Código: | MA123 | Sigla: | BV_II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Produção Aquática |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 33 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 5 | 49 | 135 |
Sendo a “Biologia dos Vertebrados II” uma unidade curricular do 1º ano da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, a validação de conhecimentos prévios a algumas UC é vantajosa, nomeadamente a “Biologia dos Vertebrados I” e “Ecologia Geral”, UCs do 1º ano, 1º e 3º trimestre, respetivamente.
Programa
Características biológicas gerais das aves e dos mamíferos. Diagnóstico diferencial dos seus principais sub-grupos. Adaptações estruturais e funcionais ao meio terrestre. Anatomo-fisiologia comparada dos principais sistemas de órgãos: Sistema nervoso (sistema nervoso central, sistema nervosos periférico e sistema nervoso autónomo), circulatório (sanguíneo e linfático), sistema respiratório (porção condutora e respiratória; hematose pulmonar e tecidular; ventilação pulmonar), sistema digestivo (tubo digestivo e órgãos anexos), sistema endócrino (grandes glândulas endócrinas e eixo hipotalâmico-hipofisário), sistema urinário (rins e vias urinárias) e sistema reprodutor (gónadas, vias genitais, fecundação e controlo neuro-endócrino). Fisiologia das aves e mamíferos aquáticos (adaptações ao ambiente aquático). Taxonomia dos principais grupos de aves e mamíferos em Portugal. Proteção e conservação dos vertebrados selvagens.
Bibliografia Fundamental
Berta, A, Sumich JL, Kovacs KM. 2015. Marine Mammals Evolutionary Biology. 3rd Edition. Academic Press
Hickman C, Keen S, Eisenhour D, Larson H, l'Anson H. 2020. Integrated Principles of Zoology. McGraw-Hill.
Lovette IJ, Fitzpatrick JW. 2016. Handbook of Bird Biology. 3rd Edition. John Wiley & Sons
Rappole J. 2013. The Avian Migrant: The Biology of Bird Migration. Columbia University Press
Schreiber EJ, Burger J.2001. Biology of Marine Birds. CRC Press
A unidade curricular irá privilegiar os métodos de ensino-aprendizagem usuais em ambiente de sala de aula, com tipologia teórica (projeção de slides e vídeos) e prática-laboratorial (atividades com protocolo experimental), privilegiando a aquisição de competências centradas no aluno, sendo o docente um mero agente facilitador de aprendizagens. Saídas de campo e visitas guiadas a centros de investigação serão também equacionadas em função da disponibilidade de horários dos alunos e dos meios logísticos disponibilizados pela instituição. Todas as atividades que os aproximem de situações reais do quotidiano serão estimuladas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 26,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 5,00 |
Total: | 135,00 |
De acordo com a normativa académica em vigor para o presente ano letivo, exige-se aos alunos uma assiduidade mínima obrigatória de 75% às aulas de tipologia prática-laboratorial.
A classificação final à unidade curricular resulta da média ponderada da componente teórica (T:80%), realizada por exame final, conjuntamente com a componente prática-laboratorial (PL:20%), cuja avaliação é feita em regime de avaliação contínua, e obtida por via da realização e defesa em ambiente de sala de aula de trabalho de projeto em grupo, conjuntamente com a sua participação individual dos alunos nas sessões de cariz PL. O aluno terá de obter nota mínima (10 valores) a cada componente (T e PL), para obter aprovação à disciplina.
Não aplicável
Sim, à componente prática-laboratorial. Será um trabalho de grupo (3-4 alunos) que valerá 100% da nota a essa tipologia.
Não aplicável.
Apenas por exame, e apenas à componente teórica.