Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA125

Biologia Vegetal II

Código: MA125     Sigla: BVeg_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2023/2024 - 4T (de 22-04-2024 a 14-06-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 38 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandre Manuel da Silva Lobo da Cunha Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Práticas Laboratoriais: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Alexandre Manuel da Silva Lobo da Cunha 3,00
Práticas Laboratoriais Totais 2 8,00
Alexandre Manuel da Silva Lobo da Cunha 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos desta unidade curricular são o estudo da fisiologia vegetal e das adaptações que permitem às plantas vasculares viverem em meios aquáticos e nas dunas do litoral.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir conhecimentos gerais sobre metabolismo e fisiologia vegetal e entender as adaptações das plantas vasculares ao meio aquático, a meios salinos e ao ambiente dunar. Deverão anda ser capazes de reconhecer diversas plantas aquáticas e espécies da flora dunar. Desenvolvimento de aptidões para trabalho laboratorial, desenvolvimento das capacidades de observação e de interpretação de resultados. 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Distribuição taxonómica das plantas aquáticas. Caracterização geral dos diferentes tipos de plantas vasculares aquáticas (hidrófitos): plantas emergentes, plantas fixas ao substrato com folhas flutuantes, plantas permanentemente submersas e plantas flutuantes. Características morfológicas dos diferentes tipos de folhas: folhas aéreas, folhas flutuantes, folhas submersas e heterofilia. Características dos caules e raízes submersas. Exemplos de adaptações estruturais e funcionais para a reprodução em plantas aquáticas. Os halófitos e suas adaptações estruturais e bioquímicas a meios salinos. As plantas das zonas dunares e suas adaptações a este meio. Fotossíntese: a estrutura molecular dos pigmentos dos cloroplastos, captação de fotões pelos complexos antena e a transferência de energia para o centro de reacção dos fotossistemas I e II, o transporte electrónico desde a molécula de água até à síntese de NADPH, formação do gradiente de protões e a produção de ATP no cloroplasto, transporte electrónico cíclico, o ciclo de Calvin. A fotorrespiração. Plantas com metabolismo C3, C4 e CAM. Conceitos básicos de nutrição em plantas. Auxinas, giberelinas, citocininas, ácido abscísico e etileno - seus efeitos, locais de síntese e transporte na planta. Fototropismo, geotropismo e heliotropismo. Fotoperíodo e floração (plantas de dia curto e de dia longo). O fitocromo e seus efeitos biológicos. Conceitos básicos de fitorremediação.
Aulas práticas: Observação de plantas aquáticas e das dunas; trabalhos laboratoriais de fitoquímica

Bibliografia Obrigatória

Cronk Julie K.; Wetland plants. ISBN: 1-56670-372-7
Taiz Lincoln; Plant physiology. ISBN: 978-0-87893-856-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas nas quais a exposição da matéria é acompanhada pela projeção de imagens. Aulas práticas dedicadas à observação de diversas espécies de plantas aquáticas e de ambientes dunares. São ainda efetuados trabalhos práticos de análise de pigmentos e fitoquímica.
É efetuada uma visita guiada ao jardim botânico do Porto

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 78,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 6,00
Trabalho de campo 2,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de frequentar pelo menos 3/4 das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame: 90% da clasificação final. Avaliação de trabalhos escritos: 10% da classificação final. Os trabalhos são facultativos, podendo os estudantes optar por ser avaliados apenas pelo exame final (100%). Os repetentes podem optar por manter a fórmula de cálculo da classificação do ano em que frequentara a unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além dos que já foram referidos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas. Para os estudantes trabalhadores, dispensados das aulas práticas e resptivos relatórios, a nota final é a nota do exame.

Melhoria de classificação

Nota do exame: 90% da clasificação final om 10% da avaliação prática, ou 100% sem avaliação prática (relatórios). A melhoria da classificação dos relatórios só é possivel voltado a frequentar as auls práticas e entregando novos realatórios.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-25 às 23:29:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias