Introdução aos Cuidados Paliativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fmup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCP |
38 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
5 |
45 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular Introdução aos Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio dos Cuidados Paliativos, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno da profissão de paliativista. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos dos Cuidados Paliativos para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam esta área profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1-Apresentação. Importância da formação universitária para um adequado desempenho assistencial.
2-Cuidados Paliativos em Portugal e no estrangeiro. História, filosofia, conceitos, objetivos e dificuldades.
3-O papel seminal da Dame Cicely Saunders. O St Christopher’s Hospice - fundado nos princípios da combinação entre ensino e investigação clínica, controlo da dor e de sintomas através de uma abordagem integral da doença e satisfação adequada das necessidades físicas, sociais, psicológicas e espirituais do paciente, família e amigos.
4-Os Cuidados Paliativos enquanto elemento integrador de uma nova perspetiva da saúde e da doença. A ética do cuidar.
5- Os Cuidados Paliativos na interface com determinadas doenças específicas:
- O cancro
- As doenças respiratórias crónicas.
- A insuficiência respiratória
- As doenças cardíacas.
- A infeção pelo VIH/SIDA
- As doenças neurológicas crónicas degenerativas
- A insuficiência renal crónica
6-Os Cuidados Paliativos em ambiente pluridisciplina
Bibliografia Obrigatória
Nunes, R., Rego, F., Rego, G.;
Enciclopédia Luso-brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018
Barbosa, A., & Neto, I.G. ; Manual de Cuidados Paliativos. , Lisboa: Faculdade de Medicina de Lisboa, 2006
Addington-Hall, J.M., & Higginson, I.J. ; Palliative Care for Non-cancer Patients , New York: Oxford University Press , 2001
Doyle, D. ; Oxford Textbook of Palliative Medicine (3º edição), New York: Oxford University Press, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
As metodologias de ensino adotadas cumprem com o estipulado pelas guidelines internacionais em matéria de cuidados paliativos. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estas metodologias revelaram-se essenciais para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.