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Cursos

Mestrado Integrado em Medicina

Dados Gerais

Código Oficial: 9813
Sigla: MIMED

Diplomas

  • Mestrado em Medicina (360 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências Básicas de Saúde (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Anatomia I

MI101 - ECTS

Biologia Celular e Molecular I

MI103 - ECTS A – Adquirir conhecimentos sobre a organização estrutural e funcional da célula no que respeita à codificação e produção dos seus constituintes moleculares e encaminhamento para os diversos compartimentos. B - Executar e aplicar técnicas de microscopia de luz e electrónica, e de biologia molecular.

Bioquímica I

MI102 - ECTS Contribuir, conjuntamente com outras áreas do conhecimento na área da biologia humana e da medicina, para a compreensão da biologia do ser humano. Contribuir, conjuntamente com a disciplina de Bioquímica II, para a aquisição da linguagem própria da Bioquímica e conhecimento dos métodos de estudo próprios desta área científica. Conhecer a composição química dos seres vivos assim como as transformações químicas que neles ocorrem e os factores que afectam estas transformações.

Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina

MI104 - ECTS O exercício da Medicina - baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença, exige, cada vez mais, o recurso a métodos científicos e tecnologias de pesquisa, colheita, armazenamento, processamento, análise, transmissão, avaliação e valorização de dados, informação e conhecimento biomédicos. Com as disciplinas de Introdução à Medicina I e II, pretende-se que os estudantes de Medicina contactem com estes métodos e tecnologias, acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade (a) em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, (b) em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, (c) em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, (d) em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, (e) em decidir, problemática constante num contexto individual e social, do acto médico e (f) em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional. Em particular, a disciplina de Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina discutirá princípios e fundamentos teóricos da prática de Medicina, abordando tópicos de História da Medicina, Bioética e Metodologia de Investigação em Saúde. Por outro lado, a disciplina de Introdução à Medicina II: Informação em Saúde abordará, tópicos que se inserem nas áreas de Bioestatística e Informática Médica.

Anatomia II

MI105 - ECTS Gerais: Ensino da organização geral da estrutura macroscópica do corpo humano que constitua uma base sólida sobre a qual assentará parte importante da sua educação médica e da sua futura profissão.
Específicos: (i) contribuir para a aprendizagem terminologia que constitui a base da linguagem médica; (ii) ensinar a nomenclatura, relações, funções, desenvolvimento e variações das estruturas que integram os aparelhos respiratório, digestivo, urinário e reprodutor, do sistema cardiovascular e das glândulas endócrinas; (iii) desenvolver a capacidade de observação e aprender a técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada; (iv) desenvolver a auto-aprendizagem.

Biologia Celular e Molecular II

MI107 - ECTS A – Adquirir conhecimentos sobre o tráfico intracelular de proteínas, mecanismos de sinalização e agregação celular, divisão celular e processos moleculares subjacentes à diferenciação, desdiferenciação e envelhecimento celulares; B – proceder à avaliação crítica de documentação científica. C – Conhecimentos básicos sobre o método de investigação científica em Biologia.

Bioquímica II

MI106 - ECTS Contribuir, conjuntamente com outras áreas do conhecimento na área da biologia humana e da medicina, para a compreensão da biologia do ser humano. Contribuir, conjuntamente com a disciplina de Bioquímica I, para a aquisição da linguagem própria da Bioquímica e conhecimento dos métodos de estudo próprios desta área científica. Conhecer a composição química dos seres vivos assim como as transformações químicas que neles ocorrem e os factores que afectam estas transformações.

Introdução à Medicina II: Informação em Saúde

MI108 - ECTS O exercício da Medicina - baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença, exige, cada vez mais, o recurso a métodos científicos e tecnologias de pesquisa, colheita, armazenamento, processamento, análise, transmissão, avaliação e valorização de dados, informação e conhecimento biomédicos. Com as disciplinas de Introdução à Medicina I e II, pretende-se que os estudantes de Medicina contactem com estes métodos e tecnologias, acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade (a) em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, (b) em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, (c) em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, (d) em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, (e) em decidir, problemática constante num contexto individual e social, do acto médico e (f) em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional. Em particular, a disciplina de Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina discutirá princípios e fundamentos teóricos da prática de Medicina, abordando tópicos de História da Medicina, Bioética e Metodologia de Investigação em Saúde. Por outro lado, a disciplina de Introdução à Medicina II: Informação em Saúde abordará, tópicos que se inserem nas áreas de Bioestatística e Informática Médica.

Fisiologia I

MI202 - ECTS 1. Conhecer os mecanismos celulares e subcelulares que estão na base do funcionamento do organismo humano.
2. Conhecer o normal funcionamento dos diferentes aparelhos e sistemas.
3. Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos fisiológicos e aplicada posteriormente noutras disciplinas do curso e na futura vivência clínica.

Genética Médica I

MI206 - ECTS Ensinar os esquemas fundamentais relativos à herança das características que definem o ser humano nas suas manifestações normais e patológicas, bem como as bases que permitam aos estudantes entender a patologia e as questões sociais e éticas desenvolvidas ao redor da prática genética e organizar a sua própria visão desses problemas.

Histologia Básica e Embriologia

MI203 - ECTS O principal objectivo da Histologia Básica e Embriologia consiste no conhecimento da estrutura normal, microscópica e submicroscópica, dos principais tecidos que constituem os organismos biológicos, bem como o desenvolvimento embrionário e pós-natal dos principais órgãos e sistemas.
A morfologia deverá ser entendida como a base estrutural da fisiologia, não só para aumentar a motivação para o estudo da forma, mas, mais importante, para que se possa compreender melhor como as modificações da forma levam a alterações da função e vice-versa.

Medicina Preventiva I

MI204 - ECTS Objectivos - Apreender e desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza biológica, psicológica, social e ecológica; Adquirir e desenvolver uma atitude de promoção da saúde; Apreender as diferenças de atitudes da Medicina Curativa e Preventiva; Conhecer a organização da saúde e das profissões médica e paramédicas em Portugal e reconhecer a sua acção na promoção da saúde; Adquirir a capacidade para situar e analisar os principais problemas de saúde em Portugal no contexto da promoção da saúde; Compreender as atitudes de protecção da saúde, de educação para a saúde e de prevenção da doença e das suas complicações e da recuperação dos incapacitados; Conhecer de que maneira os estilos de vida podem constituir factores de risco e podem concorrer como factores causais de um certo número de doenças; Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde.

Neuroanatomia

MI201 - ECTS Aprender a organização estrutural do Sistema Nervoso Central, nervos cranianos e órgãos dos sentidos utilizando a terminologia anatómica. Valorizar a interdisciplinaridade no estabelecimento de correlações com a Fisiologia, a Bioquímica, a Psicologia, etc.

Psicologia Médica I

MI205 - ECTS 1. Perspectivar o fenómeno mental (e o seu desenvolvimento) na interface entre os processos neurofisiológicos e as relações interpessoais.
2. Perspectivar o acto e o saber médico na unidade bio-psico-social da Pessoa.
3. Ampliar os agentes de doença a outros níveis de complexidade (trabalho, família, comunidade, etc.) e a outro paradigma, o das grandes afeições/afecções humanas: dor, medo, amor, luto, ansiedade, depressão, somatização.
4. Iniciar o desenvolvimento das perícias adequadas à relação médico-doente.

Anatomia Clínica

MI207 - ECTS

Fisiologia II

MI208 - ECTS 1. Compreender a interacção dos diferentes aparelhos e sistemas, bem como a sua adaptação a alterações do meio.
2. Estabelecer as bases para a compreensão das alterações da homeostasia e dos mecanismos e manifestações da doença.
3. Conhecer as alterações na função do organismo humano associadas ao desenvolvimento e ao envelhecimento.
4. Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos fisiológicos e aplicada posteriormente noutras disciplinas do curso e na futura vivência clínica.

Genética Médica II

MI212 - ECTS Adquirir os conhecimentos fundamentais da etiopatogenia das doenças genéticas e ensinar os gestos próprios da actividade do geneticista e os cuidados que o médico assistente ou de família deve ter, tanto no rastreio dos casos que poderão ter eventual interesse genético como na relação a três com o doente e o geneticista, para a melhor eficácia do aconselhamento genético.
Preparar nos estudantes o enquadramento dos conhecimentos existentes para mais fácil entendimento dos novos conhecimentos e a capacidade de uma correcta transmissão aos doentes e familiares da informação que lhes diz respeito, uma vez definida a situação pelo geneticista.

Histologia e Embriologia dos Orgãos e Sistemas

MI209 - ECTS O principal objectivo da Histologia e Embriologia dos Órgãos e Sistemas consiste no conhecimento da estrutura normal, microscópica e submicroscópica, dos principais orgãos e sistemas que constituem os organismos biológicos, bem como o seu desenvolvimento embrionário e pós-natal. Este conhecimento é fundamental para se entenderem os mecanismos da doença como alterações estruturais e/ou da função das células, tecidos e órgãos.

Medicina Preventiva II

MI210 - ECTS Objectivos - Apreender atitudes da Medicina Preventiva no contexto da família e estilos de vida e sua influência na saúde. Conhecer a prevenção das doenças respiratórias, sexualmente transmissíveis e outras no contexto social. Medicina Preventiva nos mais novos e nos mais idosos e papel das imunizações, prevenção de acidentes e recuperação dos incapacitados; Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde nos diferentes grupos etários.

No final da disciplina de Medicina Preventiva II os alunos deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem a apreender atitudes da Medicina Preventiva no contexto da família e estilos de vida e sua influência na saúde, e a conhecer a prevenção das doenças respiratórias, sexualmente transmissíveis e outras no contexto social. Os alunos deverão ainda dispor da capacidade de reflectir sobre a Medicina Preventiva nos mais novos e nos mais idosos, sobre o papel das imunizações, sobre a prevenção de acidentes e sobre a recuperação dos incapacitados. Deverão também adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde nos diferentes grupos etários.

Psicologia Médica II

MI211 - ECTS 1. Proporcionar a prática da relação médico-doente e do seu paradigma: contacto, compreensão e intervenção.
2. Proporcionar o desenvolvimento de competências e perícias clínicas relacionais.
3. Proporcionar a compreensão da totalidade do homem no seu devir e circunstância.
4. Proporcionar o estudo das diferentes reacções à situação de doença, das diferentes defesas contra o desajuste individual, das condicionantes da personalidade e da relação nas diferentes fases do processo mórbido.
5. Proporcionar o reconhecimento das expressões afectivo-emocionais das vivências do doente e da sua família e o desenvolvimento da capacidade empática.
6. Proporcionar a descoberta das capacidades terapêuticas do acto clínico.

No final do curso o aluno deverá:
1. Ter competência na Relação Médico-Doente e na Entrevista Centrada no Doente..
2. Saber dar más notícias, manusear situações emocionais difíceis e comunicar de forma aumentativa e alternada, quando necessário.
3. Reconhecer os factores psicossociais que predispõem, precipitam, mantêm e modificam as doenças médicas.
4. Reconhecer a reacção à doença e o sofrimento em situações-limite.
5. Conhecer as especificidades psicológicas da Relação Médico-Doente em certas patologias, idades e unidades de cuidados médicos.

Biopatologia/Anatomia Patológica Geral I

MI302 - ECTS O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I - Anatomia Patológica Geral I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I - Anatomia Patológica Geral I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Epidemiologia I

MI304 - ECTS

Farmacologia I

MI301 - ECTS Aprender as intervenções moleculares conhecidas dos medicamentos e dos tóxicos e aprender a acompanhar a evolução muito rápida destes conhecimentos.

Imunologia Básica

MI306 - ECTS Conhecimento dos mecanismos básicos da resposta imunológica, como resposta biológica à agressão exógena ou endógena, e as suas interacções em patologia humana.

