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Projectos Individuais

Código: MCP_11     Sigla: PROJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 39 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Francisca Melo Pojal Da Silva Rego Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,86
Teorico-Prática: 1,07
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,857
Maria Francisca Melo Pojal Da Silva Rego 2,857
Teorico-Prática Totais 1 1,071
Maria Francisca Melo Pojal Da Silva Rego 0,071

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Projetos Individuais  é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com os Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica desta área. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos e de Acompanhamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio dos Cuidados Paliativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. E a elaboração de um projeto específico e inovador no domínio dos Cuidados Paliativos.  Principais áreas:

a) Identifação de um Problema de Investigação
b) Formulação da Hipótese
c) Fontes de informação (internet)
d) Estado da Arte
e) Revisão Bibliográfica
f) Determinação da Metodologia
g) Estudo Empírico
h) Apresentação de Resultados
i) Discussão de Resultados
j) Conclusões
k) Limitações
l)Perspetivas Futuras

Bibliografia Obrigatória

Rui Nunes, Francisca Rêgo, Guilhermina Rêgo (Coordenadores).; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina, Coimbra, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final
Fórmula de avaliação: Exame Final - 100%
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