Oftalmologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2008/2009 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dar a conhecer aos estudantes o âmbito da actuação profissional dos médicos oftalmologistas. Estimular a opção por uma carreira profissional como médico oftalmologista por parte dos estudantes que sentem vocação pela área científico-profissional da Oftalmologia. Transmitir noções básicas que possam permitir aos futuros médicos contribuir para o rastreio, diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares.
Programa
O programa desenvolve-se em nove grupos temáticos. Cada grupo temático diz respeito a uma patologia ocular ou grupo de patologias, que estão na base da criação das sub-especialidades em que se organiza a Oftalmologia moderna. Procura-se introduzir o tema por uma prelecção ao início do dia, permitir ao longo do dia que o estudante tome contacto directo com a patologia e com a multiplicidade da abordagem clinica e laboratorial da doença, e numa sessão prática realizada ao fim do dia, estimula-se o estudante a discutir em grupo o que lhe foi dado observar e a interpelar o Assistente em relação a questões suscitadas pela actividade do dia. Pretende-se assim integrar no processo de ensino/aprendizagem os conhecimentos teóricos com as principais atitudes e desempenhos específicos da Oftalmologia.
Grupos temáticos e objectivos a perseguir: 1. Saber medir a acuidade visual e interpretar o significado da perda de acuidade visual; 2. Perante um olho vermelho, saber distinguir entre uma irritação ocular sem importância e uma doença grave com potencial de cegueira; 3. Saber que o glaucoma não dá sinais ou sintomas numa fase inicial e que evolui para a cegueira se não for tratado. Sensibilização para o diagnóstico precoce; 4. Saber reconhecer um estrabismo e compreender os mecanismos da ambliopia. Tomar consciência de que a ambliopia só é recuperável nos primeiros anos de vida; 5. Saber que a catarata congénita é causa de ambliopia. No adulto, a catarata só tem tratamento cirúrgico e a oportunidade da cirurgia é para ser decidida pelo doente; 6. Saber observar o fundo do olho e reconhecer as manifestações fundoscópicas da patologia sistémica e neurológica. Tomar consciência que o oftalmologista tem outros meios de observar o fundo para além do oftalmoscópio directo; 7. Saber reconhecer as principais manifestações oculares de doenças neurológicas e sistémicas; 8. Saber que o diagnostico precoce dos tumores oculares e da orbita é condição indispensável para evitar a cegueira e conservar a vida do doente; 9. Saber como actuar perante uma emergência oftalmológica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Reuniões clínicas 2,5 horas
Prelecções teóricas 10 horas
Sessões teórico-práticas 10 horas
Sessões práticas 25 horas
Serviço de Urgência 6 horas
Avaliação 1 hora
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Classificação final entre 0 e 20 valores determinada a partir das seguintes notas parcelares:
Teste de escolha múltipla - 12 valores.
Avaliação contínua - 8 valores.
Classificação mínima para aprovação na disciplina - 10 valores.
Observações
Bibliografia:
General Ophthalmology - Vaughan, Asbury; Oftalmologia Clínica (Ed. Espanhola ou Inglesa) Jack Kanski; Pocket Atlas of Ophthalmology - Fritz Hollwich; Glaucoma - A Colour Manual of Diagnosis and Treatment - Jack J. Hanski - B.H. Editor, 1991; Doenças Inflamatórias da Retina e da Úvea - J. Castro-Correia e col. - Sandoz, 1995; Clínica das Doenças Hereditárias da Mácula, Retina e Coroideia - J. Castro-Correia - Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, 1996; Basic Ophthalmology for Medical Students and Primary Care Residents - Frank G. Berson. American Academy of Ophthalmology, 1999.
São indicados "sites" na Internet com interesse para os estudantes.