Microbiologia Médica I

MI303 - ECTS Os principais objectivos pedagógicos consistem em ensinar Microbiologia Médica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a génese e interiorização de conceitos e atitudes inovadoras, com as quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas. Vários tipos de competência devem assim ser adquiridas pelos discentes:
competências básicas: aprender a aprender, a conhecer. competências transversais: aprender a conviver, a ser. competências específicas: aprender a fazer (objectivos práticos).

Semiótica Clínica I

MI305 - ECTS Desenvolver competências na área de comunicação médico-doente, aprendizagem da estruturação da história clínica e ínicio da realização de exame físico.

Biopatologia/Anatomia Patológica Geral II

MI308 - ECTS O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia II - Anatomia Patológica Geral II é o de conseguir que os estudantes fiquem capazes de utilizar o estudo das lesões (morfológicas, imunológicas, bioquímicas, etc.) como instrumento para a compreensão da etiopatogenia, diagnóstico, selecção terapêutica e prognóstico das doenças centradas em órgãos e sistemas.

Epidemiologia II

MI310 - ECTS

Farmacologia II

MI307 - ECTS

Imunologia Clínica

MI312 - ECTS Integrar o conhecimento dos mecanismos básicos da resposta imunológica e a sua participação na génese de patologia humana. Conhecer os princípios do diagnóstico de situações de imunopatologia e da sua modulação terapêutica.

Microbiologia Médica II

MI309 - ECTS Os principais objectivos pedagógicos consistem em ensinar Microbiologia Médica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a génese e interiorização de conceitos e atitudes inovadoras, com as quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas. Vários tipos de competência devem assim ser adquiridas pelos discentes:
competências básicas: aprender a aprender, a conhecer. Competências transversais: aprender a conviver, a dialogar em tempo útil no âmbito de uma equipe multidisciplinar. Competências específicas: aprender a desenvolver um raciocínio clínico.

Semiótica Clínica II

MI311 - ECTS

Bioética e Deontologia Médica

MI409 - ECTS No curso de Medicina a disciplina de Bioética e Deontologia Profissional tem como objectivo essencial o ensino, e consequente aprendizagem, da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a transmissão tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista característica das sociedades modernas ocidentais. Pressupõe-se que estes conceitos, apresentados sumariamente no módulo de Bioética da Disciplina de Introdução à Medicina (1º ano), são analisados com algum detalhe nas diversas disciplinas clínicas ao longo do curso.

Cirurgia

MI402 - ECTS Adquirir conhecimentos de doenças com implicações cirúrgicas, priveligiando a sua vertente semiológica;
Compreender os mecanismos fisiopatológicos daquelas doenças;
Usar o método científico na resolução dos problemas clínicos (colheita, registo e análise de dados para tomada de decisões);
Efectuar de forma adequada e correcta o exame físico dos doentes;
Hierarquizar de modo criterioso os exames subsidiários;
Demonstrar a importância das bases científicas da cirurgia;
Fomentar a “auto-aprendizagem” devidamente acompanhada.

Dermatologia e Venerologia

MI406 - ECTS Ensinar os fundamentos científicos da semiologia clínica das lesões cutâneas e das principais doenças que atingem o tegumento cutâneo, com um enfoque particular na patologia infecciosa, neoplásica, nos sinais cutâneos que constituem pistas para o diagnóstico de síndromes ou de doenças sistémicas e nas alterações precursoras de neoplasias malignas. Contacto e treino nos métodos de observação, estudo e abordagem terapêutica, médica e cirúrgica, das afecções dermatológicas.

Medicina

MI401 - ECTS

Neurologia e Neurocirurgia

MI403 - ECTS

Ortopedia e Traumatologia

MI405 - ECTS Proporcionar aos estudantes contacto com os conhecimentos básicos da especialidade de Ortopedia.

