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Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Sigla: MTP
Descrição:
 

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Abordagens Multidisciplinares na Proteção e Direitos das Crianças

MTP09 - ECTS São objetivos desta UC:
1. Fornecer aos alunos um quadro de referencia multidisciplinar que integre as diferentes disciplinas que intervêm na proteção e promoção dos direitos da criança;
2. Abordar os contributos da investigação e produção teórica de diferentes disciplinas  - História, Sociologia, Direito, Psicologia, Educação, Saúde, Intervenção Social, Política, Comunicação Social -  no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos da criança;
3. Analisar de um ponto de vista interdisciplinar as relações entre as diferentes disciplinas envolvidas na proteção e direitos da criança; 
4. Refletir sobre o papel social das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e na promoção dos seus direitos.
5. Refletir sobre as exigências éticas e deontológicas da investigação e intervenção na área da Proteção infantil

As Crianças Maltratadas: Investigação e Intervenção

MTP13 - ECTS Pretende-se com esta Unidade Curricular que os estudantes aprofundem temas centrais no âmbito do mestrado em questão, tendo em consideração a investigação realizada no domínio. Especificamente os objectivos consistem em:
  1. Aprofundar os conhecimentos no domínio em estudo;
  2. Contactar com os modelos teóricos mais salientes na área;
  3. Conhecer a tipologia dos maus tratos;
  4. Explorar investigação e artigos científicos numa temática específica dentro da área em estudo;
  5. Abordar estratégias de avaliação da criança no contexto da temática;
  6. Contactar com alguns modelos de intervenção no domínio em questão.

Família e Desenvolvimento

MTP10 - ECTS

Esta UC pretende contribuir para a formação científica de profissionais na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com resultados de estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para: 

  1. O papel do contexto social e histórico na determinação das vivências das famílias
  2. O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
  3. A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
  4. A parentalidade positiva
  5. Os níveis de intervenção na parentalidade

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

MTP01 - ECTS

A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.

Neurociências do Comportamento Desviante

PJD01 - ECTS

No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

1. identificar os principais factores psicobiológicos do comportamento desviante e compreender as suas interacções com factores da mesma e de outra natureza;

2. deter uma visão global e crítica da principal literatura sobre comportamento desviante no domínio das neurociências;

3. seleccionar, aplicar, interpretar e comunicar os resultados decorrentes dos dispositivos avaliativos de factores psicobiológicos envolvidos no comportamento desviante.

Psicologia da Saúde

PCS02 - ECTS

O principal objetivo desta disciplina é dar competências aos estudantes para serem capazes de estruturar e implementar uma intervenção psicológica devidamente fundamentada quer dirigida à prevenção primária e promotora de saúde, quer à prevenção secundária e terciária no caso da doença instalada. Este resultado final pressupõe que os estudantes compreendam o enquadramento teórico da Psicologia da Saúde, numa perspetiva crítica sobre a história das “Revoluções da Saúde” desde o modelo biomédico aos dias de hoje, e domínio dos principais modelos teóricos especialmente desenvolvidos no âmbito da Psicologia da Saúde. Terão ainda que adquirir conhecimentos e competências interventivas em temas centrais transversais à doença. Numa perspetiva de integração serão adquiridos conhecimentos sobre as especificidades de algumas doenças com maior prevalência em Portugal com o domínio de estratégias para a intervenção psicológica dirigida aos seus problemas específicos.

Psicologia do Comportamento Desviante

PJD02 - ECTS

-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.

Seminário I

MTP02 - ECTS

O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.

O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:

1- Como fazer uma pesquisa da literatura

2- Como fazer uma análise crítica da literatura

3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos

4- Como formular uma questão de investigação

 

 

 

 

Acolhimento e Adoção

MTP12 - ECTS

Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.

Pretende-se que os estudantes:

  1. Conheçam o quadro legal que regula o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, com particular incidência nas medidas de colocação extrafamiliar (acolhimento familiar e residencial) e na adoção;
  1. Compreendam o impacto de fatores culturais e históricos no sistema de proteção e reconheçam os princípios éticos e deontológicos que devem nortear a intervenção nesta área;
  1. Conheçam os principais modelos teóricos e os resultados da investigação recente, nacional e internacional, na área do acolhimento familiar e residencial e da adoção;
  1. Identifiquem indicadores de qualidade do acolhimento quer em contexto institucional quer em contexto familiar;
  1. Tenham contactado com estratégias positivas cientificamente validadas de intervenção em contexto de acolhimento de crianças e jovens em perigo;
  1. Sejam capazes de intervir nos diferentes momentos do processo de adoção, junto dos pais, desde a avaliação de capacidades e preparação à parentalidade adotiva, até ao acompanhamento e intervenção especializada em pré-adoção e pós-adoção;
  1. Conheçam as especificidades do processo desenvolvimento e da história de vida típica de crianças que chegam à adoção, identifiquem as necessidades e características próprias destas crianças e dominem estratégias de intervenção ao longo de todo o processo de adoção, desde a preparação para a filiação adotiva até ao acompanhamento na integração e pertença à família e em resposta a necessidades específicas que vão emergindo ao longo do desenvolvimento nos diferentes contextos de vida da pessoa adotada.

