Código Oficial: | L096 |
Sigla: | L:EG |
2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
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- | - | - | - | 121,8 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 28 |
• Identificar o conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projectos.
• Desenvolver a capacidade de expressão e de representação gráfica e a aquisição de conhecimentos de natureza tecnológica na área do Desenho Técnico.
• Desenvolver o pensamento criativo e de capacidades de visualização espacial, de transmitir ideias, formas e conceitos através de gráficos.
• Representar um desenho técnico, assistido por computador (CAD)
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber calcular alguns casos de equações diferenciáveis e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.
A unidade curricular de Física II (FIS1008) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.
Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Ge ográfica em mapas. Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite
Esta unidade curricular pretende desenvolver no estudante a capacidade de conceção e implementação de sistemas de medição e instrumentação que possibilitem a aquisição de competências para o exercício de atividade profissional num ambiente de ciência experimental ou industrial, ou o prosseguimento de estudos mais avançados.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo principal transmitir aos estudantes os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, da Geodesia com vista à sua aplicação em trabalhos de campo de natureza geodésica e topográfica. Pretende-se que os estudantes:
a) conheçam a história da Geodesia e adquiram conhecimento sobre as diferentes superfícies de referência e os sistemas de coordenadas usados em Geodesia;
b) adquiram conhecimento sobre os sistemas de referência locais (geodésico e astronómico), bem como sobre as medidas geodésicas relevantes para o posicionamento preciso e metodologias de aquisição de medidas geodésicas (e.g. redes de triangulação geodésica);
c) compreendam o conceito de datum geodésico (horizontal e vertical) e conheçam os diferentes sistemas de altitude usados em Geodesia;
d) possuam a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes UC do mesmo ciclo de estudos, onde são fundamentais (e.g., Localização por Satélite, Cartografia, etc.).
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos fundamentais sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos. Pretende-se ainda transmitir os conhecimentos das técnicas alternativas aos métodos tradicionais da Topografia, nomeadamente os sistemas de varrimento laser terrestre e aéreo, assim como a aquisição de dados com drones. Serão transmitidos os princípios físicos da instrumentação, as técnicas de georreferenciação direta associadas (GNSS+INS) e os métodos matemáticos envolvidos nos processamentos de dados. A UC terá uma componente prática forte em que os estudantes desenvolverão os seus projetos de aquisição de dados em campo (laser terrestre e operação de drones) e respetivo processamento. Haverá articulação com empresas e entidades públicas que utilizam estas técnicas.
No final da UC os estudantes deverão, para além da compreensão dos princípios envolvidos na instrumentação de posicionamento geoespacial estudada, ser capazes de executar as operações elementares com os principais instrumentos com que contactarãoO objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos da Licenciatura em Engenharia Geoespacial com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projecção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Dado um problema matemático, estudar condições suficientes de existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo, efectuar a sua implementação em computador, realizar testes e interpretar os resultados numéricos obtidos.
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS (Global Navigation Satellite Systems) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems).
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.
Aquisição dos conceitos relacionados com o cadastro predial, a sua situação em Portugal e os sistemas de informação cadastral.
B. Promover o enriquecimento curricular dos estudantes tendo em vista a sua integração profissional futura ao i) proporcionar o contacto com a realidade profissional; ii) permitir a aplicação de conhecimentos adquiridos e a aquisição de novos conhecimentos, capacidades e competências; iii) permitir desenvolver capacidades de exposição e argumentação; iv) promover a capacidade de iniciativa e de adaptação a novas situações; v) fomentar o trabalho em grupo e a integração em equipas multidisciplinares; e vi) fomentar o espirito científico.
Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos:
Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.
A componente teórica privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território na perspetiva da Arquitetura Paisagista, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) contempla ainda uma breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.
As aulas práticas têm como objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos, que reforçam as competências de analisar, sintetizar e intervir no ordenamento da paisagem. Para tal, os alunos, num primeiro momento, desenvolvem exercícios onde analisam e caraterizam diferentes variáveis biofísicas e socioeconómicas (altimetria, hidrografia, declives, solos, geologia, uso do solo, património cultural e natural, infraestruturas, demografia, etc.). Num segundo momento, estes são instruídos a realizarem exercícios de síntese identificando unidades de paisagem e o seu caráter. Por último, estes têm de delimitar (propor) a estrutura ecológica municipal para o território em estudo; propor uma área de expansão urbana e definir objetivos de qualidade paisagística. Todas as propostas atendem à legislação estudada nas aulas teóricas. Os trabalhos referidos são realizados individualmente ou em grupo, havendo uma forte componente manual, complementada com a utilização de software de Sistemas de Informação Geográfica.
Aplicação de conceitos matemáticos, nomeadamente os estudados em outras disciplinas do primeiro ano, ao tratamento analítico e numérico de modelos Matemáticos em Física, Biologia, Ecologia, Economia, Medicina e outros ramos do conhecimento.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.