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Dissertação

Código: MCP_13     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 23 Plano de Estudos em vigor 2 - 60 80 1620

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Guilhermina Maria da Silva Rêgo Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,86

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Dissertação é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com os Cuidados Paliativos (muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas). No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio dos Cuidados Paliativos e, desta forma, conseguir realizar uma dissertação que seja o reflexo da sua tese de mestrado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada.

Primeiro, porque é um meio eficaz de aprofundar teórica e empiricamente uma questão ou um corpo de conhecimentos e consequente análise e interpretação. Organizar a informação num trabalho escrito claro e coerente permite uma maior compreensão do tema.

Por outro lado, é um meio excelente de treinar a comunicar efetivamente uma “competência transferível” que será muito útil em qualquer ambiente profissional.

Pretende-se testar o maior entendimento possível de um assunto, a capacidade de efetuar uma translação da ciência individual em material escrito e a capacidade de comunicar concisamente.

Principais áreas:

  1. Ensaio escrito ou outro tipo de material
  2. Livros e artigos
  3. Outras fontes de informação (internet)
  4. Citação
  5. Bibliografia
  6. Plágio e integridade científica
  7. Bases de dados
  8. Redes Científicas  

Bibliografia Obrigatória

Barbosa, A., & Neto, I.G.; Manual de Cuidados Paliativos, Faculdade de Medicina de Lisboa, 2006
Twycross, R.; Cuidados Paliativos, Lisboa: Climepsi Editores, 2003
Portenoy, R.K. & Bruera, E.; Topics in Palliative Care (vol. I), New York: Oxford University Press, 1997
Doyle, D.; Oxford Textbook of Palliative Medicine, New York: Oxford University Press, 2004
Addington-Hall, J.M., & Higginson, I.J.; Palliative Care for Non-Cancer Patients, New York: Oxford University Press, 2001
Nunes, R.; Rego, F.; Rego, G.; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Coimbra, Almedina, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino adotadas cumprem com o estipulado pelas guidelines internacionais em matéria de Cuidados Paliativos. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estas metodologias revelaram-se essenciais para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para a elaboração de uma dissertação de excelência nesta área.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 1620,00
Total: 1620,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é efetuada pelo docente responsável pela orientação tutorial tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

A Avaliação Final será o reflexo do modo como desenvolveu o trabalho que conduziu à tese e também o resultado da sua defesa pública.

Fórmula de cálculo da classificação final

100% defesa pública de dissertação
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