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Seminário I

Código: MTP02     Sigla: SEMIN I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407602
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 13 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Catarina Leite Rodrigues Grande Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.

O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:

1- Como fazer uma pesquisa da literatura

2- Como fazer uma análise crítica da literatura

3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos

4- Como formular uma questão de investigação

 

 

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

1- Seleccionar fontes de dados sobre uma temática específica da Psicologia

2- Avaliar criticamente a literatura revista

3- Escrever uma revisão sistematizada da literatura relevante para um tópico específico da Psicologia incluindo:

3.1- Formular questões de investigação claras e pertinentes para o tópico do Seminário

3.2- Desenvolver uma argumentação e identificar evidência científica que fundamente a questão de investigação

3.3- Incluir e citar a literatura pertinente e de acordo com as normas da escrita científica na Psicologia

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa


  1. Quadros teóricos num domínio específico da Psicologia.

  2. Introdução à reflexão epistemológica e metodológica na investigação em Psicologia

Bibliografia Obrigatória

Almeida Leandro S.; Metodologia da investigação em psicologia e educação. ISBN: 978-972-97388-5-2
Appolinário Fabio; Dicionário de metodologia científica. ISBN: 85-224-3905-2
varios; varios (Obras e artigos sobre o tema específico do projeto de investigação.)
Patton Michael Quinn; Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 978-1-4129-7212-3
American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-4338-0561-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de Contacto: Sessões de orientação pessoal de tipo tutorial; discussão individual ou em grupo de relatórios/trabalhos; avaliação formativa e sumativa

 

Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica; leitura e análise de textos; redacção de uma revisão sistematizada da literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para além da presença num mínimo de 75% das horas de contacto, os estudantes deverão apresentar um trabalho escrito no qual deverão atingir a nota mínima e 9,5 valores numa escala de 0 a 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida através da seguinte fórmula: 50% pela avaliação contínua feita pelo orientador ao longo do semestre e 50% pelo trabalho escrito.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade.
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria é possível apenas para o trabalho escrito e conforme regulamento da FPCEUP.

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente de orientação desta UC decorrerá parcialmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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