Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA124

Biologia Vegetal I

Código: MA124     Sigla: BVeg_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2023/2024 - 3T (de 12-02-2024 a 05-04-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 47 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandre Manuel da Silva Lobo da Cunha Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Práticas Laboratoriais: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Alexandre Manuel da Silva Lobo da Cunha 3,00
Práticas Laboratoriais Totais 2 8,00
Alexandre Manuel da Silva Lobo da Cunha 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objetivo desta unidade curricular é o estudo dos aspetos morfológicos das plantas vasculares. Além disso, também é estudada a reprodução e desenvolvimento das plantas vasculares, assim como a sua evolução, filogenia e taxonomia. Os estudantes deverão ainda adquirir conhecimentos gerais sobre fungos, líquenes e briófitos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de identificar os diferentes tecidos em cortes histológicos de plantas vasculares, além de reconhecerem a estrutura primária e secundária de raízes e caules. Deverão ainda adquirir conhecimentos sobre a reprodução e ciclos de vida das plantas vasculares, sua evolução, filogenia e taxonomia. Além disso, deverão ficar a conhecer a morfologia, ciclos de vida e taxonomia dos fungos, líquenes e briófitos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Características gerais, taxonomia, reprodução e ciclos de vida dos fungos (Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Zygomycota, Glomeromycota Ascomycota e Basidiomycota). Estrutura e reprodução em líquenes, com referência espécies da zona costeira. Características gerais, ciclo de vida e taxonomia dos briófitos. Caracterização morfológica e funcional dos tecidos das plantas vasculares (epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, floema e xilema). Estrutura primária e secundária da raiz e do caule. Estrutura geral das folhas e suas variações. Estruturas reprodutoras (anatomia da flor, tipos de inflorescência, tipos de frutos) e desenvolvimento embrionário nas plantas vasculares. Taxonomia, evolução e filogenia das plantas vasculares.

Bibliografia Obrigatória

Lidon Fernando José Cebola; Anatomia e morfologia externa das plantas superiores. ISBN: 972-757-161-1
Bowes Bryan G.; A colour atlas of plant structure. ISBN: 1-874545-16-2
Antunes, Teresa e Sevinate Pino, Isabel; Botânica. A passagem à vida terrestre, LIDEL, 2006. ISBN: ISBN-13: 978-972-757-395-9 (A obra existe na biblioteca mas o sigarra não reconhece)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas nas quais a exposição da matéria é acompanhada pela projeção de imagens representativas dos organismos e estruturas em estudo. Aulas práticas dedicadas à observação de fungos, líquenes, briófitos e cortes histológicos de plantas vasculares (raízes, caules, folhas e flores).

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 4,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes têm de frequentar pelo menos 3/4 das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame: 90% da clasificação final. Avaliação de relatórios das aulas práticas: 10% da classificação final. Os relatórios das aulas práticas são facultativos, podendo os estudantes optar por ser avaliados apenas pelo exame final (100%)

Provas e trabalhos especiais

Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além dos que já foram referidos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas. Para os estudantes trabalhadores, dispensados das aulas práticas e respetivos relatórios, a nota do exame corresponde à nota final.

Melhoria de classificação

Nota do exame: 90% da clasificação final, com 10% de avaliação prática (relatórios) ou 100% da classificação sem avaliação prática. Para melhoria da classiicação dos relatório, os estudantes têm de voltar a frequentar as aulas práticas e entregar novos relatórios.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-25 às 23:35:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias