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Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia III

Código: MTP08     Sigla: MEIP III

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 20 Plano Oficial 2 - 6 81 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No seguimento das unidades curriculares “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia” I e II, esta unidade curricular pretende apoiar um conhecimento aprofundado e sistematizado dos métodos de investigação em Psicologia, a sua operacionalização e aplicação no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica relevantes e originais.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:

 

  • Estruturar e fundamentar as suas opções metodológicas nas diferentes fases do processo de investigação em Psicologia, antecipando eventuais problemas e possíveis formas de os resolver;
  • Aplicar de forma rigorosa técnicas e métodos de investigação a contextos e problemáticas de investigação concretos;
  • Compreender de forma aprofundada aspetos que afetam a qualidade e a generalização da investigação;
  • Compreender a estrutura de uma dissertação de mestrado;
  • Conhecer os princípios da redação científica e os passos e as estratégias envolvidas na escrita científica;
  • Interpretar e comunicar de forma adequada resultados da investigação;
  • Expor e sustentar argumentos com base nos resultados da investigação;
  • Analisar de forma crítica e sustentada investigações empíricas no domínio da Psicologia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

- Organização, estilo e estruturação da dissertação de mestrado em Psicologia

- Princípios da redação científica

- Fundamentação e enquadramento dos objetivos de investigação;

- Uso de citações primárias e secundárias;

- Fundamentação das opções metodológicas;

- Cuidados e regras para uma aplicação rigorosa das técnicas de recolha de dados;

- Regras para a descrição das técnicas e procedimentos de recolha de dados no corpo de texto da dissertação

- Fundamentação e apresentação dos procedimentos de análise na dissertação;

- Interpretação dos resultados: cuidados a ter

- Sustentação dos argumentos expostos na discussão e interligações com a literatura existente

Bibliografia Principal:

Cooper Harris; Reporting research in psychology. ISBN: 978-1-4338-0916-3
Meltzoff Julian; Critical thinking about research. ISBN: 1-55798-455-7
Cargill Margaret; Writing scientific research articles: strategy and septs. ISBN: 978-1-118-57070-8


Bibliografia complementar:
Gavin Helen; Understanding research methods and statistics in psychology. ISBN: 978-1-4129-3442-8
Hart Chris; Doing a literature review. ISBN: 0-7619-5974-2
Giles David C.; Advanced research methods in psychology. ISBN: 0-415-22771-2
Wilkinson David 340; The^researcher.s toolkit. ISBN: 0-415-21566-8
Walliman Nicholas; Your research project. ISBN: 978-1-4129-0132-1
Mertens Donna M.; Research and evaluation in education and psychology. ISBN: 978-1-4129-7190-4
Breakwell Glynis M. 340; Research methods in psychology. ISBN: 978-0-85702-264-6
Hancock Gregory R. 340; The^reviewer99s guide to quantitative methods in the social sciences. ISBN: 978-0-415-96508-8
Gelfand Harold; Mastering APA Style. ISBN: 1-55798-085-3
Giles David C.; Advanced research methods in psychology. ISBN: 0-415-22771-2
Cooper Harris 340; APA handbook of research methods in psychology. ISBN: 978-1-4338-1003-9

Bibliografia Obrigatória

Cooper Harris; ; Reporting research in psychology. . ISBN: ISBN: 978-1-4338-0916-3
Meltzoff Julian; ; Critical thinking about research.. ISBN: ISBN: 1-55798-455-7
Cargill Margaret; ; Writing scientific research articles: strategy and septs.. ISBN: ISBN: 978-1-118-57070-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto com os estudantes:

  • Apresentação e discussão dos trabalhos de investigação em grande grupo ou em pequenos grupos;
  • Realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo relativas às várias etapas do processo de investigação em Psicologia e às tarefas inerentes ao trabalho empírico;
  • Exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos e a exemplos práticos

 

 

Trabalho autónomo do/a estudante:

- Atividades de escrita científica;

- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.

- atividades de leitura e análise de textos científicos:

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 65,00
Trabalho prático ou de projeto 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Estudo autónomo 31,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 31,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica que o/a estudante:

(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize os trabalhos  individuais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação: Os alunos poderãooptar por avaliação distribuída ou exame final.

Avaliação distribuída: a partir de três trabalhos individuais (i) apresentação do trabalho empírico individual (35%); (ii) discussão oral de um trabalho empírico de um colega (35%); (iii) análise reflexiva de provas públicas de uma dissertação de mestrado da FPCEUP (30%)

Fórmula de avaliação: A nota final, correspondente à notas dos trabalhos individuais a realizar pelo/a estudante, será expressa numa escala de 0 a 20 valores.


É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação

 A obtenção de uma classificação inferior a 9,5 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade. 
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria será feita de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.

Informação complementar em "observações"

 

Observações

Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente à apresentação do trabalho empírico individual (35%).

Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular, não está contemplada a melhoria da classificação nas componentes ii) discussão oral de um trabalho empírico de um colega (35%); (iii) análise reflexiva de provas públicas de uma dissertação de mestrado da FPCEUP (30%)
Considera-se a classificação anteriormente obtida. 

 

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de apresentação do trabalho empírico individual, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e desde que a unidade curricular tenha exame previsto.


Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente TP desta UC  decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos 

 

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