Otorrinolaringologia

MI408 - ECTS

Radiologia e Imagem Médica

MI407 - ECTS

Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica

MI404 - ECTS

Anatomia Patológica Especial - Patologia Oncológica

MI506 - ECTS

Anestesiologia

MI505 - ECTS

Cirurgia

MI502 - ECTS A disciplina de Cirurgia do 5º ano versa aspectos relacionados com o estudo do doente sob as suas variadas vertentes com especial incidência em aspectos de índole cirúrgica. Para isto dá como adquirida a existência de conhecimentos na área da semiologia geral e cirúrgica em particular, base indispensável para a compreensão dos passos da história clínica e exames auxiliares que conduzem ao estabelecimento de um diagnóstico.
No decurso deste bloco o estudante deve tornar-se capaz de:
1. Utilizar conhecimentos e gestos adquiridos em anos anteriores, no campo da semiologia geral e cirúrgica em particular.
2. Adquirir confiança na recolha de dados clínicos, na exploração clínica, no exame físico, no pedido de exames subsidiários e na elaboração de propostas terapêuticas.
3. Deve adquirir conhecimentos adicionais quer no campo cognitivo quer no campo das atitudes requeridos para o exercício directo da medicina, ou seja, para o contacto com o doente e para a investigação e tratamento da sua doença.
4. Deve modelar a sua atitude profissional com vista a um comportamento condicente com a sua condição e deveres de médico.
5. Deve estar apto a reconhecer as suas limitações em gestos e em conhecimentos e compreender a importância de envolver outras pessoas no caminho para o diagnóstico e terapêutica dos seus doentes, aprendendo assim o valor do trabalho em equipa.
6. Em resumo deve ficar preparado para o comportamento necessário no ano da prática clínica.

Medicina

MI501 - ECTS Habilitar o estudante na colheita, registo e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objectivo e exames complementares). Utilizar a informação recolhida de modo a equacionar uma lista de problemas e propor a investigação e resolução de problemas clínicos seleccionados (estratégia de diagnóstico). Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das principais situações médicas correntes (resolução de problemas clínicos). Propor a terapêutica adequada e estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.

Gastrenterologia:
Aprender a obter a informação clínica através da história da doença e exame objectivo do doente; Adquirir conhecimentos nucleares na área da Gastrenterologia Clínica; Estabelecer uma estratégia de diagnóstico; Adquirir capacidade de resolução de problemas clínicos com proposta terapêutica; Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica. Cooperar nalgum dos trabalhos de investigação clínica a decorrer.

Doenças Infecciosas:
Através de uma integração tão completa quanto possível na actividade do Serviço, pretende-se que os estudante tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosa. A complementar esta vivência prática, será abordado um conjunto de temas em sessões teóricas, teórico-práticas ou sob a forma de seminários.

Nefrologia:
Transmissão dos conhecimentos nefrológicos nucleares que devem ser exigidos na pré-graduação, a todos os estudantes de medicina, com base na identificação das áreas de conhecimento nefrológico que devem ser abarcadas pelos médicos recém-licenciados (Síndromes nefrológicos).
Com o objectivo de optimizar o período de duas semanas atribuído ao ensino da área de Nefrologia, foram ainda identificados os temas de importância clínica que os estudantes de medicina e os recém-licenciados têm maior dificuldade em apreender.

Reumatologia:
Interpretação dos elementos de semiologia reumatológica, nas vertentes clínica, laboratorial e radiológica.
Conhecimento das principais síndromes reumatológicas. Estratégia de abordagem da patologia regional.

Medicina Legal

MI509 - ECTS

Obstetrícia e Ginecologia

MI507 - ECTS

Oftalmologia

MI503 - ECTS Dar a conhecer aos estudantes o âmbito da actuação profissional dos médicos oftalmologistas. Estimular a opção por uma carreira profissional como médico oftalmologista por parte dos estudantes que sentem vocação pela área científico-profissional da Oftalmologia. Transmitir noções básicas que possam permitir aos futuros médicos contribuir para o rastreio, diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares.

