Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI102

Bioquímica I

Código: MI102     Sigla: BIOQ1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://medicina.med.up.pt/bioquimica/
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 264 Mestrado Integrado em Medicina 2007 1 - 8 100 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contribuir, conjuntamente com outras áreas do conhecimento na área da biologia humana e da medicina, para a compreensão da biologia do ser humano. Contribuir, conjuntamente com a disciplina de Bioquímica II, para a aquisição da linguagem própria da Bioquímica e conhecimento dos métodos de estudo próprios desta área científica. Conhecer a composição química dos seres vivos assim como as transformações químicas que neles ocorrem e os factores que afectam estas transformações.

Programa

Aspectos estruturais, denominação e papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial atenção aos que fazem parte da constituição do ser humano ou que com ele interagem (como os nutrientes), nomeadamente: glicídeos, lipídeos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, vitaminas e compostos inorgânicos incluindo a água e sistemas de fases. Reacções ácido-base e de oxidação-redução com especial atenção às que envolvem compostos orgânicos e têm relevância nos seres vivos. Aspectos de termodinâmica e de cinética essenciais à compreensão do sentido e da velocidade com que ocorrem as transformações químicas e o transporte de substâncias entre diferentes compartimentos. Função, especificidade e nomenclatura das enzimas e transportadores de membranas. Noções básicas de cinética enzímica. Mecanismos gerais de regulação da actividade das enzimas. Temas seleccionados com o objectivo de mostrar a importância da investigação e dos conhecimentos de Bioquímica na compreensão e tratamento de patologias no ser humano: investigação em Medicina, intolerância à lactose, índice glicémico, enzimas e química clínica, radiações, radicais e mecanismos de defesa do stresse oxidativo, anti-oxidantes, doenças genéticas do metabolismo glicídico, síndrome de stresse respiratório do recém-nascido. Digestão e absorção de glicídeos, lipídeos e proteínas. Estudo do metabolismo glicídico e da sua regulação, nomeadamente: glicólise, oxidação do piruvato, via das pentoses-fosfato, utilização do NADPH, glicogénese, glicogenólise, gliconeogénese e metabolismo da galactose, frutose, glucoronato e aminoaçúcares. Estudo das vias metabólicas comuns na oxidação de todos os nutrientes (ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa) e sua relação com a formação e hidrólise do ATP. O programa referido atrás será desenvolvido nas aulas teóricas, nos seminários, nas aulas de grupo e na realização de um exercício de "calibrated peer review" (CPR) e de uma “Lição on-line” (LOL). Nas aulas práticas serão desenvolvidos 2 projectos de investigação sobre o efeito da ingestão de alimentos na glicemia e em parâmetros de avaliação do estado oxidativo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Semanalmente duas aulas teóricas de 1 h cada, um seminário de 1 h, uma aula prática de 2h30 e uma aula de grupo de 2h30, num total de 100 h de contacto por estudante. É ainda proposto um exercício de "calibrated peer review" e uma “Lição on-line”. Estima-se que o tempo total a investir pelo estudante na disciplina seja de cerca de 300 h.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação será feita através dum Exame Escrito (E), com uma série de perguntas de escolha múltipla (grupo I) e mais 3 grupos de perguntas (grupos II, III e IV) cada um com 3 perguntas de resposta aberta/problemas/temas de desenvolvimento (para o aluno escolher uma pergunta em cada um dos grupos). A nota obtida no Exame (E) será ajustada tendo em conta a classificação obtida na avaliação contínua a partir da participação nos trabalhos de grupo (AG), nas aulas práticas (AP), "calibrated peer review" (CPR) e "Lição on-line" (LOL). No caso dos alunos que obtiverem uma determinada cota de respostas certas no grupo I a Nota Final (NF) será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula:
NF = E x 0,74 + AG x 0,13 + AP x 0,09 + CPR x 0,02 + LOL x 0,02
No entanto, NF não pode ser superior a E em mais de 2 valores e NF não pode ser inferior a E.

Para ter frequência é necessário ter estado presente em 2/3 do conjunto das aulas de grupo e práticas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = E x 0,74 + AG x 0,13 + AP x 0,09 + CPR x 0,02 + LOL x 0,02
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 10:18:17
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital