Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MTP10

Família e Desenvolvimento

Código: MTP10     Sigla: FD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407604
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC pretende contribuir para a formação científica de profissionais na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com resultados de estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para: 

  1. O papel do contexto social e histórico na determinação das vivências das famílias
  2. O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
  3. A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
  4. A parentalidade positiva
  5. Os níveis de intervenção na parentalidade

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:

  1. Discutir o funcionamento familiar e o comportamento parental com base nos modelos teóricos mais pertinentes
  2. Refletir sobre a relação entre acções, cognições e emoções parentais
  3. Identificar os princípios da parentalidade positiva
  4. Posicionar as famílias em distintos níveis de intervenção na parentalidade de acordo com as suas necessidades específicas
  5. Caracterizar programas parentais baseados na evidência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Família e sociedade

    1. Modelo bioecológico do desenvolvimento humano



  2. Modelos teóricos que enquadram a parentalidade positiva

    1. Teoria da vinculação

    2. Modelo sociogenético

    3. Qualidade do contexto familiar



  3. Comportamentos educativos parentais

    1. Estilos educativos e práticas educativas

    2. Efeito moderador do temperamento das crianças



  4. Cognições e emoções parentais

    1. Teoria da atribuição

    2. Meta-emoção parental



  5. Princípios da parentalidade positiva

  6. Intervenção na parentalidade.

Bibliografia Obrigatória

Asmussen Kirsten; The^evidence-based parenting practitioner.s handbook. ISBN: 978-0-415-60993-7
Bornstein Marc H. 340; Handbook of parenting. ISBN: 0-8058-3778-7 (vol.1)
Cruz Orlanda; Parentalidade. ISBN: 978-989-8148-83-4
Matthew R. Sanders; The power of positive parenting. ISBN: 978-0-19-062906-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Expositivo

. Discussão de situações problemáticas

. Discussão de trabalhos realizados durante a semana

. Dramatizações e simulações

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 6,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar os trabalhos escritos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

Exame – 60%

Trabalhos escritos – 30%

Participação presencial – 10%

Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.

Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada componente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de realizar o trabalho escrito e participar na sua apresentação oral, bem como realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. O estudante deverá portanto contatar a docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final" e deverá ser realizada numa das duas épocas imediatamente subsequentes aquela em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-17 às 08:33:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias