Abordagens Multidisciplinares na Proteção e Direitos das Crianças
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
8 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
São objetivos desta UC:
1. Fornecer aos alunos um quadro de referencia multidisciplinar que integre as diferentes disciplinas que intervêm na proteção e promoção dos direitos da criança;
2. Abordar os contributos da investigação e produção teórica de diferentes disciplinas - História, Sociologia, Direito, Psicologia, Educação, Saúde, Intervenção Social, Política, Comunicação Social - no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos da criança;
3. Analisar de um ponto de vista interdisciplinar as relações entre as diferentes disciplinas envolvidas na proteção e direitos da criança;
4. Refletir sobre o papel social das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e na promoção dos seus direitos.
5. Refletir sobre as exigências éticas e deontológicas da investigação e intervenção na área da Proteção infantil
Resultados de aprendizagem e competências
Petende-se com esta UC que os alunos sejam capazes de:
1. Identificar os contributos teóricos e empíricos das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e promoção dos seus direitos;
2. Traçar as relações interdisciplinares entre estes diferentes contributos teóricos e empíricos;
3. Definir as potencialidades e as necessidades epistemológicas de cada disciplina envolvida na proteção e promoção dos direitos da criança e de uma abordagem multi e interdisciplinar.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Conceitos de Proteção e de Direitos da Criança.
2. História da Proteção e dos Direitos da Criança.
3. Sociologia da Proteção e Direitos da Criança.
4. O Direito, o jurídico e o judicial na Proteção e Direitos da Criança.
5. Contributos da Psicologia para a Proteção e Direitos da Criança.
6. O papel da Educação na Proteção e Direitos da Criança.
7. A Saúde na prevenção, diagnóstico e intervenção na Proteção e Direitos da Criança.
8. A Intervenção Social na Proteção e direitos da Criança: formas e contextos.
9. Politica e politicas na Proteção e Direitos da Criança; a promoção de uma cidadania de direitos.
10. O papel da comunicação social na promoção e proteção dos Direitos da Criança
11. Princípios eticos e deontológicos na investigação e intervenção na Proteção da Criança
Bibliografia Obrigatória
European Union Agency for Fundamental Rights and Council of Europe; Handbook on European law relating to the rights of the child, Publications Office of the European union, 2015. ISBN: 978-92-871-9917-1
Jill Duerr Berrick; The impossible imperative: Navigating the competing principles of Child Protection, Oxford University Press, 2018. ISBN: 978-0-19-067814-2
Spratt, T., Nett, J., Bromfield, L., Hietamaki, J., Kindler, H., & Ponnert, L. ; Child protection in Europe: Development of an international cross-comparison model to inform national policies and practices., British Journal of Social Work, 45 (5), 1508-1525, 2015. ISBN: doi:10.1093/bjsw/bcu109
Lisa Merkel-Holguin • John D. Fluke Richard D. Krugman; National Systems of Child Protection Understanding the International Variability and Context for Developing Policy and Practice, Springer, 2019. ISBN: 978-3-319-93347-4
Magalhães Teresa;
Maus tratos em crianças e jovens. ISBN: 972-8717-39-3
Palacios, J. (Ed.) ; Maltrato infantil. Número monográfico de la revista Infancia y Aprendizaje, 1995
Mc Call, R. B., van IJzendoorn, M. H., Juffer, F., groark, C. J. & Groza, V. K. ; Children without permanent parents: Research, practice and policy, Wiley -Blackwell, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Método expositivo com intervenção de especialistas das diferentes disciplinas;
2. Organização de debates e mesas redondas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o ensaio escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1. Ensaio escrito (90%)
2. Participação ativa nas aulas (10%)
Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 10 valores de classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Situações especiais serão analisadas caso a caso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contatar a docente no início do ano letivo, de forma a programar a sua avaliação.
Melhoria de classificação
Apenas se aplica à componente "trabalho escrito" e deverá ser realizada na época imediatamente subsequente áquela em que foi obtida a aprovação.