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As Crianças Maltratadas: Investigação e Intervenção

Código: MTP13     Sigla: CMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 9 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 3,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se com esta Unidade Curricular que os estudantes aprofundem temas centrais no âmbito do mestrado em questão, tendo em consideração a investigação realizada no domínio. Especificamente os objectivos consistem em:

  1. Aprofundar os conhecimentos no domínio em estudo;

  2. Contactar com os modelos teóricos mais salientes na área;

  3. Conhecer a tipologia dos maus tratos;

  4. Explorar investigação e artigos científicos numa temática específica dentro da área em estudo;

  5. Abordar estratégias de avaliação da criança no contexto da temática;

  6. Contactar com alguns modelos de intervenção no domínio em questão.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos pretendem proporcionar que os estudantes alcancem os objetivos definidos. Trata-se de partilhar informação sobre um conjunto alargado de questões que se colocam acerca da criança maltratada. Integrar também aspetos que fomentem a pesquisa de bibliografia sobre temas de particular interesse de cada um, associados ao domínio em estudo. Abranger tanto as questões de investigação, como aspetos da intervenção, de modo a obter um conhecimento mais abrangente das práticas, com sustentação teórica e empírica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos pretendem proporcionar que os estudantes alcancem os objetivos definidos. Trata-se de partilhar informação sobre um conjunto alargado de questões que se colocam acerca da criança maltratada. Integrar também aspetos que fomentem a pesquisa de bibliografia sobre temas de particular interesse de cada um, associados ao domínio em estudo. Abranger tanto as questões de investigação, como aspetos da intervenção, de modo a obter um conhecimento mais abrangente das práticas, com sustentação teórica e empírica.


  • Perspectivas ecológica e desenvolvimental da criança maltratada

  • Tipologias de maus tratos:

  • Características de cada um dos tipos de maus tratos;

  • Maus tratos físicos e psicológicos; Negligência; Abuso sexual; Exposição à violência doméstica; Síndrome de Munchausen por procuração

  • Modelos explicativos dos maustratos

  • Impacto desenvolvimental de cada um dos tipos de maus tratos

  • A avaliação psicológica da negligência e dos maus tratos físicos/psicológicos à criança: formas e instrumentos

  • A intervenção junto da criança e da família

  • Métodos e técnicas de intervenção direta com  a criança maltratada

  • A prevenção dos maus tratos

  • A escola e os professores nas situações de maus tratos

Bibliografia Obrigatória

Cicchetti, D., & Lynch, M.; Toward an ecological/transactional model of community violence and child maltreatment: Consequences for children's development, Psychiatry, 56, 96-118, 1993
Felitti, V., & Anda, R. ; The relationship of adverse childhood experiences to adult medical disease, psychiatric disorders and sexual behavior: Implications for health care., In R. Lanius & E. Vermetten (Eds), The Hidden Epidemic: The Impact of Early Life Trauma on Health and Disease. Cambridge University Press., 2009
Kalmakis, K. A., & Chandler, G. E.; Adverse childhood experiences: Towards a clear conceptual meaning., Loading Global Nursering Research, 70 (7), 1489-1501., 2013
Sani, A. I.; As crenças, o discurso e a acção: as construções de crianças expostas à violência interparental, Repositório UM, 2004. ISBN: http://hdl.handle.net/1822/6958 (Tese de Doutoramento)
Veltman, M., & Browne, K.; Three decades of child maltreatment research. Implications for the school years., Trauma, Violence & Abuse, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilização de estratégias diversificadas na didáctica das aulas, a saber: aulas expositivas; leitura conjunta de artigo científico e respectiva análise; debates em pequenos grupos e alargados num segundo momento ao grande grupo; realização de trabalhos em pequeno grupo; estimulação da reflexão crítica em relação à investigação produzida na área.

As metodologias proposta permitem aos estudantes adquirir novos conhecimentos, assim como, fazer a sua própria exploração de certas temáticas no contexto em estudo. A possibilidade de debate proporciona também uma partilha de experiências e inquietações que contribuirá para os estudantes promoverem o seu domínio dos temas em estudo. A articulação entre o material exposto e preparado para introdução da temática aos estudantes, bem como, a realização dos trabalhos em paralelo para aprofundamento de algumas das matérias, constitui um meio dos estudantes atingirem os objetivos acima definidos.    

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 34,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Ter participado em, pelo menos, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Trabalho prático desenvolvido em pequeno grupo.

  1. Componente Individual: Participação na realização dos trabalhos e dinâmicas das aulas   15% (0-20)
  2. Trabalho de Grupo - Aprofundamento de um tema pré-definido 85% (0-20)

Melhoria de classificação

Não está prevista a melhoria, dadas as caraterísticas da avaliação e a possibilidade de acompanhamento dos trabalhos ao longo da sua realização.

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