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Sofrimento, Luto e Qualidade de Vida

Código: MCP_08     Sigla: SLQV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 37 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,86
Teorico-Prática: 1,07
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,857
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 2,857
Teorico-Prática Totais 1 1,071
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 0,714
Sílvia Marina Amado Cordeiro 0,357

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Sofrimento, Luto e Qualidade de Vida é que o estudante adquira conhecimentos no domínio do saber lidar com o sofrimento, em especial na terminalidade da vida. Muito em particular no que diz respeito à dimensão psicológica e emocional da doença terminal. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção psicológica em Cuidados Paliativos.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para perceber a complexidade do sofrimento humano em cuidados continuados e Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da gestão da crise e sobre as diferentes estratégias existentes para lidar com a dor e com o sofrimento, dos doentes terminais e das pessoas que lhe são particularmente significativas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- A morte nas sociedades modernas.

2- Crise, dor e sofrimento. Diferentes dimensões, diferentes vivências, diferentes pessoas. O luto nas suas diferentes dimensões.

3- O psicólogo nas equipas interdisciplinares.

4- A intervenção psicológica nos cuidados paliativos. Os problemas emocionais do paciente – Empowerment e construção de objetivos. Stress e burnout nos profissionais de saúde.

5- A comunicação em cuidados paliativos. Atitudes, crenças e comportamentos dos profissionais de saúde. Preferências gerais e específicas sobre a informação do paciente em cuidados paliativos. A comunicação de más notícias. A esperança realista.

6- Abordagem ao conceito de qualidade de vida. História e definição. Interesse em medir a qualidade de vida em particular. Integração da qualidade de vida na prática clínica.

7- Metodologia de avaliação da QdV. Avaliação da QdV do doente através do profissional de saúde, avaliação da QdV do doente através do cuidador informal.

8- Como medir a QdVRS..

Bibliografia Obrigatória

Kübler-Ross, E. ; On Death and Dying: What the Dying Have to Teach Doctors, Nurses, Clergy and Their Own Families. , New York: Scribner Publishing, 2014 ( )
Gawande, A.; Being Mortal: Medicine and What Matters in the End (1st edition), New York: Metropolitan books, 2014
Barbara Okun, B., & Nowinski, J.; Saying Goodbye: A Guide to Coping with a Loved One's Terminal Illness, New York: Berkley., 2012
Hagerty, R.G., Butow, P.N., Ellis, P.M., Dimitri, S., & Tattersall, M.H.N. ; Communicating Prognosis in Cancer: A Systematic Review of the Literature. , Annals of Oncology, 16(7), 1005-1053., 2005
Nunes, R., Rego, F., Rego, G.; Enciclopédia Luso-brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018
Ricou, M., & Marina, S.; Decision making and ethical reasoning in psychology, Psychology in Russia: State of the Art, 13(1), 2–10, 2020 (https://doi.org/10.11621/pir.2020.0101)
Ricou, M., & Wainwright, T.; The Psychology of Euthanasia Why There Are No Easy Answers, European Psychologist, 24, 243–256, 2019 (https://doi.org/https://doi.org/10.1027/1016-9040/a000331)
Ricou, M.; A Ética e a Deontologia no Exercício da Psicologia, Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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