Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA323

Sanidade e Patologia de Animais Aquáticos

Código: MA323     Sigla: SPAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Aplicada

Ocorrência: 2023/2024 - 1T (de 11-09-2023 a 27-10-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 26 Plano Oficial em Vigor 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos em Sanidade e Patologia Animal, dando especial atenção aos agentes patogénicos mais frequentes em animais aquáticos, em particular em peixes produzidos em aquacultura, dada a sua grande importância a nível alimentar e económico. Apresentar uma noção aprofundada dos vários métodos de diagnóstico, vantagens e desvantagens e das dificuldades na sua aplicação a doenças de animais aquáticos. Sensibilizar os estudantes para os vários aspectos na prevenção de doenças em animais aquáticos, os seus prejuízos na produção aquática (económicos, sociais e ambientais) e para a importância de um crescente investimento em medidas de profilaxia sanitária.

Resultados de aprendizagem e competências

Terem noções sobre as diferentes práticas e métodos de controlo em de doenças em aquacultura, nomeadamente a importância da profilaxia sanitária. Terem uma noção aprofundada dos vários métodos de diagnóstico e das suas dificuldades e limitações. Conhecerem os factores predisponentes para a ocorrência de doenças, bem como das principais doenças que afetam a produção em aquacultura. Conhecerem os vários métodos de prevenção de doenças em animais aquáticos, como a applicação de probióticos, imunoestimulantes e estratégias de vacinação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução

Introdução às componentes teóricas e práticas da unidade curricular

2. Necropsia, Amostragem e Diagnóstico

Necropsia, recolha e envio de material biológico para diagnóstico. Análise macroscópica e microscópica. Pesquisa de parasitas. Pesquisa de ictiobactérias. Isolamento, caracterização e identificação de ictiobactérias. Diferentes métodos de diagnóstico (clássicos, imunológicos, moleculares). Vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de diagnóstico.

3. Patologia Geral

Patologia geral. Conceitos básicos subjacente aos vários processos patológicos.

4. Parasitoses

Introdução às doenças parasitárias. Fatores predisponentes para a eclosão de doenças parasitárias. Observação microscópica e identificação dos parasitas mais comuns. Formas de combater o aparecimento de parasitoses. Noções teóricas de parasitas pertencentes a vários grupos taxonómicos.

5. Ictiobacterioses

Introdução às doenças de etiologia bacteriana. Período de incubação, sintomatologia e/ou lesões, diagnóstico e prognóstico. Noções sobre a evolução das bacterioses íctias e os fatores predisponentes. Conceito de animais portadores. Prática na identificação e classificação das bactérias ictiopatogénicas. Noções teóricas sobre as ictiobacterioses mais importantes.

6. Micoses e viroses em animais aquáticos

Micoses cutâneas e sistémicas. Consequência da infeção viral. Conceito de virulência. Infeções virais persistentes (portadores). Transmissão de vírus em peixes (horizontal e vertical). Noções de formas de identificação dos vírus.

7. Controlo de doenças em aquacultura

Diferentes práticas e métodos de controlo em aquacultura. Dificuldade da terapêutica em piscicultura. A importância vital da profilaxia sanitária versus medidas terapêuticas. Os diferentes níveis de atuação e as suas consequências: na unidade de produção, a nível nacional e cooperação internacional. Doenças de declaração obrigatória.

8. Vacinação, Imunoestimulantes e Próbioticos

Vacinação de animais aquáticos. Métodos de vacinação (oral, por injeção e banho). Considerações na elaboração de vacinas (exemplos). Noções gerais sobre imunoestimulantes e próbióticos.

9. Introduções e Transferências

Conceito de introduções e transferências. Introduções deliberadas ou acidentais e suas consequências. Código de Boas Práticas para Introduções e Transferências de Organismos Aquáticos. Principais espécies alvo de introdução e transferência.

Bibliografia Obrigatória

Noga, Edward J; Fish Disease: Diagnosis and Treatment, 2nd Edition, Wiley-Blackwell, 2010
Austin, Brian & Newaj-Fyzul, Aweeda ; Diagnosis and Control of Diseases of Fish and Shellfish, Wiley, 2017
Jeney, Galina; Fish Diseases: Prevention and Control Strategies, Academic Press, 2017

Bibliografia Complementar

Lucas, John S; Southgate, Paul C; Tucker, Craig S; Aquaculture: Farming Aquatic Animals and Plants, John Wiley & Sons Ltd, 2019. ISBN: 9781119230861

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Presencial com aulas teóricas e aulas teórico-práticas/práticas.
Poderão ser adotados métodos de b-learning ou e-learning se necessário.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 49,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes têm de estar presentes em pelo menos 3/4 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A - Exame final (75%)
B - Preparação e apresentação oral de artigo científico (25%)
Nota final - A x 0,75 + B x 0,25

A não realização do trabalho de preparação e apresentação de artigo científico implica a atribuiçao de nota zero (0) a esta componente de avaliação, no qual notal final - A x 0,75 + 0

Provas e trabalhos especiais

Preparação e apresentação oral de artigo científico

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas no regulamento do ICBAS. Para os trabalhadores estudantes, dispensados das aulas práticas e respetivos relatórios, a nota do exame corresponde à nota final (A - 100%).

Melhoria de classificação

Realização de novo exame final de acordo com as regras do ICBAS, mantendo-se as notas das restantes componentes.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-30 às 03:50:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias