Código Oficial: | 6253 |
Sigla: | MTP |
Descrição: |
Esta UC pretende contribuir para a formação científica de profissionais na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com resultados de estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para:
A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.
No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1. identificar os principais factores psicobiológicos do comportamento desviante e compreender as suas interacções com factores da mesma e de outra natureza;
2. deter uma visão global e crítica da principal literatura sobre comportamento desviante no domínio das neurociências;
3. seleccionar, aplicar, interpretar e comunicar os resultados decorrentes dos dispositivos avaliativos de factores psicobiológicos envolvidos no comportamento desviante.
O principal objetivo desta disciplina é dar competências aos estudantes para serem capazes de estruturar e implementar uma intervenção psicológica devidamente fundamentada quer dirigida à prevenção primária e promotora de saúde, quer à prevenção secundária e terciária no caso da doença instalada. Este resultado final pressupõe que os estudantes compreendam o enquadramento teórico da Psicologia da Saúde, numa perspetiva crítica sobre a história das “Revoluções da Saúde” desde o modelo biomédico aos dias de hoje, e domínio dos principais modelos teóricos especialmente desenvolvidos no âmbito da Psicologia da Saúde. Terão ainda que adquirir conhecimentos e competências interventivas em temas centrais transversais à doença. Numa perspetiva de integração serão adquiridos conhecimentos sobre as especificidades de algumas doenças com maior prevalência em Portugal com o domínio de estratégias para a intervenção psicológica dirigida aos seus problemas específicos.
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.
O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:
1- Como fazer uma pesquisa da literatura
2- Como fazer uma análise crítica da literatura
3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos
4- Como formular uma questão de investigação
Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.
Pretende-se que os estudantes:
• Obter um conhecimento holistico das diversas dimensões teóricas e práticas que determinam uma intervenção clínica de qualidade com crianças e adolescentes. • Compreender a importância de grerir a comunicação entre os vários sistemas e subsistemas envolvidos no atendimento clínico de crianças e adolescentes. • Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta com crianças e adolescentes. • Contactar com meios de mediação da comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas, de modo a garantir a optimização do seu envolvimento. • Conhecer aprofundadamente o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes. • Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens e o regime juridico vigente relativo à inclusão em contexto escolar. • Conhecer os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental na análise de problemáticas de crianças e adolescentes. • Planear a intervenção clínica em casos de crianças e adolescentes. • Contatar com outros modelos de intervenção clínica.
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
1. Enquadrar os diversos níveis de atuação para promoção e proteção dos direitos da criança no modelo bio-ecológico e sistémico de Bronfenbrenner; 2. Sistematizar as formas de intervenção para o cidadão comum, disponíveis a nível internacional, através de voluntariado ou trabalho em organizações que definem a sua atuação no domínio em estudo; 3. Conhecer programas especializados de intervenção com crianças, jovens e famílias na área da proteção; 4. Contactar com profissionais com intervenção na área da proteção da criança, em Portugal; 5. Desenvolver um projeto de intervenção focado na sensibilização de famílias para a temática da proteção da criança; 6. Ter uma experiência direta de intervenção com crianças e suas famílias; 7. Reflectir sobre modelos de intervenção, suas vulnerabilidades e forças no domínio da proteção a crianças e jovens.
A neuropsicologia clínica é uma área avançada e especializada de exercício profissional da psicologia. É por isso crítico que os estudantes tenham acesso ao conhecimento mais actual e avançado nesse domínio, e que tenham igualmente oportunidade de o exercitar e dele se apropriarem para futuros desempenhos profissionais. Os conteúdos programáticos dão conta da vastidão do domínio da neuropsicologia clínica, organizando-a numa perspectiva de ciclo vital e diferenciando o exercício do neuropsicólogo clínico com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para cada um desses grupos etários são revistos os principais quadros neuropsicológicos, dando conta do estado actual da arte relativamente à sua conceptualização, avaliação comportamental e à intervenção multidisciplinar. Pretende-se assim que os estudantes possam ter uma visão panorâmica da neuropsicologia clínica, mas também a oportunidade de aprofundar temas específicos. Isto para que, num futuro exercício profissional, possam situar, pensar reflexivamente, procurar com critério, compreender e intervir em cada um dos quadros com que sejam confrontados na prática clínica da neuropsicologia.
No final desta UC, os/as estudantes deverão:
Conhecer e compreender:
1) As áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
2) O Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.
3) As relações entre Psicologia e Sistema de Justiça. Dominar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para compreender a origem e desenvolvimento das principais práticas do psicólogo no sistema de justiça e as relações entre psicologia e sistema de justiça.
4) O papel do psicólogo no Sistema de Justiça: Deverão ter desenvolvido competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, programas de prevenção e intervenção psicoeducacional e psicológica, centros educativos, promoção e protecção, reinserção social).
5) Deverão ter aprofundado conhecimentos sobre a avaliação psicológica forense em diferentes áreas e com diferentes populações (penal, família e menores, arguidos, vítimas, etc).
6) Deverão ter aprofundado conhecimentos sobre o testemunho em tribunal, dimensões que o afetam e seu papel na decisão judicial. Conhecer e compreender o contacto das crianças com o sistema de justiça e a necessidade de implementação de mecanismos específicos de audição de crianças (e de outras vítimas particularmente vulneráveis) em tribunal que a protejam da vitimação secundária.
Desenvolver a capacidade de refletir e de investigar sobre a prática profissional na área da Proteção dos Direitos da Criança (PDC)
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). Os Seminários I e II têm também como objetivo potenciar e diversificar a formação dos estudantes.
O Seminário II tem como objectivos compreender:
1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas
2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver
3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.
Compreensão das determinantes sociais do desvio;
Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes
O objectivo desta UC é a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou teórica, envolvendo trabalho de campo e/ou laboratorial, no domínio da Psicologia, mais especificamente:
1- Como conduzir de forma independente e orientada um estudo individual num domínio específico da Psicologia
2- Como redigir uma dissertação da investigação realizada
No seguimento das unidades curriculares “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia” I e II, esta unidade curricular pretende apoiar um conhecimento aprofundado e sistematizado dos métodos de investigação em Psicologia, a sua operacionalização e aplicação no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica relevantes e originais.
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas).
O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:
1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação
2- Como considerar as implicações éticas da investigação
3- Como avaliar o trabalho realizado
4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas).
O Seminário de Orientação tem como objectivo fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projecto individual de investigação, especialmente:
1- Orientar o processo de recolha de dados num domínio específico (área temática)
2- Orientar o processo de análise de dados num domínio específico (área temática)