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Fisiologia dos Animais Aquáticos

Código: MA224     Sigla: FAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2023/2024 - 4T (de 22-04-2024 a 14-06-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 40 Plano Oficial em Vigor 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.

Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.

Resultados de aprendizagem e competências

Dotar os estudantes de capacidade para melhor compreender a fisiologia de órgãos e sistemas de animais aquáticos, nomeadamente numa perspetiva de integração neuro-endócrina e de necessidades adaptativas perante modificações do ambiente.

Compreender a importância de fatores ambientais chave na fisiologia de animais aquáticos, através do estudo de casos e apreciando a diversidade. Compreender como o conhecimento fisiológico pode ser aplicado a problemas práticos, na produção e biomonitorização.

Incrementar a capacidade dos estudantes pesquisarem, selecionarem, analisarem criticamente e apresentarem informação de carácter fisiológico, de forma esquemática e integrando-a com conceitos previamente aprendidos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos histológicos e anatómicos de peixes (principalmente teleósteos), moluscos, crustáceos e de mamíferos aquáticos.

Programa

1.Sistema Nervoso Central (SNC).
Fisiologia do cérebro, hipotálamo e hipófise de peixes.
Neurotransmissores.
Fatores hipotalâmicos

2. Fisiologia da Glândula Pineal.
Estrutura e modo de ação / relação com Sistema Nervoso Central.
Fotoperíodo – Melatonina – Época reprodutiva.

3.Fisiologia da Pituitária.
Estrutura e funcionamento.
Mensageiros químicos (órgãos alvo).

4. Fisiologia dos Órgãos Sensoriais.

5. Fisiologia das Gónadas.
Principais fases de desenvolvimento dos gâmetas.
Diferentes tipos de gónadas (peixes síncronos, assíncronos, síncronos por grupos).
Sistemas de reprodução.

6.Fisiologia da Tiroide. 
Estrutura e modo de funcionamento.

7. Glândula Ultimobranquial e Corpúsculos de Stannius.

8. Fígado.
Envolvimento do fígado no crescimento e reprodução.

9. Pâncreas.
Estrutura e modo de funcionamento.
Papel da insulina em animais aquáticos.

10. Brânquias.
Estrutura e seu papel na osmorregulação.
Células de cloro.

11.Rim.
Estrutura e seu papel na osmorregulação.
Rim endócrino.

12. Sistema neuro endócrino caudal.

Bibliografia Obrigatória

Anthony P. Farrell; Encyclopedia of Fish Physiology: From Genome to Environment, Academic Press Inc , 2011. ISBN: 0123745454
Robert E. Shadwick (Editor), Anthony Peter Farrell (Editor), Colin J. Brauner (Editor); Physiology of Elasmobranch Fishes: Structure and Interaction with Environment, Academic Press; 1 edition, 2015. ISBN: ISBN-10: 0128012897 ISBN-13: 978-0128012895

Bibliografia Complementar

Nicholas J. Bernier, Glen Van Der Kraak, Anthony P. Farrell and Colin J. Brauner; Fish Physiology: Fish Neuroendocrinology, Academic Press Inc, 2009. ISBN: 0123746310

Observações Bibliográficas

Serão distribuídos apontamentos elaborados pelos docentes e indicados artigos específicos que cobrem assuntos a abordar e a discutir.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, aulas de pesquisa e análise de informação, apresentações de trabalhos pelos estudantes, aulas laboratoriais virtuais.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Fisiologia animal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

3/4 de presenças considerando as aulas TP e P.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Nota de avaliação contínua (40%)

As notas de cada componente são atribuídas inicialmente em escala de 0 a 20.

A avaliação contínua premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada estudante ao longo das aulas.

A ponderação de cada item avaliado é feito de acordo com os items apresentados na tabela referida em baixo, havendo a necessidade de em cada componente o estudante atingir a classificação mínima de 9,5 valores.


DESIGNAÇÃO

Peso (%)

EXAME FINAL

60

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

40

Avaliação PRÁTICA CONTÍNUA

Média das classificações dos trabalhos realizados nas  aulas práticas * 40%

1.Falta na entrega do trabalho escrito implica a atribuição de 0 valores.

2. O trabalho de cada estudante na elaboração de cada trabalho prático será tido em conta (em termos de % de esforço) na avaliação final de cada trabalho executado.

TOTAL FINAL

100

Melhoria de classificação

Após uma primeira aprovação à unidade curricular o estudante poderá requerer melhoria de nota ao exame final.

Não há substituição de nota de avaliação contínua por qualquer ato de natureza isolada. Uma eventual melhoria em avaliação contínua implica frequentar novamente a aulas práticas, realizando todas as atividades inerentes.
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