Pediatria

MI508 - ECTS

Psiquiatria e Saúde Mental

MI504 - ECTS No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem assim como com a patologia emocional/afectiva, aprendendo as competências diagnósticas e o planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e a reacção psicológica à doença grave, numa perspectiva holística da compreensão do sofrimento humano.
O ensino através de aulas teórico-práticas abertas a uma participação plena por parte dos estudantes, onde são abordados os principais quadros psiquiátricos, a aprendizagem supervisada, junto do doente e a elaboração de uma curta monografia temática, procura-se a aquisição de conhecimentos básicos na área da Clínica Psiquiátrica, que será complementada na disciplina de Saúde Mental no ano imediato de Prática Clínica.
Pretende-se, assim, por um lado a aquisição viva e participada de conhecimentos e, por outro, a formação da essencial aptidão de formular diagnósticos. A vivência das aulas práticas com a passagem pelas enfermarias e pela urgência, juntamente com a discussão teórica-práctica, deverá permitir que o estudante adquira uma atitude de encarar o doente como um todo integrado psicossomático preveligiando uma visão global personalizada de cada doente integrando a valorização do psicossocial no sentido de uma verdadeira Medicina Moderna.

Urologia

MI510 - ECTS Transmitir ao estudante conhecimentos, gestos e atitudes relevantes ao desenvolvimento profissional na área da Urologia e que sejam importantes para a formação do médico pluripotencial. Dado que os estudantes do quinto ano ainda não tiveram contacto com a semiologia e patologia do foro urológico foram acordadas 18 sessões clínicas para transmissão de conhecimentos básicos, bem como a frequência do bloco operatório e área de ambulatório. Na escolha do programa foi tida em conta a realidade portuguesa da existência de elevada frequência de patologia urológica, previsão do aumento da quantidade desta patologia e o reduzido exercício da Urologia num grande número de unidades hospitalares. Assim os futuros médicos de clínica geral terão os conhecimentos suficientes para proporcionarem cuidados urológicos básicos à comunidade.

Administração Hospitalar

MI001 - ECTS

Angiologia e Cirurgia Vascular

MI018 - ECTS

Assistência ao Parto

MI019 - ECTS Preparar o estudante para a prestação de cuidados assistenciais de rotina durante o trabalho de parto, incluíndo a resolução dos principais complicações que podem ocorrer durante este período. Pretende-se criar condições para que o estudante possa integrar equipas de assistência ao trabalho de parto em centros menos diferenciados e comunidades mais desfavorecidas, nacionais e estrangeiras, encaminhando os casos mais complexos para centros mais diferenciados.
Permitir ao estudante uma avaliação da sua vocação para prosseguir um internato de especialidade na área da disciplina de opção.

Cirurgia Laparoscópica

MI022 - ECTS

Cirurgia Pediátrica

MI026 - ECTS

Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Estética e Cirurgia Maxilo-Facial

MI023 - ECTS

Cirurgia (prática clínica)

MI602 - ECTS

Cirurgia Torácica - Prática Clínica

MI024 - ECTS

Cuidados Intensivos em Queimados

MI040 - ECTS

Dissertação/ Monografia/ Relatório de Estágio Profissionalizante

MI607 - ECTS OBJECTIVOS GERAIS
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão:
 Ter a possibilidade de auto-construir o percurso educativo, através da escolha de um tema em que possam desenvolver um projecto
 Produzir um trabalho científico (Dissertação/Monografia/Relatório de Estágio), de acordo com as normas estabelecidas
 Apresentar e defender publicamente um trabalho científico (Dissertação/Monografia/Relatório de Estágio)

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
 Pesquisar bibliografia, utilizando as tecnologias de informação
 Recolher, tratar e analisar dados
 Desenvolver a capacidade de análise e síntese
 Desenvolver a capacidade de pensamento crítico e a criatividade na abordagem ao tema
 Gerir o tempo
 Preparar uma apresentação pública
 Desenvolver competências de apresentação em público

Emergência Médica

MI028 - ECTS • Situar o papel do Médico na abordagem e tratamento do doente crítico, reconhecendo o seu papel fundamental na liderança das equipas que prestam cuidados a esse tipo de doentes;
• Identificar as principais situações de emergência do foro médico e traumatológico;
• Conhecer os Protocolos de Actuação e aplicar os Algoritmos de Suporte Avançado de Vida;
• Adquirir competência em técnicas “life-saving”;
• Tomar consciência da importância do trabalho em equipa;
• Promover a responsabilização profissional na área da Emergência e da Reanimação.

