Código Oficial: | 6680 |
Sigla: | MCP |
Descrição: | O ciclo de estudos tem uma duração de 4 semestres, correspondente a 120 créditos ECTS, sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e pela elaboração de uma dissertação com 60 créditos ECTS associados. |
Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular Ética e Espiritualidade no Fim da Vida é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética e espiritualidade nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com as profissões da saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais. Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno do paliativismo. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da ética profissional para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente os Cuidados Paliativos. |
O objetivo essencial da Unidade Curricular Introdução aos Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio dos Cuidados Paliativos, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Investigação Clínica e Evidência em Saúde é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da investigação em saúde, especificamente em Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito aos fundamentos técnicos e éticos da investigação em seres humanos. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas neste domínio e nos diferentes tipos de investigação passíveis de efetuar em Cuidados Paliativos.
Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante obtém os conhecimentos adequados na área da gestão e economia da saúde, em especial no que se refere à organização dos Cuidados Paliativos.
- Adquirir conhecimentos no domínio do cuidar, da dimensão humana e relacional dos cuidados continuados, especificamente na interface com Cuidados Paliativos.
- Estimular o autoconhecimento, desenvolver a competência emocional, a satisfação pessoal e profissional e prevenir a exaustão e a fadiga profissionais.
- Refletir sobre a influência das próprias emoções no processo cuidativo.
- Analisar os fatores relacionados com as dinâmicas do trabalho em equipa multidisciplinar.
- Desenvolver competências de trabalho em equipa multidisciplinar e do cuidado compassivo e humanizado.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Terapêutica em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da farmacologia e terapêutica em seres humanos, especificamente em Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito aos fundamentos científicos e à evidência médica da farmacologia. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Controlo de Sintomas em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio clínico dos Cuidados Paliativos, especificamente no que respeita a sintomas comuns, situações de urgência e mesmo na fase agónica. Enfatizando a dicotomia entre paliação e tratamento curativo. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção paliativa em doentes terminais.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Cuidados Continuados e de Acompanhamento é que o estudante adquira conhecimentos no domínio do cuidar em seres humanos, especificamente na interface com Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito à dimensão humana e relacional dos cuidados continuados. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminários é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio dos Cuidados Paliativos em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área dos Cuidados Paliativos em doenças terminais, oncológicas e não oncológicas.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Sofrimento, Luto e Qualidade de Vida é que o estudante adquira conhecimentos no domínio do saber lidar com o sofrimento, em especial na terminalidade da vida. Muito em particular no que diz respeito à dimensão psicológica e emocional da doença terminal. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção psicológica em Cuidados Paliativos.
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Dissertação é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com os Cuidados Paliativos (muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas). No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.