 



Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes

PCS03 - ECTS

• Obter um conhecimento holistico das diversas dimensões teóricas e práticas que determinam uma intervenção clínica de qualidade com crianças e adolescentes. • Compreender a importância de grerir a comunicação entre os vários sistemas e subsistemas envolvidos no atendimento clínico de crianças e adolescentes. • Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta com crianças e adolescentes. • Contactar com meios de mediação da comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas, de modo a garantir a optimização do seu envolvimento. • Conhecer aprofundadamente o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes. • Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens e o regime juridico vigente relativo à inclusão em contexto escolar. • Conhecer os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental na análise de problemáticas de crianças e adolescentes. • Planear a intervenção clínica em casos de crianças e adolescentes. • Contatar com outros modelos de intervenção clínica.

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II

MTP03 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do  trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

 

Modelos e Programas de Intervenção em Contextos de Proteção de Crianças e Jovens

MTP22 - ECTS

1. Enquadrar os diversos níveis de atuação para promoção e proteção dos direitos da criança no modelo bio-ecológico e sistémico de Bronfenbrenner; 2. Sistematizar as formas de intervenção para o cidadão comum, disponíveis a nível internacional, através de voluntariado ou trabalho em organizações que definem a sua atuação no domínio em estudo; 3. Conhecer programas especializados de intervenção com crianças, jovens e famílias na área da proteção; 4. Contactar com profissionais com intervenção na área da proteção da criança, em Portugal; 5. Desenvolver um projeto de intervenção focado na sensibilização de famílias para a temática da proteção da criança; 6. Ter uma experiência direta de intervenção com crianças e suas famílias; 7. Reflectir sobre modelos de intervenção, suas vulnerabilidades e forças no domínio da proteção a crianças e jovens.

 

Neuropsicologia Clínica

PCS04 - ECTS

A neuropsicologia clínica é uma área avançada e especializada de exercício profissional da psicologia. É por isso crítico que os estudantes tenham acesso ao conhecimento mais actual e avançado nesse domínio, e que tenham igualmente oportunidade de o exercitar e dele se apropriarem para futuros desempenhos profissionais. Os conteúdos programáticos dão conta da vastidão do domínio da neuropsicologia clínica, organizando-a numa perspectiva de ciclo vital e diferenciando o exercício do neuropsicólogo clínico com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para cada um desses grupos etários são revistos os principais quadros neuropsicológicos, dando conta do estado actual da arte relativamente à sua conceptualização, avaliação comportamental e à intervenção multidisciplinar.  Pretende-se assim que os estudantes possam ter uma visão panorâmica da neuropsicologia clínica, mas também a oportunidade de aprofundar temas específicos. Isto para que, num futuro exercício profissional, possam situar, pensar reflexivamente, procurar com critério, compreender e intervir em cada um dos quadros com que sejam confrontados na prática clínica da neuropsicologia. 

Psicologia e Sistema de Justiça

PJD03 - ECTS

No final desta UC, os/as estudantes deverão:

Conhecer e compreender:

1) As áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.

2) O Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.

3) As relações entre Psicologia e Sistema de Justiça. Dominar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para compreender a origem e desenvolvimento das principais práticas do psicólogo no sistema de justiça e as relações entre psicologia e sistema de justiça.

4) O papel do psicólogo no Sistema de Justiça: Deverão ter desenvolvido competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, programas de prevenção e intervenção psicoeducacional e psicológica, centros educativos, promoção e protecção, reinserção social).

5) Deverão ter aprofundado conhecimentos sobre a avaliação psicológica forense em diferentes áreas e com diferentes populações (penal, família e menores, arguidos, vítimas, etc).

6) Deverão ter aprofundado conhecimentos sobre o testemunho em tribunal, dimensões que o afetam e seu papel na decisão judicial. Conhecer e compreender o contacto das crianças com o sistema de justiça e a necessidade de implementação de mecanismos específicos de audição de crianças (e de outras vítimas particularmente vulneráveis) em tribunal que a protejam da vitimação secundária.

Questões Especificas de Investigação na Promoção e Proteção de Direitos das Crianças

MTP11 - ECTS

Desenvolver a capacidade de refletir e de investigar sobre a prática profissional na área da Proteção dos Direitos da Criança (PDC)

Seminário II

MTP04 - ECTS

O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). Os Seminários I e II têm também como objetivo potenciar e diversificar a formação dos estudantes.

 O Seminário II tem como objectivos compreender:

1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas

2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver

3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.

 

 

Sistema Social e Desviância

PJD04 - ECTS

 Compreensão das determinantes sociais do desvio;
 Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
 Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes


Dissertação

MTP07 - ECTS

O objectivo desta UC é a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou teórica, envolvendo trabalho de campo e/ou laboratorial, no domínio da Psicologia, mais especificamente:

1- Como conduzir de forma independente e orientada um estudo individual num domínio específico da Psicologia

2- Como redigir uma dissertação da investigação realizada

 

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia III

MTP08 - ECTS

No seguimento das unidades curriculares “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia” I e II, esta unidade curricular pretende apoiar um conhecimento aprofundado e sistematizado dos métodos de investigação em Psicologia, a sua operacionalização e aplicação no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica relevantes e originais.

 

Seminário de Investigação

MTP05 - ECTS

O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas).

 O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:

1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação

2- Como considerar as implicações éticas da investigação

3- Como avaliar o trabalho realizado

4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam

Seminário de Orientação

MTP06 - ECTS

O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). 
 

 

O Seminário de Orientação tem como objectivo  fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projecto individual de investigação, especialmente:

1- Orientar o processo de recolha de dados num domínio específico (área temática)

2- Orientar o processo de análise de dados num domínio específico (área temática)

 

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