Estomatologia

MI030 - ECTS

Farmacologia e Translação

MI031 - ECTS

Fisiopatologia

MI006 - ECTS

Gestos Cirúrgicos Indispensáveis na Actividade Clínica

MI033 - ECTS

História da Medicina

MI007 - ECTS De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.

Investigação Laboratorial

MI010 - ECTS

Medicina Comunitária (prática clínica)

MI606 - ECTS Introduzir os estudantes no ambiente da moderna Clínica Geral, na equipa dos Cuidados de Saúde Primários, na epidemiologia, na consulta e na prática da Medicina neste contexto; Colocar os estudantes no contexto apropriado para aprenderem os princípios da Saúde Pública, da prevenção, do rastreio, do diagnóstico precoce da doença e da promoção da Saúde; Estudar os aspectos comunitários da pediatria, da saúde mental, da obstetrícia, da saúde da Mulher, da medicina psico-social e dos cuidados aos idosos; Desenvolver a capacidade dos estudantes para trabalhar independentemente, quer na clínica, quer na auto-formação; Desenvolver atitudes profissionais que melhorem os cuidados de saúde e conduzam a boas relações de trabalho; Alargar a experiência em questões éticas, em aptidões de comunicação e na prática clínica baseada em evidências.

Medicina Física e de Reabilitação

MI035 - ECTS

Medicina (prática clínica)

MI601 - ECTS

Menopausa

MI036 - ECTS Preparar o estudante para a resolução da maior parte dos problemas básicos de uma consulta de climatério, criando condições para que possa integrar equipas de primeiro apoio a comunidades mais desfavorecidas, nacionais e estrangeiras, e de encaminhamento dos casos mais complexos para centros mais diferenciados.
Permitir ao estudante uma avaliação da sua vocação para prosseguir um internato de especialidade na área da disciplina de opção.

Neurobiologia do Comportamento

MI013 - ECTS

Nutrição

MI014 - ECTS Conhecer as necessidades nutricionais básicas para a manutenção da saúde, dos desvios mais frequentemente encontrados e sua relação com doenças, e reflexão sobre os determinantes do comportamento alimentar.

Obstetrícia (prática clínica)

MI603 - ECTS O objectivo geral é o desenvolvimento de um estágio clínico profissionalizante em Obstetrícia e Ginecologia de licenciados em Ciências Básicas da Saúde. Os objectivos específicos no domínio das competências são o desenvolvimento de qualificações para a prática clínica de Ginecologia e Obstetrícia geral. Os objectivos específicos no domínio das atitudes são o desenvolvimento de comportamentos profissionais, de capacidades para o trabalho de equipa e de respeito pela diversidade social e cultural de colegas e pacientes, conciliados com uma forte motivação pela aprendizagem continua e pela investigação.

Patologia Clínica e Medicina Laboratorial

MI038 - ECTS

Pediatria (prática clínica)

MI604 - ECTS

Planeamento Familiar

MI039 - ECTS Preparar o estudante para a resolução da maior parte dos problemas básicos de uma consulta de planeamento familiar, criando condições para que possa integrar equipas de primeiro apoio a comunidades mais desfavorecidas, nacionais e estrangeiras, e de encaminhamento dos casos mais complexos para centros mais diferenciados.
Permitir ao estudante uma avaliação da sua vocação para prosseguir um internato de especialidade na área da disciplina de opção.

Psiquiatria e Saúde Mental (prática clínica)

MI605 - ECTS

Saúde Pública

MI016 - ECTS

Toxicologia Médica

MI017 - ECTS Permitir o contacto na pré-graduação com a toxicologia médica entendida como o corpo organizado de conhecimentos sobre a previsão, o tratamento, prevenção das acções tóxicas dos agentes químicos.
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