradas em produtos naturais terrestres. Essas moléculas representam um recurso diversificado e incontornável de inspiração para a pesquisa de novos fármacos e biomateriais com interesse Biomédico. A investigação científica é intensa na procura de produtos com propriedades antibacterianas, imunomoduladoras, antifúngicas, antiinflamatórias, anticancerígenas, antimicrobianas, neuroprotetoras, analgésicas e antimaláricas de origem marinha. A pesquisa de produtos naturais de origem marinha evoluiu da química analítica necessária ao isolamento das novas moléculas para um esforço colaborativo entre químicos, biólogos e farmacologistas capaz de identificar os seus mecanismos de ação sobre enzimas ou recetores celulares específicos e, ainda, o seu potencial interesse biomédico. Nesta UC opcional procurar-se-á alertar os estudantes da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático sobre as oportunidades que as espécies marinhas oferecem para a Investigação Biomédica e pesquisa / desenho de Medicamentos inovadores, motivando-os a conhecer o processo de isolamento molecular, avaliação funcional, melhoramento e formulação, investigação pré-clínica e ensaio clínico das moléculas de interesse Biomédico.

Nutrição e Alimentação em Aquacultura

MA313 - ECTS Com a disciplina de Nutrição e Alimentação em Aquacultura, é garantida aos alunos uma formação específica no domínio da biologia aplicada, em que se inserem as ciências do meio aquático. Com o programa da disciplina de Nutrição pretende-se fornecer um conjunto de conhecimentos de base da nutrição animal, com orientação específica posterior para a nutrição e alimentação dos peixes. A transformação de alimentos com valor relativamente baixo, noutros que se tornem mais atractivos para o consumo humano, é normalmente um dos objectivos fundamentais de toda a Produção Animal. Se bem que a possibilidade de efectuar esta conversão de modo 100 % eficiente seja um ideal inatingível, o grau em que os diversos componentes da dieta são utilizados, constitui a preocupação central dos nutricionistas. Os custos da alimentação artificial num sistema de piscicultura intensiva representam entre 40 e 70 % do total dos custos de produção. A preparação cuidada do ensino da disciplina de nutrição, deverá contribuir para a preparação de técnicos sensíveis e capazes de contribuir para a gestão optimizada dos recursos alimentares utilizados.

Projeto

MA300 - ECTS

Oferecer a oportunidade de formação numa área de interesse do estudante, não coberta pela oferta de unidades curriculares obrigatórias. Pretende-se desenvolver competências de decisão, a par de competências científico-técnicas.

Tecnologia e Qualidade Alimentar

MA322 - ECTS

Fornecer aos alunos as bases e o treino para um raciocínio claro no âmbito dos métodos de manuseamento e transformação do pescado, bem como uma perspectiva moderna da sua qualidade e respectiva envolvente técnica e científica, de forma a que o seu desempenho profissional nesta área possa beneficiar dessa experiência prévia, sobretudo através do desenvolvimento de um espírito crítico sobre os temas abordados. Pretende-se também proporcionar aos alunos o contacto com a realidade profissional da produção de pescado e respectiva qualidade, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de processamanto mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade.

Valorização, Certificação e Sustentabilidade de Produtos da Pesca e Aquacultura

MA329 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos específicos sobre diversos aspetos recentes e emergentes na área dos produtos alimentares e não alimentares aquáticos, centrados na valorização, certificação e sustentabilidade de produtos comerciais, uma vez que estes conceitos são os mais referidos como preocupações dos destinatários destes produtos. Espera-se que os estudantes tomem contacto com conhecimentos de base nestes temas, que saibam reconhecer e compreender os pontos de vista dos diversos intervenientes na cadeia do pescado (incluindo o dos consumidores) e sejam capazes de tomar decisões, de fazer escolhas esclarecidas e fundamentadas, e de terem sempre presentes estas importantes preocupações no seu futuro profissional, em qualquer das áreas englobadas nas ciências do meio aquático e do ambiente.
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