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Neurociências do Comportamento Desviante

Código: PJD01     Sigla: NCD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 29 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162
MTP 8 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

1. identificar os principais factores psicobiológicos do comportamento desviante e compreender as suas interacções com factores da mesma e de outra natureza;

2. deter uma visão global e crítica da principal literatura sobre comportamento desviante no domínio das neurociências;

3. seleccionar, aplicar, interpretar e comunicar os resultados decorrentes dos dispositivos avaliativos de factores psicobiológicos envolvidos no comportamento desviante.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados de aprendizagem e as competências que se espera que os esttudantes adquiram com esta UC são os seguintes:


1. capacidade para identificar os principais factores psicobiológicos do comportamento desviante e compreender as suas interacções com factores da mesma e de outra natureza;


2. capacidade para pesquisar, rever e demonstrar compreensão crítica relativamente à principal literatura sobre comportamento desviante no domínio das neurociências;


3. ser capaz de seleccionar, aplicar, interpretar e comunicar os resultados decorrentes dos dispositivos avaliativos de factores psicobiológicos envolvidos no comportamento desviante.



Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existem.

Programa

Após uma Introdução à unidade curricular, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em dois módulos principais:

Módulo 1 - Comportamento criminal e antissocial:

1.1. Neurobiologia da Psicopatia e da Sociopatia

1.2. Doença mental e comportamento criminal

1.3. Bases psicobiológicas do comportamento criminal violento

1.4. Investigação do Laboratório de Neuropsicofisiologia neste tópico

1.5. Aplicação dos conteúdos e conceitos a casos de estudo/situações práticas

Módulo 2 – Adicções comportamentais e a substâncias:

2.1. Neurobiologia da adicção a substâncias e suas consequências comportamentais

2.2. Investigação com modelos animais

2.3. Factores neurobiológicos da intervenção psicofarmacológica

2.4. Bases cerebrais das adicções comportamentais (e.g, jogo patológico)

2.5. Modelo neuro-emocional do comportamento adictivo

2.6. Aplicação dos conteúdos e conceitos a casos de estudo/situações práticas

Bibliografia Obrigatória

Bechara, A., et al. (2019). ; A neurobehavioral approach to addiction: Implications for the Opioid Epidemic and the Psychology of Addiction. Psychological Science in the Public Interest, 20, 96–127
Brochu Serge 340; Drugs and crime deviant pathways. ISBN: 0-7546-3023-4
Glicksohn Joseph 340; The^neurobiology of criminal behavior. ISBN: 0-7923-7674-9
Iria Catarina; Psicopatas criminosos e não criminosos. ISBN: 978-989-8148-08-7
Koob, G. F., & Volkow, N. D. (2016). ; Neurobiology of addiction: A neurocircuitry analysis. Lancet Psychiatry, 3, 760–773.
Leeman, R. F., & Potenza, M. N. (2013). ; A targeted review of the neurobiology and genetics of behavioural addictions: An emerging area of research. Canadian Journal of Psychiatry, 58, 260–273.
Ling, S., Umbach, R., & Raine, A. (2019). ; Biological explanations of criminal behavior. Psychology, Crime & Law, 25, 626–640.
Raine, A.; The anatomy of violence: The biological roots of crime, Vintage Books, 2014. ISBN: 0307475611
Uhl, G. R., Koob, G. F., & Cable, J. (2019). ; The neurobiology of addiction. Annals of the New York Academy of Sciences, 1451, 5–28.

Bibliografia Complementar

Barbosa Fernando; Psicobiologia da liberdade do criminoso reincidente
Teixeira João Marques; Comportamento criminal. ISBN: 972-8652-00-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas.

Discussão temática de registos documentais audiovisuais, apoiada em pesquisa de literature previamente recomendada.

Avaliação distribuída, individual, módulo-a-módulo.


Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Ciências Sociais > Criminologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuroquímica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sem frequência obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação individual por teste (cotação 0 a 20 valores) no final de cada Módulo Temático. A classificação final corresponde à média aritmética dos testes realizados durante o curso da UC. A aprovação implica uma classificação mínima de 8,0 valores em cada módulo temático e uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. Os estudantes que não tiverem obtido aproveitamento através das avaliações parcelares terão acesso a uma avaliação de repescagem sobre a matéria de ambos os módulos a realizar em data a agendar com esses estudantes. Note-se, contudo, que o regime aplicável é de avaliação distribuída SEM EXAME FINAL, pelo que não será realizado nenhum exame nem qualquer outra avaliação que não sejam as acima previstas.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não estão previstas provas especiais. Os estudantes ao abrigo de estatutos especiais devem submeter-se às avaliações previstas ou, conforme legislação em vigor, dirigir-se ao docente para acordar horários de avaliação compatíveis com os seus horários laborais.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem candidatar-se a melhoria da classificação na avaliação de recurso.

Observações

Na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial de parte ou da totalidade das atividades letivas no atual contexto pandémico, as aulas teóricas desta UC e, se necessário, as aulas teórico-práticas decorrerão por videoconferência, ou em formato de vídeoaulas com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.


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