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Biologia de Vertebrados II

Código: MA123     Sigla: BV_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2023/2024 - 4T (de 22-04-2024 a 14-06-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 33 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende que os alunos adquiram, compreendam e apliquem um conjunto de conhecimentos na área da Biologia dos Vertebrados, dotando-os de competências essências a um profissional da área das Ciências do Meio Aquático. A unidade curricular procura dar a conhecer aos alunos a origem, evolução e diferenciação das diferentes classes de vertebrados, em particular as aves e mamíferos, isto no seguimento da U.C. de Biologia dos Vertebrados I, com destaque para as suas adaptações anátomo-fisiológicas e interligação funcional dos diversos sistemas de órgãos que contribuem para a sua homeostasia corporal.  Foco particular será dado aos organismos aquáticos incluídos nesta classe de vertebrados face ao cariz do curso. Pretende-se ainda fazer uma ponte com outras áreas disciplinares específicas, como sejam Ictiologia, Ecologia e Fisiologia, entre outras, de forma a que os alunos compreendam as bases de uma exploração racional e sustentada dos recursos animais, e as adaptações que garantem aos vertebrados uma elevada resiliência ambiental num mundo impactado pela accão humana.

Resultados de aprendizagem e competências

Nas sessões teóricas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos básicos através de aulas presenciais, em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia irá lecionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspetiva de intercâmbio ativo com os alunos. Finalmente, nas sessões práticas laboratoriais, os alunos irão executar determinados procedimentos experimentais e/ou trabalho de campo, que culminarão com a apresentação e discussão de um trabalho de grupo devidamente supervisionado pelos docentes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sendo a “Biologia dos Vertebrados II” uma unidade curricular do 1º ano da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, a validação de conhecimentos prévios a algumas UC é vantajosa, nomeadamente a “Biologia dos Vertebrados I” e “Ecologia Geral”, UCs do 1º ano, 1º e 3º trimestre, respetivamente.

Programa

Programa

Características biológicas gerais das aves e dos mamíferos. Diagnóstico diferencial dos seus principais sub-grupos. Adaptações estruturais e funcionais ao meio terrestre. Anatomo-fisiologia comparada dos principais sistemas de órgãos: Sistema nervoso (sistema nervoso central, sistema nervosos periférico e sistema nervoso autónomo), circulatório (sanguíneo e linfático), sistema respiratório (porção condutora e respiratória; hematose pulmonar e tecidular; ventilação pulmonar), sistema digestivo (tubo digestivo e órgãos anexos), sistema endócrino (grandes glândulas endócrinas e eixo hipotalâmico-hipofisário), sistema urinário (rins e vias urinárias) e sistema reprodutor (gónadas, vias genitais, fecundação e controlo neuro-endócrino). Fisiologia das aves e mamíferos aquáticos (adaptações ao ambiente aquático). Taxonomia dos principais grupos de aves e mamíferos em Portugal. Proteção e conservação dos vertebrados selvagens.

Bibliografia Fundamental

Berta, A, Sumich JL, Kovacs KM. 2015. Marine Mammals Evolutionary Biology. 3rd Edition. Academic Press
Hickman C, Keen S, Eisenhour D, Larson H, l'Anson H. 2020. Integrated Principles of Zoology. McGraw-Hill.
Lovette IJ, Fitzpatrick JW. 2016. Handbook of Bird Biology. 3rd Edition. John Wiley & Sons
Rappole J. 2013. The Avian Migrant: The Biology of Bird Migration. Columbia University Press
Schreiber EJ, Burger J.2001. Biology of Marine Birds. CRC Press

Bibliografia Obrigatória

Berta, A, Sumich JL, Kovacs KM; Marine Mammals Evolutionary Biology, Academic Press, 2015
Hickman C, Keen S, Eisenhour D, Larson H, l'Anson H; Integrated Principles of Zoology, McGraw-Hill., 2020
Lovette IJ, Fitzpatrick JW; Handbook of Bird Biology, John Wiley & Sons, 2016
Rappole J. ; The Avian Migrant: The Biology of Bird Migration, Columbia University Press, 2013
Schreiber EJ, Burger J.; Biology of Marine Birds, CRC Press, 2001

Observações Bibliográficas

Alguma desta bibliografia encontra-se na biiblioteca, embora em versões mais antigas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular irá privilegiar os métodos de ensino-aprendizagem usuais em ambiente de sala de aula, com tipologia teórica (projeção de slides e vídeos) e prática-laboratorial (atividades com protocolo experimental), privilegiando a aquisição de competências centradas no aluno, sendo o docente um mero agente facilitador de aprendizagens. Saídas de campo e visitas guiadas a centros de investigação serão também equacionadas em função da disponibilidade de horários dos alunos e dos meios logísticos disponibilizados pela instituição. Todas as atividades que os aproximem de situações reais do quotidiano serão estimuladas.  

Software

Zao et al. 2014. PhysioEx9.0. Laboratory Simulations in Physiology. Pearson. New York.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 26,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

De acordo com a normativa académica em vigor para o presente ano letivo, exige-se aos alunos uma assiduidade mínima obrigatória de 75% às aulas de tipologia prática-laboratorial. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final à unidade curricular resulta da média ponderada da componente teórica (T:80%), realizada por exame final, conjuntamente com a componente prática-laboratorial (PL:20%), cuja avaliação é feita em regime de avaliação contínua, e obtida por via da realização e defesa em ambiente de sala de aula de trabalho de projeto em grupo, conjuntamente com a sua participação individual dos alunos nas sessões de cariz PL. O aluno terá de obter nota mínima (10 valores) a cada componente (T e PL), para obter aprovação à disciplina.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

 

Trabalho de estágio/projeto

Sim, à componente prática-laboratorial. Será um trabalho de grupo (3-4 alunos) que valerá 100% da nota a essa tipologia.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

 

Melhoria de classificação

Apenas por exame, e apenas à componente teórica.

Observações

Não aplicável.
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