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Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes

Código: PCS03     Sigla: ICCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 61 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162
MTP 4 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 2,00
Prática e Laboratorial Totais 2 3,00
Maria Catarina Leite Rodrigues Grande 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Obter um conhecimento holistico das diversas dimensões teóricas e práticas que determinam uma intervenção clínica de qualidade com crianças e adolescentes. • Compreender a importância de grerir a comunicação entre os vários sistemas e subsistemas envolvidos no atendimento clínico de crianças e adolescentes. • Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta com crianças e adolescentes. • Contactar com meios de mediação da comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas, de modo a garantir a optimização do seu envolvimento. • Conhecer aprofundadamente o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes. • Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens e o regime juridico vigente relativo à inclusão em contexto escolar. • Conhecer os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental na análise de problemáticas de crianças e adolescentes. • Planear a intervenção clínica em casos de crianças e adolescentes. • Contatar com outros modelos de intervenção clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de:

1) Conhecer com profundidade os diversos fatores envolvidos na intervenção clínica com crianças e adolescentes;

2) Gerir o processo de comunicação com a criança/adolescentes e sua família;

3) Gerir o processo de comunicação com  subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e adolescentes;

4) Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta;

5) Utilizar facilitadores da comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas;

6) Utilizar o modelo avaliação compreensiva na análise clínica dos casos;

7) Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens  e da legislação portuguesa relativa à inclusão;

8) Aplicar o modelo concetual congitivo comportamental na análise de casos clínicos.

9) Planear intervenções clínicas com base nos objectivos e técnicas do modelo cognitivo comportamental.

10) Conhecer outros modelos teóricos de intervenção clínica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O processo de consulta psicológica com crianças e adolescentes • Características centrais e Construção da relação terapêutica 1.1 Competências de comunicação e sua aplicação no processo de consulta 1.2 Gestão da comunicação - subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e jovens  1.3 Facilitação da comunicação com a criança no contexto da consulta, através de estratégias lúdicas. 2. Modelo de avaliação compreensiva com crianças e adolescentes • Modelo de avaliação derivado de hipóteses; alvos de avaliação; focos de avaliação; fontes de avaliação; estratégias gerais, métodos, técnicas. 3. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: crianças e jovens 3.1.Estudos de caso - Perturbações na infância e na adolescência 4. Modelo Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes • A avaliação clínica inicial. • A intervenção nas principais problemáticas com crianças e adolescentes: modelos explicativos e técnicas específicas.5. Outros modelos de intervenção clínica.

Bibliografia Obrigatória

Meisels Samuel J. 340; Handbook of early childhood intervention. ISBN: 0-521-38777-9
McHenry Bill; What therapists say and why they say it. ISBN: 0-205-48477-8
Friedberg, R. & McClure, J. ; prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes, Artmed Editora, 2004
Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-17893-4
Philip C. Kendall (Ed.); Child and Adolescent Therapy, Fourth Edition: Cognitive-Behavioral Procedures, Guilford Publications, Inc., 2012
Philip Graham,Shirley Reynolds; Cognitive Behaviour Therapy for Children and Families, Cambridge University Press, 2013
MA Reinecke, FM Dattilio, A Freeman; Cognitive therapy with children and adolescents: A casebook for clinical practice, 2006
JUAN MANUEL ORTIGOSA QUILES; FRANCISCO XAVIER MENDEZ CARRILLO; PROCEDIMIENTOS TERAPEUTICOS EN NIÑOS Y ADOLESCENTES, Pirâmide, 2014
Mateu Servera Barceló (Coord.); Intervención en los trastornos del comportamiento infantil. Una perspectiva conductual de sistemas, Pirâmide, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Exercícios, actividades experienciais e atividades práticas. 2.Estudo e análise de casos. 3.Exploração de materiais lúdicos para intervenção psicológica. 4. Realização de role-plays. 5.Visualização e análise de vídeos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída por diferentes trabalhos e exame. A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas, e a realização, em grupo, de um trabalho escrito. A não realização deste trabalho impede o estudante de aceder ao exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida pela média ponderada da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre, com a ponderação de 50% em cada uma das componentes:
Nota no Exame final: Escala de  0 a 20 valores (50%);
Apresentação de trabalhos ao longo do semestre: Escala de  0 a 20 valores (50%).
A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas teóricas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas aulas (em pelo menos em 75%) e realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só é possível para a componente exame (50%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

 

 

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